Texto Base: Gênesis 15.17-18
INTRODUÇÃO
Aliança é o nome dado ao anel utilizado para simbolizar a união entre duas pessoas, frequentemente através do casamento. Trata-se de um caso em que o símbolo adquire o nome daquilo que simboliza.
Uma aliança também pode simbolizar a união entre duas ou mais entidades em prol de um objetivo comum, podendo ser entre pessoas, empresas, sociedades ou países. A Bíblia nos mostra que nosso Deus é um Deus de alianças. Vamos ver o caso de Abraão.
I – DEUS FAZ ALIANÇA PERPÉTUA COM ABRAÃO (Gn 12.1-3)
Toda aliança que Deus faz com o homem contem uma promessa. Qual era a promessa que Deus fez a Abraão? Um filho. Vejamos os aspectos dessa aliança:
a) v.2 “De ti farei uma grande nação e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê Tu uma “BENÇÃO”.
b) v.3 “Abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem, em ti serão benditas todas as famílias da terra”.
. Deus está prometendo neste texto que o Messias, o Senhor Jesus Cristo, haveria de descender ou haveria de nascer da família de Abraão (Mt 1.1 “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão”).
c) v.7 “Apareceu o Senhor a Abraão e lhe disse: Darei a tua descendência esta terra. Ali edificou Abraão um altar ao Senhor”. Você tem promessa de Deus? Edifique o seu altar.
Tão importante quanto a aliança que Deus fez com Abrão, foi a aliança que Ele fez conosco através de Jesus Cristo. O próprio Senhor Jesus chama esse ato de Nova Aliança (Mt 26.28).
2 – A NOVA ALIANÇA É INFALÍVEL (ALIANÇA COM CRISTO)
A palavra infalível, segundo o dicionário, significa: o que não falha. Todas as outras alianças passadas foram quebradas pelos homens, pois são falhos. Porém, essa Nova Aliança em Cristo jamais pode ser anulada, pois o Seu sangue é puro e poderoso para purificar nossas vidas.
Hoje Deus quer fazer uma Aliança Infalível com você! (1 Jo 1.7)
CONCLUSÃO
Todas as alianças ou pactos humanos têm condições e prazos a serem cumpridos, e todos eles acabam um dia, ou seja, têm um fim. Mas Jesus nos propôs uma aliança de vida eterna quando derramou Seu próprio sangue, o sangue do pacto, o sangue da aliança.
A diferença do pacto humano para a Nova Aliança com Deus é que esta jamais será anulada, jamais ficará velha ou nunca acabará, é para a eternidade.
Hoje Deus quer fazer ou refazer uma aliança, infalível, imutável com você.
Sugestão de Louvor: Deus de Aliança – Toque no Altar
Autor: Pr. Paulo César Lopes – CEO / Ouro Fino – MG – www.ministerioceo.com.br
Fonte de Pesquisa: Gospel Estudo Bíblico/Bíblia Sagrada
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Setembro de 2017
[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:
[wysija_form id=”2″]
0 comentários