Oferta de Primícias – Ministério CEO

Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Oferta de Primícias

Texto Base: Mc 12.41-44

INTRODUÇÃO
Este texto ensina verdades importantes para as nossas vidas, onde um dos destaques é a importância da oferta de primícias.

PROPÓSITO
Conhecer o que significa a oferta de primícias para que possamos ser abençoados através dela.

DESENVOLVIMENTO
Jesus faz questão de sentar-se em frente onde se depositavam as ofertas. Por quê? O próprio texto nos revela que foi para observar o que cada um estava depositando. Sentar em frente onde se lançava as ofertas significa que era um lugar de destaque, onde eram vistas as pessoas e o quanto se ofertava.

Ir à frente e depositar as ofertas ocupava lugar de destaque na reunião, como acontece hoje, em que cada um vai à frente para trazer e depositar seus dízimos e ofertas. Jesus não somente sentou para olhar, mas sim observar, o que envolve prestar bastante atenção para avaliar. Hoje não é diferente, mesmo porque, quando nos reunimos no nome de Jesus, Ele está em nosso meio.

Quando trazemos nossas ofertas, Ele também está avaliando, pois conhece nosso coração. A sua avaliação não é baseada na aparência, nos valores humanos, nem mesmo pelo valor monetário, mas sim pelo significado da oferta, se é sobra ou se são primícias.

Os dízimos e ofertas que trazemos todos os meses devem ser como primícias, quando você separa a primeira parte para trazer, depositar e consagrar. Não é baseado na sobra, mas no ganho mensal que você recebe antes de realizar as suas despesas ou investimentos.

Nessa reunião em que Jesus estava presente, haviam ricos e pobres. Jesus não questionou o rico por ser rico e nem opobre por ser pobre, porém observou e questionou o que envolveu a atitude. Ser rico não significa ser generoso, ser pobre não significa ser mesquinho. A atitude nem sempre revela a prioridade, ambos, os ricos e uma viúva pobre, ofertaram.

Observa-se que Jesus ressaltou o contraste do significado das duas atitudes. Os ricos davam em grande quantia, mas qual foi a observação que o Mestre fez? Dar muito aos olhos humanos não significa dar muito aos olhos de Deus, pois pode ser a sobra, enquanto dar duas pequenas moedas pode ser pouco, por outro lado pode ser de grande significado.

Por quê? Por ser as primícias, a prioridade, oferta esta de grande significado não aos olhos humanos, mas de Deus. Primícias precedem a generosidade. Como pensar em generosidade se alguém oferta a sobra? Pode ser até uma grande quantia, contudo sendo a sobra, nunca será uma oferta de generosidade.

Ofertar as primícias é uma atitude de fé! A viúva ofertou com fé, confiando tão somente na promessa de que Deus não iria desampará-la, mas suprir cada uma de suas necessidades (Hb 13.5). Como você orientaria esta viúva com apenas duas pequenas moedas? Talvez você não a motivaria a ofertar, enquanto Jesus a elogiou por ser uma oferta de significado, por ser uma oferta de fé e não de incredulidade.

Questão essencial: não é pelo fato de ser rico ou pobre, mas onde está seu coração (Lc 12.34). A oferta de primícias em que cada um é desafiado a trazer tem como propósito consagrar as suas finanças, sua vida profissional, seus negócios, seu trabalho, baseado em Rm 11.16, em que as primícias consagram o todo, a totalidade que vamos receber, adquirir, negociar, lucrar ou investir.

Diferenças entre Dízimos e Primícias
Leia Reflita
Pv 3.9 (Tudo de Deus em 1º lugar) Primeira parte de todos teus ganhos.
Êx 23.19ª (Trazer à casa do Senhor) As primícias dos primeiros frutos e do salário.
Ne 10.35 (Trazer a Deus conforme você recebe) Colheita de ano em ano – salário mês a mês.
2 Cr 31.4-5, Ne 12.44; 10.37 (O cuidado de Deus com os sacerdotes) As primícias não são os dízimos.
Ez 44.30 (Ao abençoar os sacerdotes a bênção chega à nossa casa) As primícias têm destino certo.


CONCLUSÃO

As marcas de Cristo em nossas vidas são indispensáveis. Precisamos aprender a amar como Ele amou, ser humilde como Ele era e caminhar em unidade como Ele andou com o Pai.

Fonte: Pr. Sílvio Ferreira – Comunidade Cristã Shalom
Correção Gramatical:
Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral:
Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Janeiro de 2024

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus diante das Enfermidades

Deus diante das Enfermidades

Texto Base: Êxodo 15.26 (NTLH) INTRODUÇÃOA doença é uma consequência da desobediência de Adão no Jardim do Éden, e impõe sofrimento para a humanidade. É importante destacar, de antemão, que é prudente procurar os recursos médicos disponíveis, sempre que necessário,...

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

Deus governa sobre o caos

Deus governa sobre o caos

Texto Base: Gênesis 45.5 (NTLH) INTRODUÇÃO A injustiça dos irmãos de José foi parte de um processo em sua vida para o cumprimento do propósito divino. Deus usa toda situação para o cumprimento do seu plano. Agora mesmo toda injustiça contra nós pode ser usada para um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *