Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Paternidade de Deus

Texto Base: Gálatas 4.4-7

INTRODUÇÃO
A Bíblia toda, de Gênesis a Apocalipse, tem por propósito tornar-nos filhos de Deus. No princípio Deus criou o homem como seu filho, à sua imagem e semelhança. Porém, quando o homem pecou perdeu o status de filho. Com o pecado veio a morte, a separação de Deus (Rm 6.23). Perdeu o DNA de Deus. Mas, o Criador no lugar de lançar o homem definitivamente no inferno, por sua infinita misericórdia, decidiu tornarse homem e dar-lhe uma segunda chance (Jo 3.16, 1 Jo 3.1). Você quer ser filho de Deus? Você se sente amado por Deus Pai?

PROPÓSITO
Que venhamos viver a paternidade de Deus verdadeiramente.

DESENVOLVIMENTO
1 – DEUS SEMPRE TEVE UM CARINHO ESPECIAL POR SEUS FILHOS – Gn 1.26-30 / Sl 115.16
Quando lemos o primeiro capítulo de Gênesis, notamos que no final de cada dia Deus faz uma avaliação. No primeiro dia: “e viu Deus que a luz era boa”; do segundo ao quinto dia: “e viu Deus que isso era bom”; no sexto dia, depois de tudo pronto, você não vê Ele dizer Haja! Mas diz façamos o homem conforme a nossa imagem e semelhança e na avaliação desse dia não diz que “era bom”, mas, que “era muito bom!” (Gn 1.31). Era um dia especial e estava feliz porque formara seu filho para desfrutar da criação. Por que você acha que Deus viu que era bom? Para Deus se deliciar com as frutas do Éden? Ou para tomar um banho refrescante nas águas do Jardim? Claro que não! Deus é espírito e não faz sentido essas coisas para a felicidade Dele. Deus fez tudo isso para o prazer de Seus filhos. Deus deseja o melhor para você.

2 – O QUE DEUS MAIS QUER É SER CHAMADO DE PAI – Efésios 1.3-5 / 2 Co 6.18
Deus é um só, mas a Bíblia apresenta Ele por vários nomes, por exemplo: “Jeová-Jiré”, que significa Deus proverá (Gn 22.14); “Jeová-Rafá”, Deus que cura, restaura (Êx 15.26); “Jeová-Nissi”, o Senhor é a minha bandeira (Êx 17.15-16); “Jeová-Shalom”, Deus é a nossa paz (Jz 6.24); “Jeová-Tsidkenu”, o Senhor é a nossa justiça (Jr 23.5-6); Jeová-Shamá, Deus que está presente (Ez 48.35); El-Shadai, Deus Todo-Poderoso (Gn 17.1-22), e muitos outros nomes, porém, tem um que Ele mais gosta de ser chamado: o de “Pai”. A própria oração ensinada por Jesus revela isso ao iniciar dizendo: “Pai Nosso” (Mt 6.9).

3 – DEUS É UM PAI QUE QUER TER IMITIMIDADE CONOSCO – Rm 8.15-16, 8.28-29
O termo “Aba” era utilizado na língua aramaica para o filho referir-se carinhosamente ao pai. Normalmente uma das primeiras palavras que a criança aprendia a falar. Seria como dizer: “meu pai” ou “papai”. Uma maneira simples de expressar intimidade com o pai. Jesus chamou Deus várias vezes de Pai e, Aba Pai foi a forma que ele utilizou em seu momento crítico de agonia no Getsêmani (Mc 14.36). Era proibido aos servos usá-la ao dirigirem-se ao pai de família, porquanto tal palavra era privativa dos filhos. No entanto, o maior desejo do coração de Deus é que você tenha essa intimidade de filho amado! Chamando-O de “Pai”, “Aba Pai”, “Papai”. Ele te gerou com esse propósito: ser seu Pai amado.

Aplicação Prática: estreite seu relacionamento com Deus de uma maneira nunca vivida anteriormente.

CONCLUSÃO
O mundo criado é fruto de um sonho do coração de Deus, e tudo o que Ele fez foi pensando em seus filhos. Antes da fundação do mundo Ele já pensou em você e quer assumir a sua Paternidade. Quer ser chamando de “Pai”, “Aba Pai”. Deus é amor e deseja ter intimidade com você.

Fonte: Igreja Cristã Presbiteriana www.igrejadoavivamento.com.br
Correção Gramatical: Samuel Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Junho de 2021

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Restauração da Unidade da Família

Restauração da Unidade da Família

Texto Base: Lucas 1.17 INTRODUÇÃOO versículo base fala de reconciliação entre pais e filhos rebeldes como a condição para a preparação de um povo dedicado ao Senhor. Deus, o Pai celestial, quer restaurar os relacionamentos familiares e trazer cura para as famílias,...

O Milagre na Família

O Milagre na Família

Texto Base: João 2.1-11 INTRODUÇÃODeus está interessado em agir na família antes mesmo de fazer qualquer milagre de cura, libertação ou qualquer outra intervenção miraculosa. Pois, a família tem prioridade no plano divino. Não foi criada para o fracasso....

A Relação entre Família e Fé

A Relação entre Família e Fé

Texto Base: Efésios 3.14-15 INTRODUÇÃODurante o mês de maio vamos falar sobre família – a primeira instituição criada por Deus, a célula base para a formação da sociedade. Nos versículos do texto base, o Apóstolo Paulo declarou a sua rendição à soberana vontade de...

1 Comentário

  1. Muito Bom ?

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *