Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Discipulado como Estilo de Vida

“Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas.”  (At 9:36)

INTRODUÇÃO

No livro de Atos, encontramos diversos acontecimentos que marcaram os primeiros anos da igreja primitiva. A ordem de fazer discípulos (Mt 28.19) dada por Jesus, antes de sua ascensão, era obedecida. O texto de At 9.36-43, relata sobre a morte e a ressurreição de Tabita  (Tabita em hebraico e Dorcas em grego,  cujo significado é “gazela”, “mulher ágil”, “aquela que é rápida”).
Dorcas era uma discípula. Todas as pessoas da Igreja de Jope também eram discípulos (v. 38).
Assim, aprendemos no livro de Atos que o discipulado era um estilo de vida.
Vejamos, de acordo com o texto, 3 características da vida de um discípulo de Jesus.

1º) O DISCIPULADO NOS LEVA A PRATICAR BOAS OBRAS, COMO JESUS. (v.36)

Dorcas “se dedicava a praticar boas obras”. Isso significa que a vida daquela discípula de Jesus era pautada por práticas muito semelhantes as que o próprio Jesus ensinou e praticou. Ela não praticou algumas boas ações – as boas obras eram práticas constantes em sua vida.
Um discípulo de Jesus vive para servir. Ele é alguém sempre pronto a agir em prol do engrandecimento do nome de Jesus e, também, em benefício do seu próximo. Jesus declarou em Jo 14:12  “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.”  Ser discípulo significa reproduzir as obras de Jesus.
Dorcas com certeza foi uma pessoa atuante. O texto cita as suas boas obras, as esmolas, vestidos e outras roupas feitas por ela. As viúvas da Igreja tinham um carinho especial por ela… Talvez seja porque Dorcas tivesse um cuidado especial pelas viúvas. De qualquer forma, o texto mostra que ela era o tipo de pessoa que faria muita falta à Igreja. Todos choraram e sentiram muito pela sua morte.

2º) O DISCIPULADO NOS LEVA A CRER EM MILAGRES (v.38)

O texto conta que os irmãos tomaram os cuidados devidos com o corpo de Dorcas, mas ao invés de sepultá-lo, sabendo que o apóstolo Pedro estava em Lida, cidade próxima, mandaram buscá-lo imediatamente. Somente os discípulos de Jesus seriam capazes de tamanha ousadia. Eles decidiram buscar em Deus o milagre da ressurreição daquela discípula.
Quando Pedro chegou, o v. 39 conta que várias outras discípulas rodearam Pedro e, chorando, mostraram a ele como aquela mulher que morrera era útil na Obra do Senhor. Os discípulos de Jope criam que o Todo Poderoso poderia ressuscitar os mortos.
Pedro estava em Lida quando foi chamado à Jope. Naquela cidade foi usado por Deus para curar um homem paralítico, Enéias, que estava acamado havia oito anos (At 9:33). Era por esse e tantos outros feitos, em nome de Jesus, que os discípulos criam em milagres.

3º) O DISCIPULADO NOS COLOCA COMO INSTRUMENTOS NAS MÃOS DE DEUS (v.40)

Discípulo é alguém que se consagra a Deus e permite que Ele o use para abençoar e salvar vidas. Antes do milagre, Pedro ajoelhou-se (em sinal de rendição total a Deus) e orou. Certamente o apóstolo estava consultando a Deus, buscando Sua vontade, e somente levantou quando teve a convicção de que Deus queria ressuscitar a discípula. Tanto no caso de Enéias como de Dorcas, o resultado foi que muitas outras pessoas se converteram a Jesus.
A oração é uma marca do discípulo. Para sermos usados por Deus precisamos estar rendidos a Ele e a oração é o mecanismo que nos leva a isto (Pratique o Tabernáculo).

CONCLUSÃO

O discipulado deve ser um estilo de vida do cristão. Uma vida com propósitos de servir ao próximo e a Deus. O primeiro passo para tornar-se um discípulo é deixar Jesus ser verdadeiramente o seu Senhor e Salvador pessoal.

Compilado por Pr. Marco Arja – CEO / Baependi – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Fevereiro de 2017

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Aflições

Aflições

Texto Base: João 16.33 / João 14.27 INTRODUÇÃOJesus realmente disse que no mundo teríamos aflições, mas isso não significa que perderíamos a paz durante as aflições do mundo. Os textos lidos, dizem que Ele nos deu a Sua paz e pedem para não nos perturbarmos em nossos...

Neutralizando

Neutralizando

Texto Base: 2º Crônicas 32.1-8 INTRODUÇÃO Quebra-gelo: Alguém lembra uma das definições da palavra "NEUTRALIZAR"? Todos os dias nós estamos diante da batalha por uma vida feliz e abençoada. Embora a Bíblia nos garanta que em Cristo Jesus já somos mais que vencedores,...

Vencendo o Conformismo

Vencendo o Conformismo

Texto Base: Josué 1.1-9 INTRODUÇÃOVocê se conforma muito fácil com situações adversas? Temos visto dentro das Igrejas pessoas se conformando muito fácil com situações adversas. Muitos se deixam vencer pelas enfermidades, vida amarrada, casamentos abalados, Igrejas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *