Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

O Cristão e as Obras da fé

Texto Base: Tiago 4-5

INTRODUÇÃO
Temos considerado nos estudos deste mês que a fé que professamos é aperfeiçoada com obras que glorificam a Deus. Hoje, concluiremos esboçando sobre a 6ª e 7ª obras que justificam a fé do cristão.

PROPÓSITO
Estimular os irmãos a sujeitarem seus projetos pessoais à vontade de Deus e a desenvolverem o espírito vigilante que aguarda a volta de Cristo, considerando essas atitudes como obras que glorificam o Senhor.

DESENVOLVIMENTO
1) SEXTA OBRA – SUBMETER-SE À VONTADE DE DEUS (Tg 4)
O Ap. Tiago ensinou que o deleite às paixões carnais é a origem de muitas contendas e guerras (v. 1). Ensinou também que um cristão não tem as suas orações respondidas por causa de inveja e motivos egoístas (vs. 2-3). Ainda enfatizou que o mundo, com seu sistema de valores, é inimigo de Deus, e o cristão que ama ao Senhor deve renunciá-lo por causa do amor e ciúmes que Deus tem por cada um de nós (vs. 4-5).
Essa renúncia implicará em:
a) Humilhar-se diante de Deus e desenvolver uma atitude de dependência (vs. 6,10);
b) Sujeitar-se à vontade de Deus resistindo ao apelo do tentador (v. 7; Mt 4.1-11);
c) Desenvolver a intimidade com o Pai Celestial através de uma vida regular de oração (v. 8a);
d) Chorar por causa do pecado renunciando os prazeres carnais para a consagração a Deus (vs. 8b,9);
e) Não julgar o próximo ou buscar ter superioridade sobre ele (vs. 11-12);
f) Não ser presunçoso determinando o futuro, mas submetendo-se a Deus (vs. 13-15);
g) Renunciar o orgulho das ações sem humildade diante de Deus, pois esta vanglória é inspirada pelo inferno (v.16).

2) SÉTIMA OBRA – PREPARAR-SE PARA A VOLTA DE CRISTO (Tg 5)
O último capítulo adverte a todos que confiam nas riquezas. Diz para se lamentarem, pois essas se apodrecerão diante do Juiz que julgará toda forma de enriquecimento injusto e ilícito (vs. 1-6). O Senhor que julgará os injustos é o mesmo que virá buscar a Igreja, que deve se preparar para o encontro com paciência nos sofrimentos, nas perseguições e dificuldades (vs. 7-11), vivendo com sinceridade as palavras para com Deus (v. 12), desenvolvendo o auxílio e oração por todos os membros do corpo (vs. 13-15), ministrando, ouvindo e curando os doentes (v. 16), orando com fervor e perseverança (vs. 17-18) e exortando todos a permanecerem na verdade de Cristo (vs. 19-20).

Aplicação Prática: peçamos a ajuda do Espírito Santo para sujeitar cada desejo e planejamento à vontade de Deus. Assim também o Espírito nos ajudará a aguardarmos a volta de Jesus.

CONCLUSÃO
O Senhor está voltando como foi prometido em Atos 1.11. Vamos vigiar e orar (Mt 26.41). Que o Espírito Santo nos ajude nessa última hora!

Autor: Pr. Luiz Carlos da Costa – CEO / Soledade de Minas – MG
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Agosto de 2021

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Você é Habitação do Espírito Santo

Texto Base: Efésios 3.16-19 INTRODUÇÃOVocê tem dado a devida liberdade ao Espírito Santo para morar em você e te auxiliar em sua caminhada cristã? Nós podemos limitar a ação do Espírito Santo em nossa vida, sabia? Quando tivermos dificuldades, situações complicadas,...

Idolatria do Coração – parte 2

Idolatria do Coração – parte 2

Texto Base: Efésios 5.5; Filipenses 3.19 INTRODUÇÃOSerá que quando pensamos em idolatria imaginamos somente ídolos de madeira, metal entre outras coisas que nossos olhos físicos podem ver? Você já parou para pensar que existem outros ídolos que são ocultos aos nossos...

Idolatria do Coração

Idolatria do Coração

Texto Base: 1 João 5.21; 2 Reis 17.33 INTRODUÇÃOOs israelitas perderam a fé dos seus antepassados distanciando-se do Senhor. Por esse motivo, Deus permitiu que fossem exilados para outras nações e seu território ficasse despovoado. Igualmente, hoje, nós perdemos o...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *