Texto Bíblico: Mt 3.11; At 2.1-4
INTRODUÇÃO
Pentecostes era uma festa que os Judeus comemoravam 50 dias após a Páscoa. Foi nesta festa que aconteceu um dos maiores eventos da Igreja Cristã, uma experiência que resultou numa completa mudança de vida aos quase 120 homens e mulheres que esperavam no Cenáculo. Experiência esta que continua sendo vivida por milhões de servos de Deus que chamamos de o batismo com o Espírito Santo.
1- Para quem é a Promessa? (At 2.3)
O batismo com o Espírito Santo é o cumprimento da promessa do Pai, conforme mostrada pelos profetas Joel, Isaías e João Batista, significando que os crentes seriam “imersos”, ou “mergulhados” no Espírito Santo.
Pedro trás a resposta em At 2.39: “…a promessa diz respeito a vós” – “a vossos filhos” – “e a todos os que estão longe”. Isto significa que a gloriosa experiência do enchimento do Espírito Santo, testemunhado pelo falar em línguas (evidência que identifica o batismo), como no Pentecostes, é para todos os crentes até o fim da presente era.
2- O Propósito do Batismo com Espírito Santo (At 1.8; 4.31 e 33)
Na conversão do pecador, o Espírito Santo habita no coração da pessoa com ação regeneradora e justificadora. No batismo, o Espírito atua sobre o crente e o enche plenamente revestindo-o com Seu poder.
Jesus mesmo indicou o principal propósito do batismo com Espírito Santo em At 1.8, que é um revestimento de poder, capacitando e habilitando o crente a tornar testemunha poderosa do Senhor Jesus em toda terra. O propósito é testemunhar a Cristo com intrepidez, mesmo em circunstâncias mais difíceis.
3- Como receber o Batismo com o Espírito Santo? (Lc 24.49; At 19.6)
Na verdade não existe uma forma ou fórmula em como receber e nem deve ser apenas comentado, mas algo que deve ser experimentado.
O crente deve desejar ardentemente, pedir com fé e buscar com persistência. Alguns elementos são indispensáveis:
a) Arrependimento: At 2.38 – Este passo é indispensável para salvação, obviamente também é para o batismo com Espírito Santo. Dom do Espírito aqui é o batismo e não os Dons listados em I Coríntios 12.
b) Pregação da fé: Gl 3.2 – Assim como a Palavra produz fé para salvação, é também o meio de inspirar fé para receber o batismo. Não se trata da experiência de outros, mas a experiência pessoal através da Palavra.
c) Perseverança em buscar: Lc 11.9 e 13 – A maneira persistente e perseverante de pedir e buscar revela o desejo do crente em receber. Recebemos pela vontade do Espírito, mas Ele espera de nós atitudes dignas de louvor, coração limpo e um constante anseio, mesmo executando as atividades do dia-a-dia.
CONCLUSÃO
O Espírito Santo quer nos batizar não simplesmente para orar em línguas, algo que é muito importante na vida do crente, e nem para fazer muito barulho nos culto, mas sermos revestidos de poder e autoridade para testemunhar e ganhar almas para o Reino de Deus.
Fonte: Lições Bíblicas – CPAD 4º Trimestre 1989
Compilado por: Pr. Silas Pedrosa – CEO / Caxambu – MG
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Janeiro de 2017
[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:
[wysija_form id=”2″]
APAZ DO SENHOR JESUS, AMO OS ESTUDO BÍBLICO, QUE DEUS ABENÇOE SEMPRE