Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Nosso amigo Espírito Santo

Texto Base: João 14.16-17

INTRODUÇÃO
Quebra-gelo: você deseja desfrutar da doce presença do Espírito Santo?

O Espírito Santo é uma pessoa que o mundo não pode receber, porque Ele só é dado àqueles que reconhecem a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. Ele é o nosso melhor amigo, habita dentro de nós e está sempre presente em todos os lugares, pronto a nos ajudar.

PROPÓSITO
Identificar se temos o Espírito Santo como nosso verdadeiro amigo.

DESENVOLVIMENTO
 1) O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA (Jo 16.13-15)
Como uma pessoa, o Espírito Santo tem: inteligência, sentimentos e vida. A Bíblia cita que Ele fala (At 13.2; Ap 2.7), ensina (Jo 14.26), orienta (At 16.6-7), testifica (Jo 15.26), convence (Jo 16.8), dá ordens (At 8.29), ajuda, intercede (Rm 8.26) e se entristece (Ef 4.30).

Assim sendo, podemos concluir que o Espírito Santo pensa, deseja, ama, se alegra, se entristece, nos encoraja, nos assiste, nos exorta, nos consola, nos fortalece, fala conosco e nos instrui. Ele pode ser insultado, resistido e até ignorado. Portanto, como pessoa, o Espírito Santo tem sentimentos e deseja ter relacionamento conosco. Ele quer ser o nosso melhor amigo. Esse era o propósito do Criador desde o princípio: relacionar-se com o homem (Gn 3.8-10).

2) O ESPÍRITO SANTO NOS DÁ A SEGURANÇA DE FILHOS (Rm 8.14-16)
O Espírito Santo nos dá a convicção de que somos filhos de Deus (Rm 8.16). Ele derrama o amor de Deus em nossos corações (Rm 5.5) e sela-nos para o dia da redenção (Ef 4.30). Aqueles que não tem dentro de si o Espírito Santo, não são guiados por Ele e, consequentemente, estão inseguros e perdidos. Como filhos, somos guiados por Ele (Rm 8.14).

Ele nos identifica como filhos, herdeiros e co-herdeiros com Cristo (Rm 8.15-17). O selo do Espírito Santo é a nossa identidade no mundo espiritual (Ef 1.13-14). Quando estamos cheios do Espírito Santo o mundo das trevas olha para nós e teme porque vê a nossa identidade. O revestimento do Espírito Santo é uma poderosa arma contra os ataques de Satanás.

3) O ESPÍRITO SANTO É NOSSO AJUDADOR (Jo 14.26)
A tradução de “Espírito Santo” como “Consolador” vem da palavra “Parakletos” que é sinônimo de conselheiro, ajudador ou intercessor. Ele nos conhece e veio para dar-nos sustentação e assistir-nos em nossas limitações e fraquezas (Rm 8.26-27). Somos fortalecidos por Ele em nosso homem interior (Ef 3.16) e Ele intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Biblicamente, a implantação do caráter de Cristo em nossa vida é denominada de santificação e é o resultado da ação do Espírito Santo agindo em nós (1 Ts 5.23; 2Ts 2.13). Esse processo gera em nós o que a Bíblia chama de “fruto do Espírito”, que é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gl 5.22-23)

Aplicação Prática: vamos exercitar nossa amizade com o Espírito Santo falando com Ele, intercedendo a Ele, louvando e sentindo Sua presença.

CONCLUSÃO
Jesus deixou a sua glória para morrer em nosso lugar. Ele voltou para o céu para nos enviar o Espírito Santo. Jesus veio religar o nosso relacionamento com Deus através do Espírito Santo. Hoje Ele quer nos guiar, nos ajudar, nos proteger e fortalecer a nossa convicção de filhos de Deus. A ação do Espírito Santo gera o fruto do Espírito em nossa vida. Portanto, o desejo de estar sempre na sua doce presença nos leva a uma intimidade mais profunda com Deus.

Fonte: Igreja Cristã Presbiteriana
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Setembro de 2023

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus e as Leis Instituídas

Deus e as Leis Instituídas

Texto Base: Êxodo 20.1-17 (NTLH) INTRODUÇÃOPara um povo que viveu 430 anos no Egito, mais de 200 anos na escravidão, receber leis que lhe garantisse dignidade na vida foi uma bênção! A partir de Êxodo 20, as leis são destacadas em toda a Bíblia. Diferente do que...

Deus diante das Enfermidades

Deus diante das Enfermidades

Texto Base: Êxodo 15.26 (NTLH) INTRODUÇÃOA doença é uma consequência da desobediência de Adão no Jardim do Éden, e impõe sofrimento para a humanidade. É importante destacar, de antemão, que é prudente procurar os recursos médicos disponíveis, sempre que necessário,...

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *