Texto Bíblico: João 16.7-11
INTRODUÇÃO
Jesus estava transmitindo aos discípulos a difícil missão de evangelizar em uma época muito hostil, pois os discípulos seriam rejeitados, perseguidos e até mortos.
No verso 7 do texto, Jesus diz que voltaria para o Pai e era necessário ir para que o Espírito Consolador viesse, o “paracleto”, aquele que é chamado para estar ao lado de outrem para ajudá-lo, Ele estaria para sempre com os discípulos. Veremos então a operação do Espírito Santo na conversão do pecador:
1- O Espírito Santo Convence do Pecado (v.8 e 9)
A expressão “Ele convencerá o mundo” deve ser entendida: Ele convencerá o homem. Como Ele convence?
A) Traz convicção: O Espírito produz no homem a convicção do pecado levando-o a sentir sua condição de perdido, pois a iniciativa de voltar-se para Deus nunca parte do homem (Jo 6.44).
B) Usa métodos: O maior pecado é o de não crer em Jesus. De acordo com o v.9, quais os métodos que o Espírito usa? 1º) Leva o homem a sentir que é pecador. Leva-o a considerar que é pecador não tanto porque peca, mas especialmente por não crer em Cristo; 2º) Desperta a consciência do pecador. O Espírito mostra o amor e a misericórdia de Deus e ao mesmo tempo mostra-lhe o monstruoso pecado de rejeitar a Cristo, o Filho de Deus. Esta convicção é a que mais contribui para o arrependimento que produz vida (Rm 8.6).
2- O Espírito Santo convence da Justiça (v.10)
Para melhor entendermos temos que considerar o seguinte:
A) A Justiça Humana: É muito difícil para o homem admitir seu próprio pecado. Foi assim com o primeiro homem Adão, Israel e assim por diante. Só mesmo pelo Espírito confessamos (Is 64.6).
B) A Justiça de Cristo: Ao admitir seu pecado, o Espírito leva o homem a considerar que Jesus não cometeu pecado (I Pe 2.22) e que é “fiel e justo” e “é a propiciação (cobrir, tirar) pelos nossos pecado” (I Jo 1.9; 2.1,2; Jr 33.16).
3- O Espírito Santo convence do Juizo (v.11)
Aqui encontramos dois julgamentos: um do mundo e outro de Satanás, o príncipe deste mundo.
A) O Julgamento do mundo: Consiste na separação das trevas da luz, dos homens corruptos dos purificados pela graça de Deus, dos incrédulos dos crentes. A cruz antecipa esta separação (Jo 3.19, 36).
B) O Julgamento de Satanás: É o julgamento da operação satânica e sua força, seu poderio e ainda o seu enfraquecimento. Na cruz Satanás foi desmascarado ficando o seu domínio totalmente sem efeito. É disto que o Espírito Santo convence o pecador assegurando-lhe que está liberto.
CONCLUSÃO
O Espírito Santo contribui para a conversão do pecador, levando-o ao arrependimento, animando-o a crer no grande amor de Deus e a aceitar a Cristo como Salvador.
Fonte: Lições Bíblicas – CPAD 4º Trimestre 1989
Compilado por: Pr. Silas Pedrosa – CEO / Caxambu – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Janeiro de 2017
[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:
[wysija_form id=”2″]
Muito bom esse estudo sobre o Espírito santo