Texto Base: 1 João 5.21; 2 Reis 17.33
INTRODUÇÃO
Os israelitas perderam a fé dos seus antepassados distanciando-se do Senhor. Por esse motivo, Deus permitiu que fossem exilados para outras nações e seu território ficasse despovoado.
Igualmente, hoje, nós perdemos o primeiro amor, aquela entrega e fé do início da nossa conversão e a substituímos por outros prazeres, distrações ou mesmo religiosidade; por aceitarmos ainda viver no meio da idolatria, chegamos a igualar e até a dedicarmos mais do nosso tempo a esses chamados “ídolos do coração”.
PROPÓSITO
Refletirmos: será que achamos que podemos servir a Deus, aos nossos próprios desejos carnais e velha mentalidade? Isso seria aceitável ao Senhor?
DESENVOLVIMENTO
O que é ídolo e idolatria? Ídolo: representação da forma de algo ou alguém, seja imaginário ou real; imagem que representa uma divindade, que se adora como se fosse a própria divindade. Idolatria: Culto ao ídolo, adoração e veneração direcionada a outra coisa e não a Deus.
1) O QUE a idolatria causou na HUMANIDADE? Fascínio. Somos atraídos por causa de nossas fraquezas e a satisfação de nossas ambições. E, existem deuses que prometem satisfazer esses desejos, como no passado, por exemplo, deuses da fertilidade, do tempo, da guerra, e assim por diante.
E hoje não é diferente, há deuses para todos os gostos, e, eles não exigem obediência e santidade. Por esse motivo os homens se dispõem a servir aos ídolos do seu coração, que não são somente de metais, gesso ou madeira, mas podem também serem seus sentimentos, paixões carnais ou autossuficiência.
O homem que não for transformado e guiado pelo Espírito Santo sempre colocará algo em primeiro lugar na sua vida, que não seja Deus. Podemos citar idolatrias da atualidade como as falsas religiões, a feitiçaria, o satanismo, a cobiça, o materialismo, as riquezas, os prazeres, a imoralidade, culto a personalidades etc. (Fp 3.19).
2) DEUS TEM AVERSÃO À IDOLATRIA:
Deus é contrário a qualquer adoração que não seja dada somente a Ele. Os dois primeiros mandamentos dizem isso com clareza (Êx 20.3,4).
Essa ordenança foi repetida diversas vezes em outros textos bíblicos, (Dt 4.23,24; Js 23.7; Jz 6.10) relacionados à proibição de adorar outros deuses. Também se encontra nos textos bíblicos a ordenança de destruição dos mesmos (Êx 23.24; 34.13; Dt 7.4,5; 12.2,3). Devemos destruir tudo que ocupa o lugar de Deus em nossa vida e coração.
3) POR TRÁS DA IDOLATRIA HÁ ESPÍRITOS MALIGNOS:
Satanás, o deus desse século, exerce um amplo poder sobre a presente era (2Co 4.4) e pode perfeitamente enganar seus seguidores com mentiras, falsos milagres, sinais e benefícios físicos e materiais (2 Ts 2.9). Toda submissão e práticas idólatras envolvem culto a demônios (1 Co 10.20,21). A idolatria secreta do nosso coração é combustível para a ação do maligno em nossas vidas e ao nosso redor.
APLICAÇÃO PRÁTICA E CONCLUSÃO
A idolatria é um pecado contra Deus. Deus não aceita qualquer tipo de idolatria. A Bíblia é muito clara quanto a este pecado. Os idólatras não herdarão o Reino dos Céus (Ap 22.15). Devemos fugir de todas as formas de idolatria (1 Co 10.14). Há um só Deus (1 Tm 2.5; Ef 4.6) e é a Ele que devemos adorar.
Autora: Missª. Magaly – CEO/Baependi
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Junho de 2024
0 comentários