Texto Base: Mateus 11.28-30
INTRODUÇÃO
Quebra-gelo: Você já recebeu uma notícia que sugou sua força espiritual?
De modo geral, esgotamento é aquela sensação de que você está no limite do cansaço. Muitas vezes quando recebemos uma má notícia ou não conseguimos superar uma dificuldade, sentimos nossas forças espirituais e emocionais se esgotarem, e, quando o diabo percebe que nossa alma está abatida, ele logo tenta nos derrubar, sugando até nossa vontade de orar, lutar e até viver.
No texto lido, Jesus conhecendo nossa limitação disse: “Vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei.” Nesta noite vamos aprender juntos.
PROPÓSITO
Aprender o que fazer quando estamos nos sentindo esgotados emocional e espiritualmente.
DESENVOLVIMENTO
1) PRECISAMOS PEDIR AJUDA (Nm 11.11-17 / Ec 4.9-12)
Deus confiou a Moisés a missão de libertar o Seu povo do Egito e conduzi-lo à Terra Prometida. Mas em certo momento de seu ministério, Moisés sentiu o cargo muito pesado sobre ele, ficando esgotado. Em resposta à sua oração, Deus não operou nenhum milagre sobrenatural, apenas o orientou a dividir o fardo com outras pessoas.
Hoje não é diferente, precisamos ter humildade para pedir ajuda quando estamos passando por momentos difíceis. Ninguém é uma ilha para viver sozinho, Deus não criou o homem para caminhar sozinho. PERGUNTA: Em sua opinião, por que muitos têm dificuldades de pedir ajuda?
2) NUNCA SE ISOLE (1 Rs 19.4)
Quando Elias se sentiu esgotado emocional e espiritualmente, ele foi para o deserto e entrou numa caverna, se isolando. Embora o isolamento social seja bom e até mesmo necessário em determinadas situações, não é a solução para vencer o esgotamento, pois nenhum ser humano consegue viver sozinho, completamente isolado; todos precisam dos outros para satisfazerem suas necessidades.
Em Pv 18:1 diz que “aquele que vive isolado… insurge-se contra a verdadeira sabedoria.” Quando se sentir esgotado emocional e espiritualmente, nunca confie na força de seus braços, se isolando das pessoas. PERGUNTA: Você já foi abençoado por Deus em um momento de esgotamento, através do discipulado ou aconselhamento espiritual? Compartilhe com o grupo.
3) NÃO TOME DECISÃO NO MOMENTO DE CANSAÇO (Gn 25.29-34)
Esaú havia chegado do campo muito cansado e faminto. Quando ele viu um prato de lentilhas preparado pelo seu irmão Jacó, ele simplesmente trocou o seu direito de primogenitura por aquele prato de comida, desprezando assim a bênção de Deus.
Tempo depois Esaú tentou herdar a bênção que tinha desprezado, mas não a recebeu. Nunca tome uma decisão importante quando estiver se sentindo esgotado. Busque primeiro descansar em Deus, e peça conselho para o seu discipulador ou líder espiritual. PERGUNTA: Você já teve alguma experiência de ter tomado decisão ERRADA em momento de cansaço? Você pode compartilhar com o grupo?
CONCLUSÃO E APLICAÇÃO PRÁTICA
(Mt 11.28-30) Jesus continua a nos fazer este convite; Ele usa o seu corpo, a Igreja, para nos abraçar e nos dar descanso. Por isso, nunca tenha medo de pedir ajuda a alguém que possa te ajudar. Deus quer derramar sobre você uma unção de renovo e descanso!!!
Autor: Shalom Comunidade Cristã
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Agosto de 2024
0 comentários