Texto Base: Ezequiel 47.1-9
INTRODUÇÃO
Em Ezequiel encontramos uma visão poderosa que o profeta teve sobre profundidade. Vamos olhar para este texto e extrair lições preciosas.
PROPÓSITO
Aprender a sermos mais profundos na presença de Deus!
DESENVOLVIMENTO
1) COMECE HOJE
Ezequiel era sacerdote. Conhecia a palavra de Deus e profetizava ao povo judeu durante o exílio na Babilônia. Ele via problemas graves acontecendo à sua volta e sabia que seu povo precisava experimentar uma grande transformação antes de voltar a experimentar a cura, as bênçãos e as promessas de Deus.
Até que, no final do seu livro, Ezequiel teve uma experiência que o forçou a se mover. Um anjo de Deus o levou em visão até o templo e mostrou um rio que flui do trono. O anjo orientou Ezequiel a caminhar e ele prontamente obedeceu. Se Ezequiel tivesse hesitado, duvidado ou adiado, não teria mergulhado no rio. Aquela experiência foi profética a respeito da restauração da nação de Israel.
Se observarmos o final do capítulo 47, veremos as fronteiras do país sendo restabelecidas e o território sendo redistribuído entre as tribos de Israel. Toda essa experiência e visão profética só foram possíveis porque Ezequiel imediatamente obedeceu. Aqui extraímos nossa primeira lição: comece agora! Quando você perceber que algo não está bem à sua volta, quando Deus falar com você, quando ficar incomodado com algo que está bagunçado em sua vida, tome hoje mesmo uma atitude. Perceba que o rio não é um mar.
Ele não virá sobre nós com suas ondas. Só será possível mergulhar neste rio e alcançar níveis mais profundos se formos em direção a essas águas. Só vamos experimentar profundidade e avivamento a partir do momento em que começarmos a nos mover. Não adianta pensar em se mover, nem mesmo planejar se mover. É preciso, de fato, e o quanto antes, entrar no rio.
O grande problema na nossa vida não é a falta de percepção do que temos que mudar. O problema sério é saber o que temos que mudar e deixar para corrigir amanhã. A maioria das pessoas ouve a voz de Deus chamando, mas deixa para obedecer amanhã. Por isso, o dia da mudança é hoje! Comece agora mesmo! Tome uma atitude concreta. O dia de orar é hoje, não amanhã. O dia de jejuar é hoje. O dia de estudar a Palavra é hoje. O tempo de se aproximar da sua família é agora. Posicione-se e comece agora mesmo!
2) SIGA PELO CAMINHO SIMPLES
Em segundo lugar, se você deseja viver profundidade e avivamento, siga pelo caminho simples. A única coisa que o anjo pediu para Ezequiel foi: ande. Ele não pediu uma análise da água, nem um estudo histórico sobre o rio, nem passou uma tarefa complexa. Simplesmente disse: ande!
Um passo de cada vez, como acordar mais cedo para orar, aprender a jejuar e ter regularidade na leitura da Palavra. Um passo de cada vez vai nos levar à profundidade e ao extraordinário. Reconheceremos o caminho para a profundidade percebendo o quanto ele é simples. As pessoas confundem simplicidade com superficialidade. Desprezam o simples por considerá-lo superficial.
Jesus foi a pessoa mais simples e profunda que existiu. A simplicidade é o caminho que leva à profundidade. Somente ande. Um passo de cada vez. Seu tempo de oração diário. Alimentar-se da Palavra diariamente. Servir a Deus. Seu tempo íntimo e secreto com Deus. Coisas simples, repetidas diariamente e consistentemente, nos levarão fundo neste rio. O simples é o caminho para a profundidade e o avivamento. O simples vai nos conduzir para um caminho extraordinário.
3) PERMITA QUE A PRESENÇA DE DEUS TE TRANSFORME
Depois de ter mergulhado neste rio profundo, Ezequiel voltou à margem e percebeu que, por onde o rio passava, tudo ele transformava. Não há um caminho para a profundidade sem que a glória de Deus nos toque e nos transforme. Pessoas que vivem há anos dentro do cristianismo, mas não mudam em nada, revelam que algo está errado em sua fé ou em sua postura.
Ezequiel percebeu que o rio muda as coisas por onde ele passa. O que roubava, agora trabalha. Aquele que mentia, adulterava, era dominado por vícios, entre outros, agora foi transformado. O cristianismo precisa gerar mudanças significativas em nossas prioridades, hábitos, paixões, comportamentos e relacionamentos. Se queremos ir mais fundo em Deus, existem coisas que Deus vai precisar tocar e transformar em nós.
O avivamento não virá de qualquer jeito. Todos carregamos algo que Deus já nos pediu para mudar. Algo que não deveria mais fazer parte das nossas vidas. Se nós quisermos ir mais fundo em Deus, devemos permitir que o rio de Deus nos lave e transforme.
4) SEJA INTENSO
Mergulhar em um rio profundo exige intensidade. Andar no raso, com as águas nos pés ou nos joelhos, é fácil. Andar com as águas na cintura começa a ficar mais difícil, já exigindo maior nível de dedicação e intensidade. Para andar em um rio profundo, com correnteza, será necessário muita intensidade e entrega.
A intensidade e o fervor são marcas necessárias de quem quer mergulhar em um avivamento. Atenção, perseverança, foco, prioridade e consagração farão diferença. Se andarmos distraídos ou passivos, não alcançaremos lugares mais profundos em Deus. Há tesouros que ainda não conhecemos em Deus. O Reino dos Céus é como um tesouro escondido em um campo.
Os rasos e os acomodados não encontrarão. Para encontrar os tesouros do reino, é necessário cavar fundo, bem onde estamos. Não é necessário ir longe. Somente cave no local onde Deus te plantou: sua família, sua igreja, seu trabalho e sua cidade. “A glória de Deus é ocultar certas coisas; tentar descobri-las é a glória dos reis” (Provérbios 25:2). Os superficiais não vão encontrar.
Os rasos entrarão e sairão de cultos e células, mas não vão encontrar. Somente aqueles que perseverarem com simplicidade vão cavar até encontrar tesouros escondidos. Os profundos não vão se arrepender de gastar tempo cavando e cavando. Deus escondeu tesouros do reino e espera que cristãos profundos os encontrem.
CONCLUSÃO E APLICAÇÃO PRÁTICA
Acabamos de ver um caminho claro e poderoso para a profundidade e o avivamento. Foram quatro conselhos bastante práticos, à luz da visão profética registrada em Ezequiel 47: Comece hoje, siga pelo caminho simples, permita que a presença de Deus te transforme e seja intenso. Ore pedindo auxílio de Deus para conseguir colocar em prática as decisões tomadas no estudo de hoje.
Fonte: igrejavidas.org
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Agosto de 2024
0 comentários