Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

O Amor revela a Maturidade

Texto Base: I Coríntios 12.31 / I Coríntios 13.1-13

INTRODUÇÃO
Quebra-gelo: Cite três atitudes de amor entre os irmãos

Embora esse texto seja apropriado e muito usado em cerimônias de casamento, o objetivo que levou Paulo a escrevê-lo foi outro. Era para a correção das atitudes imaturas dos irmãos de Coríntios. Quando Paulo compara a imaturidade de uma criança com a maturidade de um adulto, ele está enfatizando a natureza duradoura do amor e a sua importância. Fala diretamente sobre a unidade do povo de Deus e a maneira madura de como deveríamos pensar e agir.

PROPÓSITO
Aprender a relação de amor e maturidade.

DESENVOLVIMENTO
Vejamos:
1) A IMATURIDADE DOS IRMÃOS DE CORÍNTIOS (1 Co 3.1-2 / 12.14-27)
Os irmãos de coríntios estavam se perdendo em meio às suas diferenças. Alguns tinham vários dons, enquanto outros não. Havia muita desordem, falta de propósito claro e falta de unidade quando eles se reuniam. Paulo os faz lembrar que existem diferentes tipos de dons, mas é o mesmo Espírito que a todos dá (1 Co 12.4). Existem diferentes maneiras de servir e contribuir, mas todas são necessárias.

Deus tem um propósito em todas essas diferenças, é para o bem comum (1 Co 12.7). Os irmãos de coríntios estavam em um processo lento de crescimento, mas se achavam adultos e prontos. Porém, Paulo os chama de crianças na fé. Porque para uma criança não se pode dar algo mais forte do que ela seja capaz de ingerir. É preciso ter cuidados especiais. A forma como Paulo fala na carta demonstra esse cuidado. Pessoas imaturas na fé não suportam ser corrigidas. E ainda podem distorcer as palavras e os ensinos. O cristão infantil não consegue se alimentar de alimento sólido.

2) A EXCELÊNCIA DO AMOR (Jo 14.21 / Jo 13.34-35)
A igreja de Coríntios se preocupava em obter os dons espirituais porque ela cria que aquilo era a marca da verdadeira espiritualidade. Porém, Paulo vê entre eles um problema sério de relacionamento por imaturidade. Havia divisão, inveja, rivalidade, imoralidade. Então, no capítulo 13, o apóstolo direciona os irmãos a um caminho ainda mais excelente, o caminho que consiste em exercer todos os dons em amor.

Assim, ele divide o capítulo 13 em 3 partes: v 1-3 – “Ainda que…”, mostrando que só o amor que conta; v 4-7 – que o amor sempre triunfa (v 4 mostra o que o amor é, v 5-6 o que não faz, v 7 e o que faz); e finalmente nos v 8-13 – afirma que só o amor permanece. Você pode ter todos os dons, ser instruído, dispor recursos financeiros, fazer grandes feitos, dar até seu corpo para ser queimado, o que vai contar no final é se você fez com amor. Não há nada de errado em desejar os dons espirituais, isso é de Deus, mas deve ser tudo aplicado em amor. Amar não significa tolerar o erro, o amor não se alegra com a injustiça. O amor não é um sentimento, mas é uma atitude de obediência a Cristo.

3) O AMOR REVELA MATURIDADE (Ef 4.11-16)
O modo perfeito de viver na eternidade será o amor. O conhecimento que nós temos neste mundo não é total, ainda é parcial e incompleto. Paulo diz: “Quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá” (1 Co 13.10). Na eternidade o papel e o relacionamento de todos os cristãos serão transformados, seremos todos adultos espirituais.

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor” (1Co 13.11-13). No céu, a fé, a esperança, os dons irão acabar, porém, o amor permanecerá.

Aplicação Prática: Vamos agir sempre em amor demonstrando nossa maturidade.

CONCLUSÃO
A imaturidade dos coríntios evidencia o perigo da fragilidade da fé infantil e a necessidade do crescimento espiritual. Eles ainda eram carnais, pois alimentavam o sentimento de inveja e promoviam contendas e dissensões na igreja. Portanto, precisamos nos manter firmes em Jesus Cristo, buscar a sabedoria divina e cultivar uma vida de comunhão para continuarmos a crescer até o Dia do Senhor. Uma Igreja, que ama e se importa, revela que tem maturidade espiritual.

Fonte: Igreja Cristã Presbiteriana
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Agosto de 2023

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Celebrando a Ceia do Senhor

Celebrando a Ceia do Senhor

Texto Base: Números 9.4-5 INTRODUÇÃO O fortalecimento da nossa fé e o crescimento da nossa vida espiritual acontecem a partir da nossa obediência à palavra de Deus. Hoje, vamos falar sobre a obediência à ordenança de Jesus: tomar a Ceia do Senhor em memória à sua...

Condições para sermos Profetas do Avivamento

Condições para sermos Profetas do Avivamento

Texto Base: Ezequiel 37.4-5 INTRODUÇÃOO Profeta Ezequiel foi preparado para receber a palavra profética para a sua geração. Deus quer levantar uma geração de profetas nos dias maus que vivemos. Quais as condições envolveram a vida de Ezequiel que também podem envolver...

Deus e as Leis Instituídas

Deus e as Leis Instituídas

Texto Base: Êxodo 20.1-17 (NTLH) INTRODUÇÃOPara um povo que viveu 430 anos no Egito, mais de 200 anos na escravidão, receber leis que lhe garantisse dignidade na vida foi uma bênção! A partir de Êxodo 20, as leis são destacadas em toda a Bíblia. Diferente do que...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *