Texto Base: 2 Reis 5.1-14
INTRODUÇÃO
A serva de Naamã, provavelmente uma pré-adolescente, foi capturada e levada para a Síria durante o reinado de Jorão, filho de Acabe, numa época em que Israel era invadido constantemente pelas nações existentes ao seu redor. Apesar de estar vivendo numa terra estranha e servindo a pessoas que talvez tivessem matado seus pais, ela demonstrou um desejo de servir bem aos seus senhores (Mt 5.44), oferecendo seu trabalho, “servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens” (Ef 6.5-8).
PROPÓSITO
Conscientizar a célula que em meio às adversidades, Deus espera a nossa obediência aos seus mandamentos. O resultado final será uma grande bênção!
DESENVOLVIMENTO
1–A MULHER É UM INSTRUMENTO DE BÊNÇÃO AO CRER NA SOBERANIA DE DEUS
É evidente que essa criança hebreia havia sido ensinada que a mão de Deus estava sobre a sua vida. Apesar de encontrar-se num meio pagão, ela estava firmemente comprometida com Javé como um Deus de misericórdia. A menina estava decidida a revelar a superioridade do Deus de Israel sobre os deuses pagãos da Síria, mesmo em um ambiente de guerra e opressão. Ela exercitou sua própria fé e testemunhou sobre o poder de Deus para curar a lepra, o que resultou não apenas na salvação da vida de seu senhor, mas também na apresentação para ele do Deus de Israel. Seu testemunho perseverante levou Naamã a pôr de lado o seu orgulho e a tomar a decisão de colocar sua fé no Deus de Israel.
2– A MULHER É UM INSTRUMENTO DE BÊNÇÃO AO OBEDECER OS MANDAMENTOS DE DEUS
Essa jovem serva cativa mostra a capacidade que até uma criança tem de lembrar e de obedecer de todo o coração os mandamentos de Deus em meio a circunstâncias difíceis (Dn 1.3-20). Apesar de parecer apenas uma personagem coadjuvante na história de Israel, ela se tornou o instrumento eficaz para que um dos milagres mais importantes do Antigo Testamento acontecesse. Aplicação Prática: Vamos enxergar as situações difíceis pelos olhos de Deus? Você tem coragem de fazer uma oração a Deus agradecendo pelo momento difícil que está passando?
CONCLUSÃO
Quando compreendemos que Deus está no controle de tudo, temos força e coragem para prosseguir nas tarefas que temos que dar conta. Vamos orar e confiar que tudo está cooperando para o nosso bem e para a glória de Deus.
Fonte: A Bíblia da Mulher – Leitura, Devocional, Estudo
Adaptação: Pr. Luiz Carlos da Costa – CEO / São Lourenço – MG
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Março de 2020
[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:
[wysija_form id=”2″]
0 comentários