Texto Base: João 16.33
INTRODUÇÃO
RESILIÊNCIA – embora essa palavra não seja muito usada em nosso vocabulário cotidiano, quantos de vocês
conhecem o seu significado? Dicionário Português: reação positiva face às adversidades, superação, recuperação,
resistência, força e invulnerabilidade.
O termo resiliência se originou da física e significa a capacidade de que são dotados alguns materiais de acumular
energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura. Quando a tensão cessa, não acontece nenhuma deformação. Todo ser humano que crê em Deus, com toda certeza é um ser resiliente.
PROPÓSITO
Aprender que o verdadeiro cristão possui resiliência.
DESENVOLVIMENTO
Você já passou por alguma dificuldade, luta, provação, e saiu com mais fé do que entrou?
O verdadeiro cristão precisa estar preparado para passar por algumas dificuldades sem perder a fé. Os que possuem a fé em Cristo, quando saem de situações desse tipo, tornam-se mais fortalecidos e usam a experiência como aprendizado. Esse termo “ter resiliência” se aplica perfeitamente a nós cristãos (Jo 16.33).
O que você entende ao ler esta expressão: “Tende bom ânimo”? Creio que seria como se Ele estivesse nos
dizendo: “Tenham resiliência”. Vocês conseguirão sair dessa situação melhores do que antes, basta que tenham fé em mim, pois eu venci o mundo. Temos um Deus que nos conhece e que não permite que passemos por dificuldades ou tentações que não possamos suportar (1 Co 10.13).
Três marcas de resiliência na vida do cristão (1 Co 13.13): fé (Hb 11.1), esperança (Hb 6.19 – KJA) e amor
(1 Co 13.4-8).
Três exemplos de pessoas que demonstraram resiliência diante das adversidades:
1) A RESILIÊNCIA DE PAULO (2 Co 11.25-27)
Recebeu cinco quarentenas de açoites menos um, foi açoitado três vezes com varas, apedrejado uma vez quase até a morte, sofreu três naufrágios e era muito perseguido em todos os lugares. Em sua 2ª viagem missionária, Deus lhe deu essa palavra de ânimo pois ainda havia muito a ser feito. E muito ele ainda sofreu após essa injeção de ânimo. Paulo passou sede, fome, frio e nudez, mas venceu o bom combate, acabou a carreira e guardou a fé.
2) A RESILIÊNCIA DE JÓ (Jó 42.5)
Talvez Jó seja uma das pessoas que mais sofreu nessa terra quando falamos de perdas. A impressão que temos é que a
vida dele ficou melhor depois que passou por todas aquelas tragédias. Parece que tudo estava dando certo até que o diabo pede permissão de Deus para tentar a vida dele. Deus, por conhecê-lo, decidiu prová-lo. O diabo tenta, Deus prova. Jó conseguiu entrar e sair da provação e da tentação sem perder a sua originalidade. Tinha ele 10 filhos, muita riqueza e esbanjava saúde, mas o mais importante era que ele temia a Deus e evitava pecar. Do dia para a noite, Jó perdeu quase tudo que tinha:
filhos, riqueza e saúde. Restou apenas sua mulher, mas que não estava ajudando muito. Ela queria muito que Jó amaldiçoasse Deus. Foi assim que Jó saiu mais forte e revigorado.
3) A RESILIÊNCIA DE CRISTO (Fp 2.6-11)
Foi expulso de sua cidade natal, abandonado pelos seus discípulos, foi desacreditado, humilhado, subjugado, ferido e
ultrajado (Is 53.2-3). Cuspiram em seu rosto, deram-lhe vinagre para beber, coroaram-lhe com espinhos, mas tudo suportou, sem revoltar ou desobedecer ao Senhor. Quando você está assolado por tantas cobranças e pressões, o que você precisa fazer? Precisamos manter a sobriedade, sem ceder à ansiedade, manter a paz em meio às tormentas da vida, sendo resilientes (Tg 1.12). Aplicação Prática: Decida ser resiliente!
Aplicação Prática: Decida ser resiliente!
CONCLUSÃO
A luta que você está passando não é para te parar, mas para te fazer crescer. O escritor de Hebreus descreve vários
personagens que confiaram no Senhor até o fim e viram suas promessas se cumprirem. Seja aqui ou na glória, pois Deus não tem prazer naquele que retrocede (Hb 10.38). Seja o que for que você esteja passando agora, seja resiliente.
Fonte: Pr. Marcos Pereira – Comunidade Cristã Shalom
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Abril de 2021
0 comentários