INTRODUÇÃO
Esse texto nos conta uma história muito interessante. Conta-nos a respeito de Abraão, um homem de Deus que, no momento de pressão, envia Agar e seu filho Ismael ao deserto e apenas com um pedaço de pão e um odre de água. E tudo começa por causa de uma briga de crianças, Isaque e Ismael. O deserto é doloroso, é no deserto, que nos sentimos desamparados, desanimados, e ainda pode trazer cansaço e tristeza. Mas, em contrapartida, podemos aprender no deserto, assim como Agar e Ismael.
O QUE FARÍAMOS SE NESTE MOMENTO ENTRÁSSEMOS NO DESERTO?
Vamos aprender com Agar.
1– AGAR APRENDEU:
Só aprende quem entende o que Deus quer ensinar – O que ela aprendeu? Que precisamos ter um relacionamento de intimidade com Deus. Antes contava com a riqueza de Abraão. Nada lhes faltava. Você já passou por uma situação assim? O que fez? O que tem feito para receber os ensinamentos de Deus? Você acredita que no deserto ficamos mais sensíveis?
Três coisas que Deus quer ensinar:
Dependência dEle, valorizar pessoas e que obediência gera recompensa.
Você já enfrentou alguma situação difícil por esperar o melhor do homem? Abraão era um homem bom e rico, mas na hora da pressão falhou (vs 14). Deus nunca falha. Nunca diga: a solução para minha vida está em alguém.
Você consegue identificar o motivo de muitas pessoas abandonarem a Igreja, sua liderança, seus projetos? Resposta: Pessoas.
Você acha que isto é correto? Claro que não. E importante saber que nossos atos serão entregues no grande dia. Você tem confiado em Deus? (Salmo 125.1)
2- AGAR APRENDEU A TOMAR DECISÕES:
Ela estava sem direção, um passo errado a faria viver, eternamente aprisionada no deserto.
A verdade é: eu preciso tomar decisões. Você já decidiu quanto ao chamado para servir, gerar, discipular e andar com Cristo no seu interior?
3- AGAR BUSCOU INCENTIVO:
Ismael era seu maior incentivo. E o seu? (Deixe seus liderados responderem)
No que você tem buscado incentivo? Incentivo positivo vem de pessoas orientadas por Deus. Busque incentivo naquilo que é importante para sua vida: família, filhos, ministério, discípuladores, discípulos. Deus vai usar pessoas para tirar você do deserto.
4- VENÇA O MEDO DO DESERTO (vs 17):
O medo atrapalha a sua mente, sua capacidade de reação. Cite pelo menos duas situações que te causam medo? O que Deus fala? R: Não temas, não desista.
5- AGAR LEVANTOU E LUTOU:
Deus lhe mostrou o poço. Ele não colocou água em sua boca. Deus dá a direção, mas a decisão de lutar e ser vencedor, é sua. Você lembra, de alguma história na Bíblia que nos fala disso? R: A mulher do fluxo e o cego Bartimeu. Deus quer tirar você do deserto. Então, o que você decide? Sair ou ficar? Resistir ao chamado, ou dizer: Deus, pessoas precisam que eu saia do deserto?
6- A IMPORTÂNCIA DA UNIÃO E DA UNIDADE NO DESERTO (vs 17):
Deus nos coloca onde seremos capazes de realizar o melhor. O deserto fez Agar enxergar em seu filho a unção. Ele estava orando. E você tem orado pela sua família?
A Igreja também representa a sua família. Como está a sua relação com sua Igreja, seu líder, seu discipulador? Já experimentou orar e jejuar pelo deserto que a sua família está enfrentando?
Você já procurou ajuda no meio de sua família ou Igreja?
CONCLUSÃO
Deus não se comove com lágrimas, ele responde a busca. Agar aprendeu com o deserto e foi recompensada. Deus ouviu e atendeu a sua oração. O mesmo Ele quer fazer com você.
Líder, prepare seus liderados para um novo tempo: após a última oração, faça a declaração bem alto: “Se Deus e por nós, quem será contra nós?”.
Sugestão de Louvor: Agindo Deus – Fernandinho/Agar no deserto – Wagner Roberto
Fonte: Ministério Unção do Crescimento
Adaptação: Ministério CEO – www.ministerioceo.com.br
Correção gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Abril de 2014
0 comentários