Texto Base: Tiago 2
INTRODUÇÃO
Se tem uma seção das Escrituras Sagradas que pode ser vista como um manual para ensinar o cristão a transformar a sua confissão de fé em prática é a carta de Tiago. No capítulo 1 aprendemos sobre três obras que justificam a fé, no capítulo 2 aprenderemos sobre a quarta obra da fé.
PROPÓSITO
Este capítulo tem por objetivo transformar a confissão da nossa boca em atitudes que demonstram fé.
DESENVOLVIMENTO
1) QUARTA OBRA – A PRÁTICA DA LEI DO AMOR (Tg 2.1-13)
Todos já presenciamos situações injustas de discriminações fomentadas pela posição social, cor da pele, nível de instrução escolar, questão sexual, etc… É muito comum! Mas a Igreja tem em Jesus o exemplo para amar todos os homens indiscriminadamente. E, neste capítulo de Tiago, aprendemos sobre a “Lei do Amor”. O exemplo prático que Tiago descreveu é um homem rico recebendo atenção privilegiada, enquanto o pobre é negligenciado (vs. 2-4). Isso é desonrar o ser humano (v. 6). Honrar uma pessoa de condição humilde é praticar o mandamento de Jesus (v. 8). A acepção de pessoas é pecado (v. 9).
Quantas pessoas estão passando por sufoco sem quem se compadeça. Muitas precisam de socorro, mas têm sido discriminadas por alguma razão. O Senhor espera de um cristão muito mais que palavras (v. 14). Ele espera de nós muito mais que uma confissão de bons cristãos. A Lei do amor constrange-nos a desenvolver atitudes que aliviem o sofrimento do próximo (vs. 15-18; 2 Co 5.14). 3) EXEMPLOS BÍBLICOS DE PESSOAS QUE DEMOSTRARAM A FÉ COM OBRAS (Tg 2.19-26)
São apresentados dois herois bíblicos que foram aperfeiçoados com as atitudes que justificaram a fé. Abraão evidenciou-a com a disposição de sacrificar o seu filho Isaque (v. 22; Gn 22). Raabe quando escondeu os homens enviados por Josué para espiar a cidade de Jericó (Js 2; v. 25). O capítulo termina comparando um corpo morto com a profissão de fé sem obras e conclui que ambos estão mortos (v. 26).
Aplicação Prática: que o amor de Jesus nos constranja a amar todas as pessoas sem qualquer forma de discriminação.
CONCLUSÃO
Que a nossa fé seja aperfeiçoada através da prática da lei do amor.
Autor: Pr. Luiz Carlos da Costa – CEO / Soledade de Minas – MG
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Agosto de 2021
0 comentários