Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Lições preciosas com o Povo De Israel

Texto Base: Êxodo 17.8-13

INTRODUÇÃO
Quebra gelo: Por quanto tempo você é capaz de ficar com seus braços levantados? Podemos tirar lições preciosas com o povo de Israel do Antigo Testamento. Ao atravessar o deserto rumo à terra prometida Israel, foi atacado pelos amalequitas. Moisés, dirigido por Deus, venceu aquela guerra.

PROPÓSITO
Aprender lições com o povo de Israel para crescermos espiritualmente.

DESENVOLVIMENTO
Vejamos algumas revelações dessa passagem:

1) O LÍDER PRECISA DO APOIO DE SUA EQUIPE ATÉ PARA DAR COBERTURA ESPIRITUAL (Hb 13.7)
Moisés ordenou que Josué escolhesse alguns homens e saísse a pelejar contra Amaleque. Todavia, Moisés subiu no alto de uma colina com a vara de Deus na mão e passou a observar a guerra. Enquanto Moisés mantinha suas mãos erguidas, Israel vencia a batalha. Quando ele as abaixava, o inimigo prevalecia.

Arão e Hur também subiram com Moisés e perceberam que as mãos de seu líder estavam ficando pesadas. Logo, colocaram uma pedra para que Moisés se assentasse e os dois, um de cada lado, seguravam os braços de Moisés. Desse modo, suas mãos ficaram levantadas até o pôr-do-sol e com isso a batalha foi vencida. Estamos em guerra, e um dos segredos da vitória é manter as mãos do nosso líder espiritual erguidas, orando por ele e apoiando nos trabalhos da igreja.

2) A OBRA DE DEUS PRECISA DE HOMENS VALENTES (Tg 4.7, Jz 6.12)
Aprendemos também neste texto que, na batalha terrena, precisamos enfrentar duas frentes de combate: a física e a espiritual. Tudo o que acontece na terra é gerado, primeiro, no mundo espiritual. Vencemos as tentações que o diabo lança nos nossos pensamentos, ou seja, no nosso espírito e, depois, na carne.

Veja o que Paulo nos ensina: Gl 5.17. Primeiro, ela é vencida no nosso coração, refletindo em nossas escolhas. Se cedemos, sofreremos as consequências do pecado, se resistimos, seremos recompensados pela obediência. Podemos aplicar aqui a frase de Sun Tzu: “Onde há grandes recompensas, há homens valentes.”

3) UMA GUERRA NÃO SE VENCE SOZINHO (Rm 12.4-5)
Deus não nos criou para sermos independentes e autossuficientes. Somos dependentes e nos completamos uns aos outros. Assim, a habilidade que falta em mim pode ser completada por meu irmão e vice-versa. Se Josué tivesse ido lutar sozinho e Moisés subido o monte a sós, teriam perdido a guerra. Imagine como é ficar do nascer ao pôr do sol com as mãos levantadas? É possível? Os braços ficam pesando toneladas! Se com a ajuda já foi difícil, imagine sozinho?

Sabemos que hoje a batalha é mais espiritual do que física, portanto devemos subir ao monte com nossos líderes. Monte fala de oração. Jesus subia ao monte para orar. Você não precisa ir a uma montanha física, mas pode adentrar à presença do Altíssimo juntamente com sua liderança em jejum e oração em prol da obra de Deus.

Aplicação Prática: vamos aplicar tudo que nos foi ensinado hoje?

CONCLUSÃO
Onde estão os Arão e Hur de nossa geração? O inimigo quer destruir nossas famílias, avançar territórios e tomar nossos bens. Mas juntos, unidos, somos mais fortes e certamente levantaremos em cada batalha o troféu da vitória. Afinal, estamos numa guerra que já foi vencida na Cruz pelo nosso General Jesus Cristo. E “sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos”.

Fonte: Igreja da Cidade – São José dos Campos – SP
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Novembro de 2022

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Restauração da Unidade da Família

Restauração da Unidade da Família

Texto Base: Lucas 1.17 INTRODUÇÃOO versículo base fala de reconciliação entre pais e filhos rebeldes como a condição para a preparação de um povo dedicado ao Senhor. Deus, o Pai celestial, quer restaurar os relacionamentos familiares e trazer cura para as famílias,...

O Milagre na Família

O Milagre na Família

Texto Base: João 2.1-11 INTRODUÇÃODeus está interessado em agir na família antes mesmo de fazer qualquer milagre de cura, libertação ou qualquer outra intervenção miraculosa. Pois, a família tem prioridade no plano divino. Não foi criada para o fracasso....

A Relação entre Família e Fé

A Relação entre Família e Fé

Texto Base: Efésios 3.14-15 INTRODUÇÃODurante o mês de maio vamos falar sobre família – a primeira instituição criada por Deus, a célula base para a formação da sociedade. Nos versículos do texto base, o Apóstolo Paulo declarou a sua rendição à soberana vontade de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *