Texto Base: Números 23.19
O primeiro dia do mês de Abril, infelizmente, é conhecido como “o Dia da Mentira”. Não são poucos, até muitos cristãos sinceros, que brincam com os amigos e familiares, contando-lhes pequenas mentiras. Vamos aproveitar a oportunidade para, durante o mês, falar sobre a verdade. Ela exalta o nosso Deus e a sua sabedoria. Ela reflete o seu poder, e é libertadora. Assista ao vídeo do Pr. Donizétti Maciel “O Dia da Verdade” no YouTube.
INTRODUÇÃO
A nossa fé está firmada em um Deus que é fiel. A mentira não procede dEle (Jo 8.44). Quando Balaque procurou o Profeta Balaão para amaldiçoar os israelitas, nada pôde fazer, pois havia uma aliança entre Deus e o seu povo. Deus permaneceu fiel à sua Palavra.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Conscientizar sobre a responsabilidade pessoal que temos em honrar todos os compromissos assumidos com a família, com a igreja, com a sociedade, etc…
DESENVOLVIMENTO
1– A Fidelidade é um dos atributos morais de Deus
A fidelidade é uma qualidade moral de Deus. Ele é fiel! A sua palavra sempre se cumprirá (Is. 55.10-11). Ele fez inúmeras promessas para o seu povo e se contenta em cumprir cada uma delas. Mas por que muitas promessas são retidas? Isso acontece quando o próprio povo O abandona e pratica a idolatria, cultuando outros deuses e amando o mundo. Ainda assim, Deus é paciente e misericordioso, procurando trazer o seu povo ao arrependimento para que a sua aliança continue em vigor. Não havendo arrependimento, não pode haver bênção. Não foi Deus quem mudou, mas o homem que tomou a posição de não estar debaixo da Palavra fiel, prometida pelo Senhor (Dt 28.1,2,15).
Aplicação Prática: Você se lembra de alguma promessa que já lhe fizeram e não foi cumprida? Isso tem atrapalhado a sua confiança em Deus? Lembre-se: Deus nunca mentirá para você!
2– A fidelidade de deus deve ser refletida na vida dos seus filhos
Devemos expressar a verdade em nosso caráter. O Espírito Santo produz o fruto da fidelidade no cristão (Gl 5.22-23) e devemos evidenciar esse fruto em nosso dia a dia. Fidelidade significa cumprir tudo o que foi combinado até o fim. Nunca devemos mudar uma palavra de compromisso. Seja ela com os nossos pais e irmãos, com os nossos cônjuges e filhos, com os nossos líderes e liderados, com os nossos patrões ou empregados, seja com quem for. Como Deus não mudou a sua disposição com o seu povo, também devemos ser constantes em todos os compromissos que firmamos. Porém, à semelhança de Deus, revogamos uma palavra de compromisso, apenas, quando a outra parte se mostrar infiel e após todas as nossas tentativas de reconciliação. Então, não havendo arrependimento, e a outra parte agindo em oposição aos princípios estabelecidos pela Palavra de Deus, não precisamos compactuar com as suas obras.
Aplicação Prática: Você está consciente de uma promessa que fez e não a cumpriu? Você tem consciência que essa falha pode estar atrapalhando o desenvolvimento de outra pessoa? Se o Espírito Santo lhe trouxe à memória, você tem a oportunidade de tapar essa brecha. Lembre-se: Devemos refletir a fidelidade de Deus.
CONCLUSÃO
Salmo 100.5
Autor: Pr. Luiz Carlos da Costa – CEO / São Lourenço – MG
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Abril de 2020
[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:
[wysija_form id=”2″]
0 comentários