Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

As provações de Jó

Texto Base: Jó 1.1, 6-22; 2.1-10

INTRODUÇÃO
Seria possível um cristão permanecer fiel a Deus e servi-Lo com retidão, mesmo frente à perda e desastres sobre todos os seus bens temporais, família e morte dos filhos, e ainda sofresse com uma doença terrível que fizesse com que as pessoas o discriminassem e o julgassem culpado mesmo sem causa? Qual adversidade tem nos tornado infiéis para com o Senhor, desviando-nos da retidão?

Ao estudarmos o livro de Jó, compreendemos a mensagem em sua totalidade. Muitos de nós, com certeza, tivemos uma ideia errada e já rejeitamos esse questionamento: “Por que Deus permitiu essas atrocidades na vida de Jó?” Apareceu em nossas mentes uma embaraçosa encenação entre Deus, Satanás e Jó no meio desse conflito. Porém, Deus é Soberano e onisciente, em momento algum Ele está fora do controle ou abandona aquele que nEle confia.

Acreditamos que a temática do livro de Jó é sobre Deus, o principal personagem, e sobre a fé de Jó, não sobre o seu sofrimento apenas. Porém a pergunta que não quer calar é: “Se Deus é justo e amoroso, por que permite que um homem realmente justo, tal como Jó, sofra tanto? Mas, já parou para pensar, e se ele desistisse no início, meio ou quase acabando a provação?!

PROPÓSITO
Compreender que o segredo da vitória em Cristo é não desistir nunca.

DESENVOLVIMENTO
1) JÓ E SUA CONDIÇÃO
A apresentação de Jó, no livro, deixa claro que ele era um exemplo de bom caráter: homem íntegro, correto e temia a Deus (Jó 1.1). Essa descrição revela que Jó tinha pureza de intenções, atitude honesta em qualquer procedimento e compromisso com a vontade de Deus, acima de tudo. Jó agradava a Deus ao desviar-se do mal e tinha um meticuloso cuidado com o bem-estar espiritual de sua família.

Deus confirma o bom caráter de Jó duas vezes (Jó 1.8;2.3). Jó era imensamente abençoado! Analisemos o montante de sua riqueza, entre: ovelhas, camelos, bois e jumentas e a quantidade de servos a seu serviço. Jó era considerado o maior de todos do Oriente. Integridade, abastança, renome e uma família perfeita para garantir sua linhagem, tudo isso revelava sua inegável importância e condição.

2) PRIMEIRA PROVAÇÃO DE JÓ
Ao se apresentarem os anjos perante Deus, entre eles, veio também satanás. Ele estava frustrado por observar Jó e ver o quanto Deus o tinha abençoado. Por esse motivo, desafiou a Deus dizendo que Jó o adorava em vão, pois ele tinha tudo, que o seu bom comportamento era somente por causa das suas bênçãos e sua super proteção. Satanás quis instigar a Deus acusando Jó e sugeriu que Deus tirasse tudo quanto ele possuía. Recebendo autorização para agir (forma limitada – 1.12).

Satanás começa com imenso prazer seus ataques, como podemos avaliar no texto, esses quatro desastres que envolveram a família e as posses de Jó se deram de forma sobrenatural e cronometrada, até atropelando umas às outras (1.16-18). A reação inicial de Jó evidentemente foi de choque e imensa tristeza. Ele rasgou seu manto e raspou sua cabeça em sinal de lamentação (1.20). A intenção de satanás era destruir a fé de Jó e fazê-lo amaldiçoar a Deus, porém isso não aconteceu. Jó adorou a Deus (1.21,22). Na fé de Jó não havia hipocrisia, ela não era uma fé dualista, vulnerável ou rasa.

3) SEGUNDA PROVAÇÃO DE JÓ
Satanás não se intimidou, ele é oportunista. Aproveitou o momento em outra reunião com Deus ao apresentar-se perante o Senhor (2.1). Mas, havia necessidade de Jó sofrer mais uma provação? Deus em um outro diálogo com satanás, descreve novamente a piedade e a integridade de Jó e diz que satanás o instigou contra Jó para prejudicá-lo, sem causa (2.1-3), indicando que ele havia passado no teste. Mas, em oposição a Deus satanás continua sua perseguição ferrenha contra Jó.

A permissão de Deus teve uma condição: Que fosse poupada a vida de Jó (2.6). Satanás atacou a saúde de Jó com feridas terríveis (NVI) ou tumores malignos (ARA). Sua condição agora era de um homem afligido, asqueroso em sua aparência e isolado da sociedade. A reação da esposa de Jó foi instigar o marido a abandonar sua integridade e proferir maldições contra Deus. Possivelmente, isso, era mais um ataque de satanás contra Jó (2.9). Jó reprovou a atitude da esposa e reconheceu a soberania de Deus (2.10). Ele não pecou contra Deus.

Aplicação pessoal: aceite as circunstâncias pelas quais você é submetido a passar e elas se tornarão muito mais leves.

CONCLUSÃO
As provações de Jó são um teste para sua perseverança e confiança em Deus. No NT a epístola de Tiago menciona Jó como exemplo de perseverança (Tg 5.11).

Deus está no controle de tudo, produz rotas de escape e não autoriza que nossas provações sejam demasiadamente pesadas para suportarmos (1 Co 10.13). Aceitemos, pois, as provações sem esquecer que elas produzem perseverança e se complete como em Tg 1.2-4: “para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”.

Fonte: Missª Magaly – CEO / Bapendi – MG
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Outubro de 2023

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus e as Leis Instituídas

Deus e as Leis Instituídas

Texto Base: Êxodo 20.1-17 (NTLH) INTRODUÇÃOPara um povo que viveu 430 anos no Egito, mais de 200 anos na escravidão, receber leis que lhe garantisse dignidade na vida foi uma bênção! A partir de Êxodo 20, as leis são destacadas em toda a Bíblia. Diferente do que...

Deus diante das Enfermidades

Deus diante das Enfermidades

Texto Base: Êxodo 15.26 (NTLH) INTRODUÇÃOA doença é uma consequência da desobediência de Adão no Jardim do Éden, e impõe sofrimento para a humanidade. É importante destacar, de antemão, que é prudente procurar os recursos médicos disponíveis, sempre que necessário,...

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *