Texto Base: Josué 24.14-15
INTRODUÇÃO
Ter uma vida de relacionamento com Deus é o desejo de todo cristão verdadeiro. Diariamente, somos tentados a buscar nossas satisfações pessoais, e assim, temos a tendência carnal de nos afastarmos do Senhor. Temos a ideia equivocada que a prática da idolatria está atrelada simplesmente ao culto a imagens de escultura, mas, infelizmente, nossos “ídolos” são outros. E o antropocêntrismo (o homem no centro) é o principal deles. Vejamos a declaração de Josué e caminhemos juntos no aprendizado de um verdadeiro relacionamento com Deus.
“Agora temam o SENHOR e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao SENHOR. Se, porém, não lhes agrada servir ao SENHOR, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao SENHOR”. (Js 24.14-15)
DESENVOLVIMENTO
Depois de viver como escravo, vivenciar a libertação de Israel do Egito com a manifestação de sinais e prodígios da parte de Deus, peregrinar no deserto por 40 anos e substituir Moisés na liderança do povo, Josué acabara de possuir a terra prometida. Ao se despedir, ele desafia o povo: “vocês escolham a quem servirão, porém eu e minha família serviremos ao Senhor”.
Josué dizia à nação que o seu compromisso maior era com Deus. Não só dele, mas de toda sua família. Esse era o seu maior valor. Será que temos esse nível de compromisso? Esse nível de devoção? Esse é um valor para a nossa Célula?
Pergunta: Como eu posso levar Deus mais a sério?
1. Dizendo não à idolatria
Graças a Deus que, após nos convertermos ao Senhor Jesus, não mais nos curvamos diante das imagens de escultura. Entretanto, infelizmente, a idolatria ainda é muito praticada no nosso meio. O que é ídolo? É qualquer coisa que amamos, confiamos ou damos mais atenção do que a Deus.
Dois textos nos ajudam a entender a idolatria:
a) A repreensão de Samuel ao Rei Saul, quando este desobedeceu a Deus, dizendo que a idolatria é como a arrogância (altivez, insolência, presunção).
“Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do SENHOR, ele o rejeitou como rei”. (1 Sm 15.23)
b) A exortação que Paulo faz à Igreja de Colossos, afirmando que a idolatria é ganância (avareza). A palavra ganância (grego: pleonexia) significa desejo extremado por ter mais (dinheiro, possessões, posição, conforto, aceitação, prazer, poder, luxúria, etc.)
“Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria”. (Cl 3.5)
Pergunta para discussão com o grupo: Por que Jesus disse ao jovem rico que vendesse tudo que tinha e desse o dinheiro aos pobres? (porque o seu coração estava nas riquezas; o dinheiro era o seu ídolo) – Mc. 10.17-22. Outra maneira de dizer não à idolatria é dizer sim a Deus, colocando-O em primeiro lugar em nossas vidas. Pergunta: O que é idolatria em sua vida?
2. Temendo a Deus de todo coração
As citações bíblicas sobre o temor do Senhor estão sempre associadas à reverência, respeito e consideração por Ele. Assim como os filhos respeitam seus pais, nós devemos respeito ao nosso Deus. Assim como filhos obedecem a seus pais,nós devemos obedecer a Deus. Somos até capazes de respeitar chefes, professores, etc., mas, muitas vezes, falta consideração por Deus e Sua palavra. Na verdade, somos muitos superficiais na nossa relação com Deus e a superficialidade não produz temor.
O temor não existe porque não há revelação de Deus nem experiência com Ele. Não há revelação de Seu trono. Deus se assenta em um trono de onde Ele age e governa. Seu trono representa todo Seu governo, autoridade e soberania. O centro do universo não é o homem, planeta, galáxia ou qualquer outra coisa, e sim o trono de Deus. Todos aqueles que tiveram uma visão do trono de Deus, tiveram a sua vida totalmente transformada. Uma maneira prática de entender o temor de Deus é olhar para a declaração de Salomão:
“Temer o SENHOR é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso”. (Pr 8.13)
Se quisermos temer ao Senhor, precisamos odiar o mal. Pergunta: Você teme a Deus?
3. Buscando a Ele intensamente
Uma das características mais impressionantes de Davi era a sua sede de Deus. Ele expressou isto da seguinte maneira: “Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água” (Sl 63.1). Davi buscava a Deus continuamente e tinha sempre um momento na presença dele. Por que buscar a Deus é tão precioso? Porque na presença de Deus podemos clamar por socorro (Sl 88.13). É ali, na intimidade, que podemos também abrir o nosso coração, contar o que sentimos e expor toda nossa necessidade. Na presença de Deus encontramos abrigo, proteção (Sl 31.20) e também recebemos entendimento conforme a sua santa palavra (Sl 119.169).
Na presença de Deus nossos pecados são expostos à luz (Sl 90.8). No momento da intimidade, o nosso coração é sondado e, caso haja um caminho errado, Deus dará a direção (Sl 139.23-24).
Na presença de Deus nós provamos da alegria plena (Sl 16.11); andamos na luz (Sl 89.15) e apresentamos cânticos de adoração e ações de graças (Sl 95.2).
Quantas coisas maravilhosas acontecem na presença de Deus quando faço minha oração devocional.
Devemos ter tempo não só para falar com Ele, mas também para ouvir o que Ele tem para falar conosco. Pergunta: Você tem buscado a presença de Deus? Você separa um tempo para um devocional?
CONCLUSÃO
Desafie sua célula a fazer a seguinte resolução: todos os participantes se comprometerem a realizar um devocional diário de uma hora. Veja abaixo algumas sugestões de como desenvolver um bom tempo a sós com Deus.
Preparação:
. Procure um lugar em que possa orar sem ser perturbado;
. Programe um tempo em que possa ficar livre de pressões e interrupções;
. Reúna tudo que você precisa (bíblia, livros, concordância, som, caderno de anotações, almofada, etc.);
. Comece o mais descansado possível.
Tempo de Oração:
. Comece com adoração e louvor;
. Leia um texto bíblico para alimentar-se da palavra;
. Humilhe-se diante do Senhor;
. Concentre-se nos interesses de Deus;
. Apresente suas petições pessoais ao Senhor;
. Apegue-se às promessas de Deus;
. Faça variações (sentar, levantar, andar, cantar, etc.);
. Encerre com adoração e ações de graças.
Tarefa para próxima célula: Cada um traga uma foto da sua família.
Fonte: Igreja Batista Central / Belo Horizonte – MG
Adaptado por: Pr. Eduardo Garcia – MCEO / Baependi – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Maio de 2018
[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:
[wysija_form id=”2″]
0 comentários