Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Quando Santificamos o Nome de Deus

Texto Base: Mateus 6.9

INTRODUÇÃO
Na Oração do Pai Nosso dizemos: “Santificado seja o teu nome…”. Entendo que a vontade de Deus é que o Seu nome seja estimado em honra diante dos homens. Hoje, infelizmente, muitos são aqueles que, através do estilo de vida apegado às vaidades e firmados na mentira, têm convertido a glória de Deus em infâmia (Sl 4.2) e, assim, dando ocasião para que os homens zombem do nosso Deus.

PROPÓSITO
O nosso objetivo com essa lição é chegar ao entendimento que o Senhor Jesus não somente ensinou um modelo de oração, mas também, nos incumbiu da missão de exaltar e glorificar a Deus. A oração do Pai Nosso é apenas o começo dessa nossa missão!

DESENVOLVIMENTO
1- Quem é responsável por santificar o nome de Deus?
É quem está fazendo a oração. Somos nós, a Igreja do Senhor Jesus! Nunca podemos esquecer que santificar o nome de Deus é obediência prática ao 3° mandamento (Ex 20.7)
2- Onde o nome de Deus é santificado?
a) Em todo templo consagrado a cultos e orações (II Cr 7.16);
b) Em nosso corpo (I Co 6.19);
c) Em todo lugar em que estivermos (I Co 10.31).
Aplicação prática: quando vamos à Igreja, a nossa reverência exalta a Deus. Quando cuidamos do nosso corpo, exaltamos a Deus. Vamos viver de uma maneira que agrade e glorifique a Deus?
3- COMO VAMOS SANTIFICAR O NOME DE DEUS?
a) Primeiro, devemos entender que o nome do Senhor deve ser temido e honrado. Por isso, não podemos permitir brincadeiras, piadas e conversas fúteis com o Seu nome. Isto é, o mesmo que assentar na roda dos escarnecedores (Sl 1.1).
b) Depois, adequamos a nossa vida em acordo com a natureza de Deus. Devemos viver não apenas na informação da palavra, adquirida em cursos e estudos, mas manifestando o seu poder, dando fruto que glorifique a Deus (Mt 5.16; Jo 15.16).
c) Santificamos o nome de Deus através das situações em que nos encontramos. Quando vêm as dificuldades e as crises, podemos reclamar, murmurar e pecar contra o 3° mandamento, ao não crer naquilo que professamos sobre Deus, ou, poderemos confessar a nossa confiança no Senhor e exaltar o Seu nome.
d) Vamos a alguns exemplos bíblicos de pessoas que exaltaram a Deus acima das circunstâncias difíceis que viveram. Agar santificou o nome de Deus quando estava para morrer de sede e conheceu “Aquele que me vê…” (Gn 16.13). Abraão o santificou quando ofereceu o seu filho para Deus e declarou que “O Senhor Proverá…”. (Gn 22.14). Davi o santificou quando estava no pasto cuidando das ovelhas, enfrentando muitos perigos e declarando que “O Senhor é o meu Pastor…” (Sl 23.1).
Aplicação Prática: Será que Deus não está nos dando uma oportunidade para se revelar e ser engrandecido?

CONCLUSÃO
As crises são as oportunidades para um conhecimento mais profundo do Senhor, são as oportunidades para mostrar que vivemos o 3° mandamento e a oportunidade para santificar o nome de Deus, exaltando-O acima de todas as coisas

Autor: Pr. Luiz Carlos da Costa – CEO / São Lourenço – MG
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Fevereiro de 2020

[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:

[wysija_form id=”2″]

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus e as Leis Instituídas

Deus e as Leis Instituídas

Texto Base: Êxodo 20.1-17 (NTLH) INTRODUÇÃOPara um povo que viveu 430 anos no Egito, mais de 200 anos na escravidão, receber leis que lhe garantisse dignidade na vida foi uma bênção! A partir de Êxodo 20, as leis são destacadas em toda a Bíblia. Diferente do que...

Deus diante das Enfermidades

Deus diante das Enfermidades

Texto Base: Êxodo 15.26 (NTLH) INTRODUÇÃOA doença é uma consequência da desobediência de Adão no Jardim do Éden, e impõe sofrimento para a humanidade. É importante destacar, de antemão, que é prudente procurar os recursos médicos disponíveis, sempre que necessário,...

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *