Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Três características de um Cristão maduro

Texto Base: Efésios 4.13

Quebra-gelo: Cite três atitudes que diferem a criança de um adulto.

INTRODUÇÃO
Jesus Cristo suportou o deserto e venceu a tentação do diabo porque era espiritualmente maduro. No Getsêmani, já próximo de sua morte, orava e agonizava ao ponto de suar gotas de sangue, contudo, renunciou seu próprio desejo e fez a vontade do Pai (Lc 22.39-44). No trajeto ao calvário foi: zombado, humilhado, subjugado, ferido, ultrajado, cuspiram em seu rosto, deram-lhe vinagre para beber, coroaram-lhe com espinhos e o açoitaram. Contudo, suportou tudo em silêncio e cumpriu a sua missão até o fim. Como homem, em tudo Jesus foi tentado e superou! Cristo é o nosso modelo de maturidade.

PROPÓSITO
Identificar as características que demonstram a maturidade de um cristão.

DESENVOLVIMENTO
E é Seu desejo que sejamos maduros, porque:

1) O CRISTÃO MADURO EXALA O BOM PERFUME DE CRISTO (2 Co 2.14-15)
Depois que conhecemos Jesus e entregamos a nossa vida a Ele, não podemos mais ser as mesmas pessoas. O que existe em Jesus transforma o nosso interior de tal forma que na medida em que nos aprofundamos em intimidade com Ele, passamos a exalar o Seu bom perfume. Isso é tão rico e produtivo no reino.

Alguém cheio de Deus pode até não falar uma palavra sequer, mas através do seu comportamento, seus gestos e suas reações, ela transpira o amor de Cristo aos outros. Deus deseja exatamente essa maturidade a cada um de nós, para que sejamos estes mensageiros do Seu amor em todos os lugares. No lar, na igreja, no trabalho, onde quer que estivermos. – Reflexão: que mensagem as pessoas estão lendo em mim?

2) O CRISTÃO MADURO É PRODUTIVO (Jo 15.5)
Maturidade resulta em produtividade. O adulto serve, a criança precisa ser servida. A maturidade é determinante para que o cristão entenda sua função no corpo e assuma o propósito de ajudar a agregar no reino. Um cristão imaturo vive precisando de socorro espiritual dos outros, porque não tem forças suficientes para superar até mesmo as pequenas adversidades da vida.

Quem não sabe lidar com seus próprios dramas do dia a dia, como irá ajudar os outros? O Cristão maduro sabe que durante a sua peregrinação terrena haverá lutas e vales, porém, sempre estará de olho no galardão eterno. Um cristão maduro frutifica porque sabe o propósito pelo qual foi criado por Deus (Rm 11.36). Todas as coisas existem para a glória de Deus, e isso inclui cada um de nós. – Reflexão: o que eu tenho feito em prol do crescimento do reino de Deus?

3) O CRISTÃO MADURO É PERSEVERANTE E SABE ENFRENTAR AS ADVERSIDADES (2 Co 4.7-15)
Paulo expressou sua maturidade ao dizer: “Abatidos, porém não destruídos”. São tantas as pressões que tentam nos abater, mas em Cristo Jesus somos mais que vencedores (Rm 8.37). Cristo nos capacita a sermos resilientes, e isso não vem de nós, mas da natureza de Cristo em nosso interior: “E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus” (2 Co 3.4-5). A capacidade de superar as adversidades da vida revela o grau de maturidade de um cristão. Quando olhamos para a história e vemos cristãos sendo devorados por leões por não negarem a fé em Jesus, ficamos envergonhados. Pequenos problemas abatem crianças na fé.

Aplicação prática: devemos buscar ter essas características acima impressas em nossa vida.

CONCLUSÃO
Uma das desculpas que damos diante das adversidades da vida é: “afinal de contas, nós somos apenas humanos e não dá para ser iguais a Jesus, o Filho de Deus”. Se o apóstolo Paulo olhasse hoje para esse argumento humano ele iria declarar: é exatamente isso que o cristão deve aspirar, esforçar-se para ficar a cada dia mais parecido com o Senhor. E, ser resistente diante das provas, frutificar no reino de Deus e, em todos os lugares, exalar o bom perfume de Cristo.

Autor: Igreja Cristã Presbiteriana
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Agosto de 2023

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Vai abastecer, com o que?

Vai abastecer, com o que?

Texto Base: Mateus 19.26 INTRODUÇÃOO homem está disposto, sempre, a vencer seus limites físicos, emocionais e até mesmo os espirituais! O que é impossível para o ser humano, se torna algo desejado e atraente para ser superado e vivenciado. Porém, sem a ajuda de Deus...

Família Estruturada

Família Estruturada

Texto Base: Mateus 7.24-27 INTRODUÇÃOPodemos entender pelo ensinamento do Senhor Jesus que o homem que edifica a sua casa obedecendo os princípios da Palavra de Deus vai superar qualquer adversidade que possa assolar o seu lar. Pois, a sua família está bem...

Restauração da Unidade da Família

Restauração da Unidade da Família

Texto Base: Lucas 1.17 INTRODUÇÃOO versículo base fala de reconciliação entre pais e filhos rebeldes como a condição para a preparação de um povo dedicado ao Senhor. Deus, o Pai celestial, quer restaurar os relacionamentos familiares e trazer cura para as famílias,...

1 Comentário

  1. muito edificante

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *