Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Provação e dependência de Deus

Texto Base: Jó 1.21,22

INTRODUÇÃO
O mundo e seu sistema nos ensinam desde pequenos a assumirmos nossa independência, o que de fato é bem vindo em muitas áreas do nosso cotidiano. O mundo está a todo vapor e somos desafiados a todo momento a sermos resolutos. Em qual área você busca ser independente?

Será que no nosso relacionamento com Deus as coisas também funcionam assim? Jó tinha uma vida ideal, ele tinha tudo. Em Cristo Jesus temos tudo! É nisso que precisamos acreditar. Jó sabia que o que ele tinha veio de Deus. Ele escolheu ficar com Aquele que É quando ficou sem nada. Será que estamos servindo a Deus pelo que Ele pode nos oferecer e não por quem Ele é? Em qual nível está nossa dependência de Deus?

PROPÓSITO
Entender que a provação nos ensina a ter total dependência de Deus.

DESENVOLVIMENTO
1) PLENA DEPENDÊNCIA DA VONTADE DE DEUS
Na sua provação, Jó abriu a sua boca não para questionar ou murmurar, ele reconheceu sua contínua e total dependência do poder e da vontade de Deus (v 21).

2) NÃO DEPENDA DO QUE VOCÊ FAZ OU TEM
Nossa confiança e dependência devem estar em Deus, sejam as circunstâncias boas ou ruins. Dependa de Deus em tudo! É ele quem nos fortalece com sua alegria sobrenatural.

Preocupamos com problemas e situações que não podemos mudar, mesmo com todo poder financeiro que temos. Também não podemos produzir muita coisa com esforço próprio (Jo 15.5).

Deus é Deus, por isso nós não podemos compreender os caminhos dEle (Is 55.8,9). Mas podemos ser seus filhos obedientes e desfrutarmos do final que Ele reservou para nós, como para Jó (Hb 13.5).

3) DEPENDER É ENTREGAR-SE
A entrega faz com que Deus seja o Senhor da nossa vida. Sua vontade é o que importará acima de tudo!  Devemos deixar o controle, as ansiedades e as preocupações. Deus cuida, Ele nos responderá na angústia como fez a Jó.

Aplicação pessoal: Entregue verdadeiramente tudo nas mãos do Senhor. Dependa Dele totalmente.

CONCLUSÃO
Como Jó, em sua provação, nós também podemos nos concentrar em Deus e depender da Sua boa, agradável e perfeita vontade. Ao apoiarmos em quem somos, no que podemos fazer ou no que possuímos, com certeza teremos muitos problemas mal resolvidos.

Contudo, quando o Senhor é o nosso foco e nossa dependência está inteira nEle, experimentaremos a Sua graça durante toda a caminhada e o triunfo será certo. Entregar tudo a Deus, depender e confiar em Sua vontade é um processo contínuo em nossas vidas. Dependa de Deus!

Autor: Missª Magaly – CEO / Bapendi – MG 
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel 
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Outubro de 2023

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Restauração da Unidade da Família

Restauração da Unidade da Família

Texto Base: Lucas 1.17 INTRODUÇÃOO versículo base fala de reconciliação entre pais e filhos rebeldes como a condição para a preparação de um povo dedicado ao Senhor. Deus, o Pai celestial, quer restaurar os relacionamentos familiares e trazer cura para as famílias,...

O Milagre na Família

O Milagre na Família

Texto Base: João 2.1-11 INTRODUÇÃODeus está interessado em agir na família antes mesmo de fazer qualquer milagre de cura, libertação ou qualquer outra intervenção miraculosa. Pois, a família tem prioridade no plano divino. Não foi criada para o fracasso....

A Relação entre Família e Fé

A Relação entre Família e Fé

Texto Base: Efésios 3.14-15 INTRODUÇÃODurante o mês de maio vamos falar sobre família – a primeira instituição criada por Deus, a célula base para a formação da sociedade. Nos versículos do texto base, o Apóstolo Paulo declarou a sua rendição à soberana vontade de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *