Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Dependentes da Graça

Texto base: Lucas 2.52

INTRODUÇÃO
Às vezes somos inclinados a pensar que Jesus Cristo foi um homem com uma espécie de superpoderes, que vivia acima e imune aos problemas e pecados que hoje nos afligem e nos fazem fracassar. Não foi assim. Nesta semana, vamos estudar sobre como Jesus dependeu da graça.

DESENVOLVIMENTO
A graça de Deus era com Jesus assim como ela é conosco. E foi baseado nessa mesma graça que Jesus exerceu todo o seu ministério. Não havia segredo, era a graça operando em sua vida. Como foi isso?

. Jesus viveu na graça desde a infância
A Palavra de Deus cita três fases da graça de Deus na vida de Jesus em seu desenvolvimento humano. Primeiro, quando ainda menino, em que a graça estava sobre ele. Depois, em que ele crescia na graça. E, finalmente, quando ele já adulto era cheio da graça. Não podemos somente receber a graça; precisamos crescer na graça e permanecer nela.

“O menino crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele” (Lc 2.40). “Jesus ia crescendo em estatura, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens” (Lc 2.52).

 . O seu ministério foi sustentado pela graça
A unção do Espírito Santo, que concede poder e dons aos homens pela graça de Deus, é a que estava sobre Jesus para ele desempenhar o seu ministério. “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor” (Lc 4.18-19).

Já na fase adulta, em pleno ministério, Jesus dava este testemunho: “Todos falavam bem dele, e estavam admirados com as palavras de graça que saíam de seus lábios”. (Lc 4.22).

 . Jesus se relacionou com as pessoas com base na graça:
Jesus procurou e curou um cego de nascença (Jo 9.35); Jesus se interessou por Zaqueu (Lc 19); Jesus procurou e transformou a mulher samaritana (Jo 4); a mulher adúltera teria que ser apedrejada conforme a lei, mas Jesus deu graça a ela.  A graça nos dá não uma segunda chance, mas outra chance.

“Então Jesus pôs-se em pé e perguntou-lhe: “mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou?

“Ninguém, Senhor”, disse ela. Declarou Jesus: “Eu também não a condeno. Agora vá e abandone a sua vida de pecado” (Jo 8.10-11).

. Jesus suportou a cruz pela graça
O poder da graça é tão tremendo, que Jesus suportou a cruz, com todos os nossos pecados, dores, enfermidades e morte, unicamente pela graça de Deus.

“Vemos, todavia, aquele que por um pouco foi feito menor que os anjos, Jesus, coroado de honra e de glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos, experimentasse a morte” (Hb 2.9).

. O seu trono é de graça
Porque Jesus em sua completa humanidade passou por todo tipo de provação e tentação, mas sem cometer pecado, ele é capaz de compadecer-se das fraquezas de nossa natureza humana. Ao invés de nos repudiar, nos convida a achegar a ele para nos conceder sua graça.

“Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento de necessidade” (Hb 4.16).

  CONCLUSÃO
Da mesma forma com que Deus tratou Jesus com base na sua graça, Ele o faz conosco, porque ela é toda suficiente para vivermos a vida cristã vitoriosa. Nada será concedido ao homem fora da graça de Deus, porque dependemos dE le e para que o homem não se ensoberbeça caindo na condenação do diabo.

1- Você tem vivido na dependência da graça Jesus Cristo?
2- Como você tem dependido da graça?

Fonte: Igreja Batista Central / Belo Horizonte – MG
Adaptado por: Pr. Eduardo Garcia – MCEO / Baependi – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Setembro de 2018

[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:

[wysija_form id=”2″]

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus e as Leis Instituídas

Deus e as Leis Instituídas

Texto Base: Êxodo 20.1-17 (NTLH) INTRODUÇÃOPara um povo que viveu 430 anos no Egito, mais de 200 anos na escravidão, receber leis que lhe garantisse dignidade na vida foi uma bênção! A partir de Êxodo 20, as leis são destacadas em toda a Bíblia. Diferente do que...

Deus diante das Enfermidades

Deus diante das Enfermidades

Texto Base: Êxodo 15.26 (NTLH) INTRODUÇÃOA doença é uma consequência da desobediência de Adão no Jardim do Éden, e impõe sofrimento para a humanidade. É importante destacar, de antemão, que é prudente procurar os recursos médicos disponíveis, sempre que necessário,...

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *