Texto Base: 1 Timóteo 2.5 / Atos 4.12
INTRODUÇÃO
Em 431 D.C o catolicismo instituiu o culto à Maria. Em 787 D.C foi instituído o culto às imagens e em 933 D.C foi instituída a canonização dos santos. Também foi instituída que a figura do sacerdote (líder religioso) como um representante de Cristo na terra, em que os pecados a ele deveriam ser confessados. O catolicismo crê da mesma forma que nós cremos: que Cristo nasceu sem pecado e de uma virgem. Mas o catolicismo colocou Maria como corredentora e os santos com o mérito de intercessão.
Certamente esse não é o ensino da Escritura, pois ela declara: “há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1 Tm 2.5) e que “por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb 7.25) e que “não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (At 4.12).
A Reforma trouxe à Igreja o Evangelho simples dos apóstolos, centrado na suficiência e exclusividade da obra de Cristo para a salvação. A velha confissão de Paulo foi de novo a confissão dos reformadores:
“Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado” (1Co 2.2).
NOSSA SALVAÇÃO DEPENDE DE CRISTO
“E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (Atos 4.12)
A nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediatória de Jesus Cristo na cruz do calvário. Sua vida sem pecado e sua expiação por si só são suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai. Negamos que o evangelho esteja sendo pregado se a obra substitutiva de Cristo não estiver sendo declarada e a fé em Cristo e sua obra não estiver sendo invocada.
Apenas em Cristo temos a Salvação (At 4.12). Não há nenhuma outra ligação entre Deus e homens. Unicamente os que depositaram sua confiança em Cristo estarão com Ele no fim dos tempos. Ele é a única ponte do pecador ao perdão de Deus. Assim como só havia um caminho através do Mar Vermelho para o outro lado, só há um caminho para chegar-se ao Senhor.
CRISTO É SUPERIOR A MOISÉS E AOS PROFETAS
“Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo: a ele ouvi. Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos, e não temais! Então eles, levantando os olhos a ninguém viram senão só a Jesus.” (Mt 17.5-8)
Diante disso, somos ordenados por Deus (pois o verbo ouvir está no imperativo) a ouvir somente a
Cristo “a ele ouvi”. Mas o que é ouvir a Cristo? Ouvir a Cristo é ouvir a Palavra de Cristo: a Escritura.
Ouvir a Cristo é abrir as Escrituras para estudá-las: “E, começando por Moisés discorrendo por todos os profetas expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.” (Lc 24.27)
Como certo servo disse: “Em muitos lugares raramente é possível ir a uma reunião cuja única atração seja Cristo. Só se pode concluir que os filhos de Deus estão entediados dele, pois é preciso mimá-los com “pirulitos e balinhas” na forma de puro entretenimento. Infelizmente em muitos lugares, Cristo hoje é tratado como um mero coadjuvante e não como o protagonista”.
CONCLUSÃO
Cristo deve ocupar o primeiro lugar em nossas vidas. A evidência de que estamos cumprindo a vontade de Deus em dar a Cristo toda a primazia e tê-lo como preeminente em nossas vidas é que não fitaremos a ninguém mais a não ser Cristo “Então eles, levantando os olhos a ninguém viram senão só a Jesus.” (Mt 17.8)
Quando você prega, conversa, se relaciona, etc., você tem Cristo como o centro, tentando sempre expor Sua encarnação, vida, morte, sacrifício, exaltação e Soberania?
Somente em Cristo somos aceitos pelo Pai, somente por causa de Cristo somos atendidos pelo Pai, somente em Cristo somos amados pelo Pai, somente em Cristo somos salvos da ira, somente por meio de Cristo temos paz com Deus e a paz de Deus. Sem Cristo, nada podemos fazer.
Autor: Pr. Eduardo Garcia – CEO / Caxambu – MG
Fonte de Pesquisa: Livro: Os Pilares da Fé – Franklin Ferreira
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Novembro de 2017
[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:
[wysija_form id=”2″]
0 comentários