Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Crescendo em Maturidade

Texto Base: I Coríntios 3.1-2 /  Efésios 4.14-15

INTRODUÇÃO
Quebra gelo: Você conhece alguma criança que não deseja crescer?

Crescer para atingir a maturidade espiritual é um desafio na vida cristã. Amadurecer é uma mudança de mentalidade, é deixar de agir como crianças espirituais e passar a pensar de forma madura. Em síntese, é sair da mentalidade carnal para a mentalidade de Deus conforme a Sua Palavra. Quanto mais madura, mais dependerá de Deus e menos de homens.

A nossa maturidade espiritual está intimamente ligada ao nível de nosso relacionamento com Deus. A salvação é um processo de três etapas:
1) justificação;
2) santificação;
3) glorificação.

Na segunda etapa sempre haverá crescimento, porque a santificação é um processo constante durante a nossa peregrinação terrena. Para que haja esse crescimento é importante ser humilde e aceitar que o Espírito Santo molde o nosso coração ao Seu propósito.

PROPÓSITO
Que possamos fazer uma auto-análise e conhecer em que nível de maturidade nos encontramos.

DESENVOLVIMENTO
Vejamos as três etapas da salvação:

1)  A PRIMEIRA É A JUSTIFICAÇÃO – Romanos 5.1
A primeira etapa da salvação é a nossa conversão, chamada de justificação, onde ocorre o nosso novo nascimento (Jo 3.6-7). Você quer crescer espiritualmente? Ninguém cresce sem primeiro nascer! Ao aceitar Jesus nascemos para a vida eterna e, pela fé, somos justificados de todos os nossos pecados.

Por meio de Cristo passamos a ter paz com Deus. Antes, o pecado nos separava de Deus (Is 59.2), agora, fomos aproximados pelo sangue de Jesus (Ef 2.13). Justificados pelo sangue e salvos da ira vindoura (Rm 5.9). Ao receber Jesus como Senhor e Salvador, somos justificados, salvos da eterna penalidade do pecado.

2) A SEGUNDA É A SANTIFICAÇÃO – Romanos 12.2
A conversão tira o cristão do mundo. A santificação tira o mundo do cristão. Na santificação somos salvos do poder do pecado. Como cristãos maduros iremos nos desfazer da roupagem da velha natureza, que era corrompida pelo pecado, para vivermos uma nova natureza, nos revestindo do novo homem, que é a roupagem de Cristo em nós (Ef 4.20-24). O pecado deve ser visto como um acidente e não como uma forma normal de viver.

Quem se diz salva e usa isso para viver no pecado nunca foi salva (1Jo 3.9). A evidência da salvação é a santificação (Hb 12.14). A santidade, ou vida de pecado, é uma questão de natureza. Antes da conversão éramos, por natureza, filhos da desobediência (Ef 2.3), e após o novo nascimento, passamos a participar da natureza divina (2Pe 1.4), e nos tornamos filhos da obediência (1Pe 1.14). Deus é completamente santo e nos formou para sermos como Ele é. Quem não deseja a santificação precisa de conversão. A santificação gera maturidade espiritual.

3) A ÚLTIMA É A GLORIFICAÇÃO – 1Coríntios 15.50-53 – I Tessalonicenses 4.16-17
No final da vida terrena estaremos para sempre com o Senhor. No céu não entra pecado. Assim, somente entrarão aqueles que estiverem com seu corpo glorificado. Jesus foi o primeiro a ser glorificado, ele foi o primeiro a receber um corpo não mais sujeito à morte.

O corpo natural é corruptível, o corpo da glorificação será eterno e incorruptível. Todos os que morreram irão ressuscitar, porém, nem todos serão glorificados. Os ímpios serão ressuscitados para a condenação eterna (Jo 5.29). Apenas os redimidos por Jesus Cristo é que serão glorificados. Paulo escreveu: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.” (Rm 8.29-30). A etapa da glorificação será a última, onde estaremos salvos definitivamente de todo pecado.

APLICAÇÃO PRÁTICA
Busque em sua vida espiritual alcançar os níveis que ainda não alcançou. Saia da estagnação rumo à maturidade.

CONCLUSÃO
Ao receber Jesus, você foi liberto da pena do pecado. Na santificação, a cada dia, você está sendo liberto do poder do pecado. E por último, na glorificação, você estará definitivamente liberto da presença do pecado, já em seu novo corpo glorificado. Na santificação você cresce em maturidade e fica a cada dia mais parecido com nosso Senhor Jesus Cristo.

Fonte: Igreja Cristã Presbiteriana
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Agosto de 2023

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

O Milagre do Amor

Texto Base: I João 4.16-19 INTRODUÇÃOO amor não é complicado como muitos pensam, mas sim mal interpretado e mal vivido. O verdadeiro amor envolve trabalho, entrega, renúncia e sacrifício. Quem é aperfeiçoado no amor não teme nenhuma destas coisas e não se permite ser...

Alivie seu fardo em Jesus

Texto Base: Mateus 11.28 INTRODUÇÃO“Bom, para mim não tem mais jeito! Estou fadado a viver com esse problema, enfermidade, infelicidade, incapacidade, enfim... Nunca vou superar meus obstáculos! Eu já tentei de tudo.” Bem, é assim que acreditamos e vivemos o tempo...

Você é Habitação do Espírito Santo

Texto Base: Efésios 3.16-19 INTRODUÇÃOVocê tem dado a devida liberdade ao Espírito Santo para morar em você e te auxiliar em sua caminhada cristã? Nós podemos limitar a ação do Espírito Santo em nossa vida, sabia? Quando tivermos dificuldades, situações complicadas,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *