Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Oferta de Primícias

Texto Base: Mc 12.41-44

INTRODUÇÃO
Este texto ensina verdades importantes para as nossas vidas, onde um dos destaques é a importância da oferta de primícias.

PROPÓSITO
Conhecer o que significa a oferta de primícias para que possamos ser abençoados através dela.

DESENVOLVIMENTO
Jesus faz questão de sentar-se em frente onde se depositavam as ofertas. Por quê? O próprio texto nos revela que foi para observar o que cada um estava depositando. Sentar em frente onde se lançava as ofertas significa que era um lugar de destaque, onde eram vistas as pessoas e o quanto se ofertava.

Ir à frente e depositar as ofertas ocupava lugar de destaque na reunião, como acontece hoje, em que cada um vai à frente para trazer e depositar seus dízimos e ofertas. Jesus não somente sentou para olhar, mas sim observar, o que envolve prestar bastante atenção para avaliar. Hoje não é diferente, mesmo porque, quando nos reunimos no nome de Jesus, Ele está em nosso meio.

Quando trazemos nossas ofertas, Ele também está avaliando, pois conhece nosso coração. A sua avaliação não é baseada na aparência, nos valores humanos, nem mesmo pelo valor monetário, mas sim pelo significado da oferta, se é sobra ou se são primícias.

Os dízimos e ofertas que trazemos todos os meses devem ser como primícias, quando você separa a primeira parte para trazer, depositar e consagrar. Não é baseado na sobra, mas no ganho mensal que você recebe antes de realizar as suas despesas ou investimentos.

Nessa reunião em que Jesus estava presente, haviam ricos e pobres. Jesus não questionou o rico por ser rico e nem opobre por ser pobre, porém observou e questionou o que envolveu a atitude. Ser rico não significa ser generoso, ser pobre não significa ser mesquinho. A atitude nem sempre revela a prioridade, ambos, os ricos e uma viúva pobre, ofertaram.

Observa-se que Jesus ressaltou o contraste do significado das duas atitudes. Os ricos davam em grande quantia, mas qual foi a observação que o Mestre fez? Dar muito aos olhos humanos não significa dar muito aos olhos de Deus, pois pode ser a sobra, enquanto dar duas pequenas moedas pode ser pouco, por outro lado pode ser de grande significado.

Por quê? Por ser as primícias, a prioridade, oferta esta de grande significado não aos olhos humanos, mas de Deus. Primícias precedem a generosidade. Como pensar em generosidade se alguém oferta a sobra? Pode ser até uma grande quantia, contudo sendo a sobra, nunca será uma oferta de generosidade.

Ofertar as primícias é uma atitude de fé! A viúva ofertou com fé, confiando tão somente na promessa de que Deus não iria desampará-la, mas suprir cada uma de suas necessidades (Hb 13.5). Como você orientaria esta viúva com apenas duas pequenas moedas? Talvez você não a motivaria a ofertar, enquanto Jesus a elogiou por ser uma oferta de significado, por ser uma oferta de fé e não de incredulidade.

Questão essencial: não é pelo fato de ser rico ou pobre, mas onde está seu coração (Lc 12.34). A oferta de primícias em que cada um é desafiado a trazer tem como propósito consagrar as suas finanças, sua vida profissional, seus negócios, seu trabalho, baseado em Rm 11.16, em que as primícias consagram o todo, a totalidade que vamos receber, adquirir, negociar, lucrar ou investir.

Diferenças entre Dízimos e Primícias
Leia Reflita
Pv 3.9 (Tudo de Deus em 1º lugar) Primeira parte de todos teus ganhos.
Êx 23.19ª (Trazer à casa do Senhor) As primícias dos primeiros frutos e do salário.
Ne 10.35 (Trazer a Deus conforme você recebe) Colheita de ano em ano – salário mês a mês.
2 Cr 31.4-5, Ne 12.44; 10.37 (O cuidado de Deus com os sacerdotes) As primícias não são os dízimos.
Ez 44.30 (Ao abençoar os sacerdotes a bênção chega à nossa casa) As primícias têm destino certo.


CONCLUSÃO

As marcas de Cristo em nossas vidas são indispensáveis. Precisamos aprender a amar como Ele amou, ser humilde como Ele era e caminhar em unidade como Ele andou com o Pai.

Fonte: Pr. Sílvio Ferreira – Comunidade Cristã Shalom
Correção Gramatical:
Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral:
Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Janeiro de 2024

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Você é Habitação do Espírito Santo

Texto Base: Efésios 3.16-19 INTRODUÇÃOVocê tem dado a devida liberdade ao Espírito Santo para morar em você e te auxiliar em sua caminhada cristã? Nós podemos limitar a ação do Espírito Santo em nossa vida, sabia? Quando tivermos dificuldades, situações complicadas,...

Idolatria do Coração – parte 2

Idolatria do Coração – parte 2

Texto Base: Efésios 5.5; Filipenses 3.19 INTRODUÇÃOSerá que quando pensamos em idolatria imaginamos somente ídolos de madeira, metal entre outras coisas que nossos olhos físicos podem ver? Você já parou para pensar que existem outros ídolos que são ocultos aos nossos...

Idolatria do Coração

Idolatria do Coração

Texto Base: 1 João 5.21; 2 Reis 17.33 INTRODUÇÃOOs israelitas perderam a fé dos seus antepassados distanciando-se do Senhor. Por esse motivo, Deus permitiu que fossem exilados para outras nações e seu território ficasse despovoado. Igualmente, hoje, nós perdemos o...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *