Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Provação e Adoração

Texto Base: Jó 1.20-22

INTRODUÇÃO
Qual é nossa atitude quando passamos pelo vale do sofrimento? Será que já perdemos a fé e o relacionamento íntimo de devoção para com Deus defronte de alguma provação?

Quando perdemos tudo, ou o bem mais precioso que temos, o sentimento é de frustração, raiva e injustiça. A seguir tendemos a questionar Deus, culpá-Lo e até podemos amaldiçoar Seu nome.

Qual a diferença descrita no texto que lemos acima? A diferença é que Jó respondeu com adoração em atitudes e palavras, perante Deus, satanás, testemunhas oculares e a sua provação.

PROPÓSITO
Que venhamos compreender que passar pela provação adorando faz toda a diferença na maneira como enfrentamos a provação.

DESENVOLVIMENTO
A adoração no sofrimento é como uma pérola tão estimada, valiosa e agradável de se ver e receber, no entanto, ela é produzida pela dor e sofrimento (1 Pe 2.20,21). É bem verdade que existem sofrimentos que não tem nada a ver com os propósitos de Deus em nossa vida ou com nossa fé.

São aqueles que causamos com nossos próprios erros (1 Pe 4.15,16). Não é por causa do sofrimento que vamos demonstrar maior espiritualidade, mas também não podemos enxergar somente o mal que há no sofrimento, pois ele tem sua utilidade para os propósitos de Deus (1 Pe 5.10).

1) ALEGRIA, PAZ E CONTENTAMENTO
É possível que aquele que tem fé em Jesus e nas promessas da Palavra de Deus, tenha paz, alegria e contentamento mesmo sendo provado ou perseguido. (Mt 5.11,12; Rm 8.18; 2 Co 4.17). O sofrimento e a alegria estão estritamente ligados à vida cristã, e o que nos parece é que a alegria emana naturalmente do sofrimento. Só pode ser coisa de Deus! Só por Ele essa condição pode acontecer.

2) ADORANDO NA ADVERSIDADE
A adoração não é somente um momento de encenação, ela é uma vida que se prostra diante de Deus. É uma forma de viver. Jó era um homem exemplar, íntegro, intercessor, cuidava espiritualmente dos filhos, ajudava aos pobres e desviava do mal. Quando as adversidades chegaram, ele continuou com a mesma atitude, permanecendo em adoração mesmo sem nada. Honrou e conheceu por fim verdadeiramente a Deus (Jó 42.5).

Aplicação pessoal: adore ao Senhor na sua adversidade.

CONCLUSÃO
Jó nos deixou seu exemplo de um verdadeiro adorador, independente da circunstância. É difícil adorar a Deus em momentos de provações como os que ele viveu. Mas Jó fez exatamente isso, ele adorou, ao contrário da natureza humana caída; sabendo que tudo vem de Deus, e que, por isso, devemos receber tudo que vem dEle.

Fonte: Missª Magaly – CEO / Baependi – MG
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Outubro de 2023

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Aflições

Aflições

Texto Base: João 16.33 / João 14.27 INTRODUÇÃOJesus realmente disse que no mundo teríamos aflições, mas isso não significa que perderíamos a paz durante as aflições do mundo. Os textos lidos, dizem que Ele nos deu a Sua paz e pedem para não nos perturbarmos em nossos...

Neutralizando

Neutralizando

Texto Base: 2º Crônicas 32.1-8 INTRODUÇÃO Quebra-gelo: Alguém lembra uma das definições da palavra "NEUTRALIZAR"? Todos os dias nós estamos diante da batalha por uma vida feliz e abençoada. Embora a Bíblia nos garanta que em Cristo Jesus já somos mais que vencedores,...

Vencendo o Conformismo

Vencendo o Conformismo

Texto Base: Josué 1.1-9 INTRODUÇÃOVocê se conforma muito fácil com situações adversas? Temos visto dentro das Igrejas pessoas se conformando muito fácil com situações adversas. Muitos se deixam vencer pelas enfermidades, vida amarrada, casamentos abalados, Igrejas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *