Texto Base: Atos 2.42-47
INTRODUÇÃO
É incrível o número de pessoas que ficam estagnadas em seu desenvolvimento espiritual. Podem até ter nascido de novo, podem ter atravessado a porta estreita, mas nunca amadurecem espiritualmente. Continuam “bebês”. Como podemos crescer e amadurecer espiritualmente?
Crescemos na vida cristã da mesma forma que um bebê se desenvolve. Para crescer espiritualmente:
1. Precisamos ser bem alimentados.
2. Precisamos ser bem cuidados.
3. Precisamos nos exercitar e servir.
Se observarmos a história dos primeiros cristãos, isso nos ajudará a entender como crescemos espiritualmente, porque eles cresceram muito, e bem rápido. O que fez com que os primeiros discípulos e a igreja daquela época fossem tão vibrantes e saudáveis foi sua devoção a Deus. O texto diz que eles se dedicavam para crescer no relacionamento deles com Deus e para desenvolver as disciplinas espirituais necessárias.
PROPÓSITO
Que venhamos a desenvolver uma igreja que é vibrante e saudável.
DESENVOLVIMENTO
1) ELES SE DEDICAVAM A CONHECER A PALAVRA DE DEUS
“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos” (verso 42). Mais do que apenas uma coleção aleatória de histórias, poemas e cartas, a Bíblia é a Palavra escrita de Deus e inspirada por Deus. Antes de passarmos pela porta estreita, vivíamos conforme os padrões do mundo.
Agora que recebemos a Cristo, devemos colocar a Bíblia como a autoridade final para o que cremos e como vivemos. A Palavra de Deus é o padrão supremo e absoluto para todas as áreas da vida. A medida do nosso progresso espiritual não é o quanto da Bíblia conhecemos, mas o quanto obedecemos.
Quem aprende a teoria, mas não obedece, acaba enganando a si mesmo, achando que já é de Cristo, mas permanece no caminho largo. “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.” (Tg 1.22). A Bíblia é a nossa chave para o crescimento espiritual.
É também como resistimos às tentações, como nos tornamos bem-sucedidos e como podemos conhecer a vontade de Deus para nossas vidas. Observem estes versos e comentem no grupo o que cada um está enfatizando: “Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom.” (1 Pe 2.2-3).
“Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra, para não pecar contra ti.” (Sl 119.9-11).
“Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Desse modo, você fará prosperar os seus caminhos e será bem-sucedido.” (Js 1.8).
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12.2). Você já possui uma Bíblia? Você tem um horário marcado e um lugar tranquilo para ler a sua Bíblia diariamente? Você compreende aquilo que lê?
2) ELES SE DEDICAVAM À ORAÇÃO
“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações” (verso 42). O cristianismo é mais do que apenas uma religião. É, antes de tudo, um relacionamento com Deus. A base de qualquer relacionamento saudável é a comunicação.
Quanto melhor a comunicação, melhor será o relacionamento. Deus fala conosco de muitas maneiras, mas principalmente através de Sua Palavra, a Bíblia. Falamos com Ele através da oração. Aprendemos a ouvir o som da voz de Deus em nossas vidas quando lemos Sua Palavra. E Ele nos ouve quando oramos. Jesus é o nosso melhor exemplo de oração.
Ao observar Sua vida pessoal de oração, podemos aprender a ter um tempo íntimo de conexão com o Pai. Certo dia, Jesus estava orando em determinado lugar. Tendo terminado, um dos seus discípulos lhe disse: “Senhor, ensina-nos a orar, como João ensinou os discípulos dele” (Lc 11.1).
Jesus nos disse para não orarmos como os hipócritas e aqueles que não conhecem a Deus: “Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Em verdade lhes digo que eles já receberam a sua plena recompensa. Mas, quando você orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que está em secreto.
Então, o seu Pai, que vê em secreto, o recompensará. Quando orarem, não falem por falar, como fazem os gentios. Pois eles pensam que por muito falar serão ouvidos. Portanto, não sejam como eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de lhe pedirem.” (Mt 6.5-8). Quais práticas Jesus está condenando nessa passagem bíblica? O que ele está ordenando que façamos?
Jesus nos disse para orarmos ao Pai, não à mãe, santos ou anjos. Devemos orar por meio de Jesus, porque Ele é o único caminho para o Pai. “Mas, quando você orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que está em secreto. Então, o seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.” (Mt 6.6). “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus.” (1 Tm 2.5). Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim”. (Jo 14.6).
Jesus ensinou seus discípulos a orar para que, ao longo do caminho, a cada novo dia, a vontade de Deus fosse feita, tivessem provisão diária, fossem perdoados de suas faltas, tivessem vitória sobre a tentação e proteção contra os esquemas do diabo. Não foi isso que Jesus ensinou na oração do Pai Nosso? Ninguém cresce na vida cristã sem oração, sem relacionamento com Deus.
3) ELES SE DEDICAVAM À COMUNHÃO
“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão”. Todo bebê precisa de pais e de uma família que cuide dele, especialmente na infância. Também precisa de irmãos, de amigos, de relacionamentos. O apóstolo Paulo disse que, quando alguém se converte, passa a integrar a família de Deus: Ef 2.19-20. Cristianismo não foi feito para ser vivido sozinho, individualmente.
Não é difícil, mas sim impossível, percorrer sozinho toda essa jornada. Devemos caminhar juntos, e por isso existe a igreja. Quando falou da igreja, Jesus nunca se referiu a um edifício religioso. Porque a igreja não é um prédio, não é um lugar para frequentarmos, mas uma família para pertencermos. Igreja é lugar de companheirismo. Igreja é lugar de amizades. Igreja é lugar de adoração. Igreja é lugar de discipulado. Igreja é lugar de servirmos e exercitarmos dons espirituais.
CONCLUSÃO E APLICAÇÃO PRÁTICA
Não estamos a caminho do fim, estamos a caminho do céu. Muitos aqui receberam a Cristo como Senhor e Salvador recentemente, já estão salvos e estão dando os primeiros passos na vida cristã. A salvação que recebemos é de graça, é pela graça, pelo nosso arrependimento e fé.
Não pode ser obtida por meio de boas obras (Ef. 2:8-10). Mas para viver o crescimento espiritual e cruzar a linha de chegada, onde está a recompensa eterna, precisamos, além da graça capacitadora, de esforço e dedicação empenhados naquilo que nos faz crescer: a leitura da Bíblia, a prática da oração e participação na célula e na igreja, para comunhão, serviço, adoração, encorajamento, aprendizado etc.
Fonte: igrejavidas.org
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Agosto de 2024
0 comentários