Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Deus vai abençoar aquele que voltar ao primeiro amor

Texto Base: Gênesis 35.1 (NTLH)

INTRODUÇÃO
Jacó nasceu e foi criado num ambiente propício para gerar em sua alma o complexo de inferioridade e espírito de competição. Características que deformaram seu caráter e prejudicaram o relacionamento com seu irmão Esaú.

Após roubar a bênção do irmão e fugir para a casa do seu tio Labão (Gn 27.1-46), casou-se, constituiu família e viveu muitos anos afligido pela injustiça. Um dia recebeu a ordem de Deus para voltar ao lugar que pudesse receber a verdadeira bênção.

PROPÓSITO
Incentivar cada irmão a voltar-se para Deus com a mesma devoção praticada no começo da sua conversão.

DESENVOLVIMENTO
1) “DEUS DISSE A JACÓ…”
Poderíamos fazer um estudo bíblico sobre vários homens que ouviram a voz de Deus (Adão, Noé, Abraão, Isaque, Moisés outros). Veríamos que a direção dada por Deus os conduziu à vitória, à frutificação e ao testemunho da glória divina.

No caso de Jacó, ouvir a voz de Deus direcionou-o ao local sagrado onde já havia contemplado a presença divina e despertado a sua fé para honrar a Deus (Gn 28.11-22). Como é importante que também ouçamos a voz de Deus! Em Apocalipse está enfatizado que a Igreja deve ouvir a voz do Espírito (Ap. 2.7,11,17,29; 3.6,13,22). Ele nos dará a direção certa (Jo 16.13)!

2) “…APRONTE-SE, VÁ PARA BETEL…”
Quando lemos em Gênesis 28 sobre a passagem de Jacó em Betel, vemos como Deus se manifestou. Deu-lhe o sonho da escada que tocava os céus (v. 12). O Senhor estava sobre ela para abençoar a Jacó e confirmar a aliança que fizera com Abraão (v. 13-15).

Nessa experiência com Deus o temor foi gerado em Jacó (v. 16), o espírito de adoração foi despertado (v. 18), e, a fé para servir a Deus foi ativada (v. 20-22). Após muito tempo vivendo na casa do seu tio Labão e sofrendo por não ser abençoado ali, Deus ordenou que voltasse ao lugar que lhe aparecera.

Quantos de nós também já tivemos experiências maravilhosas com Deus e hoje nos encontramos afastados da comunhão? É preciso voltar ao ponto onde perdemos a nossa devoção e comunhão com o Pai (Ap 2.4-5).

3) “… FIQUE MORANDO LÁ…”
Betel significa ‘Casa de Deus’. Este era o lugar que Jacó deveria se estabelecer para viver o propósito de Deus. A Bíblia também nos orienta a permanecer na Videira verdadeira, que é Jesus (Jo 15.1-17), para que sejamos frutíferos, a orar sem cessar (1Ts 5.17) para o relacionamento ininterrupto com o Pai e, ir à casa consagrada ao seu nome (Sl 122.1; Hb 10.25) para desenvolver a nossa fé e servirmos aos irmãos.

APLICAÇÃO PRÁTICA
Vamos examinar a nossa vida para ver quando deixamos de orar com regularidade e deixamos de ler a Bíblia com interesse de ouvir o Espírito Santo. Essa indiferença tem reflexo direto no serviço que prestamos a Deus.

CONCLUSÃO
Que possamos desejar a presença de Deus (Sl 84.1-2). Que tenhamos comunhão ininterrupta com Deus e com os irmãos. A bênção de Deus virá sobre nós (Sl 133).

Autor: Pr. Luiz Carlos da Costa – CEO / Soledade de Minas
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Março de 2024

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus e as Leis Instituídas

Deus e as Leis Instituídas

Texto Base: Êxodo 20.1-17 (NTLH) INTRODUÇÃOPara um povo que viveu 430 anos no Egito, mais de 200 anos na escravidão, receber leis que lhe garantisse dignidade na vida foi uma bênção! A partir de Êxodo 20, as leis são destacadas em toda a Bíblia. Diferente do que...

Deus diante das Enfermidades

Deus diante das Enfermidades

Texto Base: Êxodo 15.26 (NTLH) INTRODUÇÃOA doença é uma consequência da desobediência de Adão no Jardim do Éden, e impõe sofrimento para a humanidade. É importante destacar, de antemão, que é prudente procurar os recursos médicos disponíveis, sempre que necessário,...

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *