Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Prioridades

Texto Base: Mateus 22.36-39

INTRODUÇÃO
Quebra Gelo: Você sabe dizer quais devem ser as prioridades na vida de uma pessoa? Quais são as suas prioridades?
Pensando nesse estudo, será que de fato sabemos qual é o significado da palavra prioridade? De acordo com a definição do dicionário, prioridade é a condição do que é o primeiro em tempo, em ordem, em dignidade.

A possibilidade legal de passar à frente dos outros, é a preferência oferecida aos idosos, deficientes físicos, gestantes e pessoas com bebê de colo para atendimento. Como cristão, qual seria nossa maior prioridade? (Deixe as pessoas responderem) Estar na presença e praticar as coisas de Deus. Essa deve ser a nossa maior prioridade, nossa relação com Deus.

1- Pensando nisso, você quer estar com Deus quando morrer? Mas para chegar até Ele, o que devemos conquistar? NOSSA SALVAÇÃO! Essa é uma prioridade individual. Ninguém pode fazer por você!

2- Como você tem cuidado dessa prioridade na sua vida, a salvação? Permita que as pessoas falem.
(Rm 10.9-13; Mt 24.13) Peça para alguém ler os versículos e comentar a relação dessas passagens com a nossa salvação. De acordo com essas passagens, além de você acreditar que Jesus ressuscitou, você tem de perseverar e praticar o que Jesus nos deixou como mandamento (Mt 22.36-39). Jesus disse que os dois mandamentos têm que estar juntos. Não basta dizer que ama Deus e não amar o próximo.

3- Vamos refletir sobre três prioridades principais de nossa vida. Quais são elas? (Permita que as pessoas falem) FAMÍLIA, IGREJA E DEUS – Então vamos pensar um pouquinho sobre cada uma dessas prioridades.

PROPÓSITO
Compreender quais são as prioridades principais da nossa vida segundo a palavra de Deus.

DESENVOLVIMENTO
1) FAMÍLIA
Como tem sido a sua convivência no seu lar? Seus familiares se sentem prioridade na sua vida? Permita que as pessoas falem. Quando falamos de família, além de termos Deus em nós, temos que ver como está nosso relacionamento conjugal, nossa relação com os nossos filhos, pais e irmãos. Essa relação é a base para uma família bem-sucedida, começando pelo casal (1 Co 7.3-4).

Assim, Deus traz algumas orientações para um bom relacionamento conjugal, tanto para a esposa que precisa ver seu marido como autoridade do lar (Ef 5.22-24), quanto para o marido que deve amar a esposa como Cristo amou a igreja (Ef 5. 25-28).

Também os filhos devem observar sua responsabilidade na família como prioridade (Ef 6.1-3) e os pais também têm sua obrigação para com os filhos (Ef 6.1-4,  Pv 22.6, Pv 19.18). Assim fica claro que todos da família precisam cumprir o que Deus determinou para cada um. Para a família ter uma vida abundante, precisamos ter outras prioridades:

a) Cuidar da Saúde (1 Co 6.19-20): Será que temos cuidado da nossa saúde como devemos? Peça para as pessoas falarem quais são os cuidados que devemos ter. Temos que cuidar bem do nosso corpo, fazer consultas médicas periodicamente, praticar exercícios, dormir bem e nos alimentar de forma correta.

b) Trabalhar (Cl 3.23): Peça para alguém ler e comentar. Como é a sua relação com o trabalho?

c) Descansar (Gn 2.2-3): Peça para as pessoas falarem. Você tira tempo de descanso? Tira férias?
Temos que ter o descanso, pois é nesses momentos que a família mais se aproxima, sentindo o calor, presença, amor e unidade que uma família necessita.

d) Cuidar das finanças (Pv 21.20a, Lc 14.28): Peça para as pessoas falarem. Como você tem cuidado das suas finanças? Você tem prioridades? Antes de gastar seu dinheiro, estabeleça prioridades e veja quanto você pode gastar. Peça sabedoria a Deus para estabelecer as prioridades certas.

Faça a previsão orçamentária anual, coloque em primeiro lugar seu dízimo e sua oferta, separe um valor para economizar, cuidado com o cartão de crédito, procure pagar suas contas sem atraso, evite os juros e evite fazer empréstimos. Essas são algumas dicas para uma vida financeira saudável.

2) IGREJA
A Igreja é uma comunidade composta por cristãos que forma um corpo social organizado, que é o corpo de Jesus Cristo. Como tem sido nosso comportamento durante os cultos, célula e eventos da igreja? Em que horário tenho chegado nos cultos? Peça para as pessoas falarem. Busque chegar alguns minutos antes. Caso chegue atrasado, procure seu lugar e comece a cultuar ao Senhor.

Durante o louvor, cante com alegria, você está louvando a Ele. Durante a palavra, tenha o foco na palavra e não em outras coisas. Nosso comportamento precisa refletir a nossa fé, então busque ter: unidade (Mt 18.20), humildade (Mt 5.5) e amor (Fp 1.9-11, 1 Jo 4.19-21). O servir faz parte do amor, então se ofereça para trabalhar em algum ministério (Rm 12.5-8)  e, se você já está em um ministério, faça-o com excelência (Cl 3.23, 1 Pe 4.10).

3) DEUS
Vamos falar da nossa principal prioridade (MT 6.33). Para nós, que somos cristãos, existem prioridades que temos que praticar de forma assídua. Nosso corpo físico exige que nos alimentemos todos os dias, para o espírito não é diferente: devemos ter nosso TSD (Tempo a Sós com Deus) diariamente (Mt 14.22-23). Jesus foi exemplo sobre TSD e Ele é nosso referencial. Devemos fazer orações diárias (Jo 14.13-14) e jejuar.

Aplicação Prática: Estabeleça as prioridades corretas e verás o melhor de Deus sobre sua vida.

CONCLUSÃO
É normal sempre pedirmos algo a Deus, mas não podemos deixar de agradecê-Lo sempre, em tudo (1 Ts 5.18). Ore com os presentes, motivando-os a estabelecerem prioridades corretas.

Fonte: SCC.ORG
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Novembro de 2022

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

O Milagre do Amor

Texto Base: I João 4.16-19 INTRODUÇÃOO amor não é complicado como muitos pensam, mas sim mal interpretado e mal vivido. O verdadeiro amor envolve trabalho, entrega, renúncia e sacrifício. Quem é aperfeiçoado no amor não teme nenhuma destas coisas e não se permite ser...

Alivie seu fardo em Jesus

Texto Base: Mateus 11.28 INTRODUÇÃO“Bom, para mim não tem mais jeito! Estou fadado a viver com esse problema, enfermidade, infelicidade, incapacidade, enfim... Nunca vou superar meus obstáculos! Eu já tentei de tudo.” Bem, é assim que acreditamos e vivemos o tempo...

Você é Habitação do Espírito Santo

Texto Base: Efésios 3.16-19 INTRODUÇÃOVocê tem dado a devida liberdade ao Espírito Santo para morar em você e te auxiliar em sua caminhada cristã? Nós podemos limitar a ação do Espírito Santo em nossa vida, sabia? Quando tivermos dificuldades, situações complicadas,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *