Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Os Pilares da Fé: Somente a Escritura

Texto Base: 2 Timóteo 3.16-17

INTRODUÇÃO
No último dia 31 de Outubro de 2017, os cristãos de todo o mundo, comemoraram os 500 anos da Reforma Protestante. Um evento que marcou nossa história como cristãos;  E que nos desperta hoje, diante dos enormes desvíos doutrinários que temos visto em toda a seara evangélica brasileira, a buscar um verdadeiro avivamento. Um retorno às Escrituras. Mesmo após 500 anos, a Reforma se torna ainda tão necessária em nossos dias, quanto foi nos tempos em que ela foi estabelecida.

UM RESUMO HISTÓRICO DA REFORMA PROTESTANTE
Através do estudo da Bíblia, Lutero percebeu o quão distante a igreja da sua época se encontrava do verdadeiro evangelho. O problema principal era o afastamento das doutrinas fundamentais da Palavra de Deus. A Reforma trouxe a Igreja de volta às Escrituras e ao Evangelho pregado pelos apóstolos.
Para resumir as doutrinas fundamentais discutidas no período da reforma, foram criadas 5 verdades, ou 5 princípios, conhecidos como:  “Os Cinco Solas da Reforma Protestante”, e é sobre eles que iremos falar:
(Solas = somente em Latim): SOMENTE A ESCRITURA / SOMENTE CRISTO / SOMENTE A FÉ / SOMENTE A GRAÇA / SOMENTE A DEUS A GLÓRIA. 

SOMENTE A ESCRITURA (SOLA SCRIPTURA)
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (2 Tm 3.16-17)
A Bíblia estava esquecida, chegando a ser proibida sua leitura pelo povo, que só ouvia alguns trechos na missa em latim, de maneira que não compreendessem. Lutero gastou anos de sua vida traduzindo a Bíblia para a língua de seu povo, reuniu recursos possíveis e publicou a Bíblia para todos lerem.
Somente por meio das Escrituras (a revelação tanto da Pessoa quanto da vontade de Deus) o homem pode conhecê-Lo, ser salvo e habilitado para a boa obra do Senhor.  Entretanto cresce, em nossos dias, uma visão da irrelevância das Escrituras onde ela não é mais a autoridade final em questões espirituais entre o homem e Deus, mas apenas uma dentre muitas fontes de autoridade a respeito de Deus e a prática cristã.
A Bíblia Sagrada é marca do verdadeiro cristão. A leitura bíblica é o centro do culto de uma Igreja verdadeira. Não existe outra verdade acima da Bíblia. Ela é a Palavra de Deus! A única regra de fé e prática para a vida cristã é a Sagrada Escritura.
“Lâmpada Para os Meus Pés é a Tua Palavra, e Luz para o Meu Caminho.” (Sl 119.105)
É só à luz da verdade de Deus que nós nos entendemos corretamente e abrimos os olhos para a provisão de Deus para a nossa vida e para a sociedade. A Bíblia, portanto, precisa ser ensinada e pregada na igreja. Os sermões precisam ser exposições da Bíblia e de seus ensinos, não a expressão de opinião ou de ideias da época. Não devemos aceitar menos do que aquilo que Deus nos tem dado.
Somente pela Escritura, e unicamente por ela, temos o padrão da prática cristã, pois ela é útil “para a correção”, ou seja, ela revela qual  é o comportamento e proceder errado  – o que nós não devemos fazer  – mas também  aponta “para  a instrução na justiça”,  para a prática  correta  que devemos cultivar  e crescer.

AGORA, DISCUTA COM SUA CÉLULA
Você tem a Bíblia como única regra de fé e prática?
Em sua busca diária por santificação, a Bíblia tem tomado lugar de destaque?
Você tem resistido às tentações com suas próprias forças ou tem usado a Palavra de Deus,  como Jesus fez?

CONCLUSÃO
A Escritura, e unicamente ela, é o meio pelo qual Deus apontou como instrumento de capacitação e habilitação para todo o servo e serva de Deus, “a fim de que todo homem” tenha a provisão necessária (“seja perfeito”) e o treinamento necessário (“perfeitamente habilitado”) para o santo trabalho do Senhor (“para toda boa obra”).

Autor: Pr. Eduardo Garcia – CEO / Caxambu – MG – www.ministerioceo.com.br
Fonte de Pesquisa: Livro: Os Pilares da Fé – Franklin Ferreira
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Novembro de 2017

[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:

[wysija_form id=”2″]

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus diante das Enfermidades

Deus diante das Enfermidades

Texto Base: Êxodo 15.26 (NTLH) INTRODUÇÃOA doença é uma consequência da desobediência de Adão no Jardim do Éden, e impõe sofrimento para a humanidade. É importante destacar, de antemão, que é prudente procurar os recursos médicos disponíveis, sempre que necessário,...

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

Deus governa sobre o caos

Deus governa sobre o caos

Texto Base: Gênesis 45.5 (NTLH) INTRODUÇÃO A injustiça dos irmãos de José foi parte de um processo em sua vida para o cumprimento do propósito divino. Deus usa toda situação para o cumprimento do seu plano. Agora mesmo toda injustiça contra nós pode ser usada para um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *