Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

O Espírito Santo na Conversão do Pecador

Texto Bíblico: João 16.7-11

INTRODUÇÃO
Jesus estava transmitindo aos discípulos a difícil missão de evangelizar em uma época muito hostil, pois os discípulos seriam rejeitados, perseguidos e até mortos.
No verso 7 do texto, Jesus diz que voltaria para o Pai e era necessário ir para que o Espírito Consolador viesse, o “paracleto”, aquele que é chamado para estar ao lado de outrem para ajudá-lo, Ele estaria para sempre com os discípulos. Veremos então a operação do Espírito Santo na conversão do pecador:

1- O Espírito Santo Convence do Pecado (v.8 e 9)
A expressão “Ele convencerá o mundo” deve ser entendida: Ele convencerá o homem. Como Ele convence?
A) Traz convicção: O Espírito produz no homem a convicção do pecado levando-o a sentir sua condição de perdido, pois a iniciativa de voltar-se para Deus nunca parte do homem (Jo 6.44).
B) Usa métodos: O maior pecado é o de não crer em Jesus. De acordo com o v.9, quais os métodos que o Espírito usa? 1º) Leva o homem a sentir que é pecador. Leva-o a considerar que é pecador não tanto porque peca, mas especialmente por não crer em Cristo; 2º) Desperta a consciência do pecador. O Espírito mostra o amor e a misericórdia de Deus e ao mesmo tempo mostra-lhe o monstruoso pecado de rejeitar a Cristo, o Filho de Deus. Esta convicção é a que mais contribui para o arrependimento que produz vida (Rm 8.6).

2- O Espírito Santo convence da Justiça (v.10)
Para melhor entendermos temos que considerar o seguinte:
A) A Justiça Humana: É muito difícil para o homem admitir seu próprio pecado. Foi assim com o primeiro homem Adão, Israel e assim por diante. Só mesmo pelo Espírito confessamos (Is 64.6).
B) A Justiça de Cristo: Ao admitir seu pecado, o Espírito leva o homem a considerar que Jesus não cometeu pecado (I Pe 2.22) e que é “fiel e justo” e “é a propiciação (cobrir, tirar) pelos nossos pecado” (I Jo 1.9; 2.1,2; Jr 33.16).

3- O Espírito Santo convence do Juizo (v.11)
Aqui encontramos dois julgamentos: um do mundo e outro de Satanás, o príncipe deste mundo.
A) O Julgamento do mundo: Consiste na separação das trevas da luz, dos homens corruptos dos purificados pela graça de Deus, dos incrédulos dos crentes. A cruz antecipa esta separação (Jo 3.19, 36).
B) O Julgamento de Satanás: É o julgamento da operação satânica e sua força, seu poderio e ainda o seu enfraquecimento. Na cruz Satanás foi desmascarado ficando o seu domínio totalmente sem efeito. É disto que o Espírito Santo convence o pecador assegurando-lhe que está liberto.

CONCLUSÃO
O Espírito Santo contribui para a conversão do pecador, levando-o ao arrependimento, animando-o a crer no grande amor de Deus e a aceitar a Cristo como Salvador.

Fonte: Lições Bíblicas – CPAD 4º Trimestre 1989
Compilado por: Pr. Silas Pedrosa – CEO / Caxambu – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Janeiro de 2017

[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:

[wysija_form id=”2″]

 

 

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Vai abastecer, com o que?

Vai abastecer, com o que?

Texto Base: Mateus 19.26 INTRODUÇÃOO homem está disposto, sempre, a vencer seus limites físicos, emocionais e até mesmo os espirituais! O que é impossível para o ser humano, se torna algo desejado e atraente para ser superado e vivenciado. Porém, sem a ajuda de Deus...

Família Estruturada

Família Estruturada

Texto Base: Mateus 7.24-27 INTRODUÇÃOPodemos entender pelo ensinamento do Senhor Jesus que o homem que edifica a sua casa obedecendo os princípios da Palavra de Deus vai superar qualquer adversidade que possa assolar o seu lar. Pois, a sua família está bem...

Restauração da Unidade da Família

Restauração da Unidade da Família

Texto Base: Lucas 1.17 INTRODUÇÃOO versículo base fala de reconciliação entre pais e filhos rebeldes como a condição para a preparação de um povo dedicado ao Senhor. Deus, o Pai celestial, quer restaurar os relacionamentos familiares e trazer cura para as famílias,...

1 Comentário

  1. Muito bom esse estudo sobre o Espírito santo

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *