Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Deus vai abençoar aquele que voltar ao primeiro amor

Texto Base: Gênesis 35.1 (NTLH)

INTRODUÇÃO
Jacó nasceu e foi criado num ambiente propício para gerar em sua alma o complexo de inferioridade e espírito de competição. Características que deformaram seu caráter e prejudicaram o relacionamento com seu irmão Esaú.

Após roubar a bênção do irmão e fugir para a casa do seu tio Labão (Gn 27.1-46), casou-se, constituiu família e viveu muitos anos afligido pela injustiça. Um dia recebeu a ordem de Deus para voltar ao lugar que pudesse receber a verdadeira bênção.

PROPÓSITO
Incentivar cada irmão a voltar-se para Deus com a mesma devoção praticada no começo da sua conversão.

DESENVOLVIMENTO
1) “DEUS DISSE A JACÓ…”
Poderíamos fazer um estudo bíblico sobre vários homens que ouviram a voz de Deus (Adão, Noé, Abraão, Isaque, Moisés outros). Veríamos que a direção dada por Deus os conduziu à vitória, à frutificação e ao testemunho da glória divina.

No caso de Jacó, ouvir a voz de Deus direcionou-o ao local sagrado onde já havia contemplado a presença divina e despertado a sua fé para honrar a Deus (Gn 28.11-22). Como é importante que também ouçamos a voz de Deus! Em Apocalipse está enfatizado que a Igreja deve ouvir a voz do Espírito (Ap. 2.7,11,17,29; 3.6,13,22). Ele nos dará a direção certa (Jo 16.13)!

2) “…APRONTE-SE, VÁ PARA BETEL…”
Quando lemos em Gênesis 28 sobre a passagem de Jacó em Betel, vemos como Deus se manifestou. Deu-lhe o sonho da escada que tocava os céus (v. 12). O Senhor estava sobre ela para abençoar a Jacó e confirmar a aliança que fizera com Abraão (v. 13-15).

Nessa experiência com Deus o temor foi gerado em Jacó (v. 16), o espírito de adoração foi despertado (v. 18), e, a fé para servir a Deus foi ativada (v. 20-22). Após muito tempo vivendo na casa do seu tio Labão e sofrendo por não ser abençoado ali, Deus ordenou que voltasse ao lugar que lhe aparecera.

Quantos de nós também já tivemos experiências maravilhosas com Deus e hoje nos encontramos afastados da comunhão? É preciso voltar ao ponto onde perdemos a nossa devoção e comunhão com o Pai (Ap 2.4-5).

3) “… FIQUE MORANDO LÁ…”
Betel significa ‘Casa de Deus’. Este era o lugar que Jacó deveria se estabelecer para viver o propósito de Deus. A Bíblia também nos orienta a permanecer na Videira verdadeira, que é Jesus (Jo 15.1-17), para que sejamos frutíferos, a orar sem cessar (1Ts 5.17) para o relacionamento ininterrupto com o Pai e, ir à casa consagrada ao seu nome (Sl 122.1; Hb 10.25) para desenvolver a nossa fé e servirmos aos irmãos.

APLICAÇÃO PRÁTICA
Vamos examinar a nossa vida para ver quando deixamos de orar com regularidade e deixamos de ler a Bíblia com interesse de ouvir o Espírito Santo. Essa indiferença tem reflexo direto no serviço que prestamos a Deus.

CONCLUSÃO
Que possamos desejar a presença de Deus (Sl 84.1-2). Que tenhamos comunhão ininterrupta com Deus e com os irmãos. A bênção de Deus virá sobre nós (Sl 133).

Autor: Pr. Luiz Carlos da Costa – CEO / Soledade de Minas
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Março de 2024

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

O que é impossível a todos nós?

O que é impossível a todos nós?

Texto Base: Mateus 19.26 INTRODUÇÃO O homem está disposto, sempre, a vencer seus limites físicos, emocionais e até mesmo os espirituais! O que é impossível para o ser humano, se torna algo desejado e atraente para ser superado e vivenciado. Porém, sem a ajuda de Deus...

Vai abastecer, com o que?

Vai abastecer, com o que?

Texto Base: Mateus 19.26 INTRODUÇÃOO homem está disposto, sempre, a vencer seus limites físicos, emocionais e até mesmo os espirituais! O que é impossível para o ser humano, se torna algo desejado e atraente para ser superado e vivenciado. Porém, sem a ajuda de Deus...

Família Estruturada

Família Estruturada

Texto Base: Mateus 7.24-27 INTRODUÇÃOPodemos entender pelo ensinamento do Senhor Jesus que o homem que edifica a sua casa obedecendo os princípios da Palavra de Deus vai superar qualquer adversidade que possa assolar o seu lar. Pois, a sua família está bem...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *