Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Verdades Essenciais do Evangelho: O Espírito Santo Transforma nossas Vidas

Texto base: João 14.16-26

INTRODUÇÃO  
Muitas pessoas sabem um pouco sobre Deus, o Pai, e um pouco sobre Jesus, o Filho, no entanto há uma tremenda ignorância sobre o Espírito Santo. Sendo absolutamente igual ao Pai e ao Filho, o Espírito Santo tem uma atuação imprescindível para a salvação do homem. Ele atua desde o convencimento do pecado até a transformação da nossa vida. É Ele quem leva o pecador ao arrependimento, quem age juntamente com a Palavra na regeneração do homem e ainda é quem vem para habitar no interior de cada salvo, capacitando-o a viver como cristão e a expressar a vida de Cristo. Ele é maravilhoso! Precisamos conhecê-Lo melhor e desfrutar muito mais de Sua presença em nós. É sobre isso que vamos ver em mais detalhes a partir de agora.

DESENVOLVIMENTO 
Muitos perguntam: o que é o Espírito Santo? O Espírito Santo não é um espírito, uma influência ou uma força, mas uma Pessoa. Ele tem todas as características de uma pessoa. Ele pensa (At 15.28), fala (At 1.16), lidera (Rm 8.14) e pode ser entristecido (Ef 4.30). Algumas vezes é chamado de “Espírito de Cristo” (Rm 8.9) ou “Espírito de Jesus” (At 16.7). Ele é o caminho pelo qual Jesus está presente com seu povo. Outros perguntam: como é Ele? Ele é algumas vezes descrito no grego original como “paráklētos” (Jo 14.16).

Talvez seja difícil traduzir essa palavra, mas significa “estar ao lado de”, como um consolador, conselheiro, confortador e encorajador. Jesus disse que o Pai nos mandaria outro Consolador. A palavra “outro” significa no texto “igualmente”, “do mesmo modo”. Em outras palavras, o Espírito Santo é igualzinho a Jesus: tê-Lo é como ter Jesus conosco, só que habitando dentro de cada um de nós. Por isso Jesus disse: “compreenderão que eu estou em vocês” (Jo 14.20). Vejamos algumas características do Espírito Santo que transforma a vida do cristão:

O Espírito Santo habita naquele que crê
Somos a casa do Espírito Santo. Somos o templo dEle. Se alguém não tem o Espírito Santo dentro de si, esse não é de Deus. Nosso corpo foi morto pelo pecado, e nós vivemos porque o Espírito do Senhor vive em nós (Rm 8.9-10, I Co 3.16 e 6.19).

O Espírito Santo guia aquele que crê
Quando permitimos que o Espírito Santo habite em nós, Ele assume o controle de nossas vidas e nos conduz pelos caminhos da verdade que foram traçados por Deus (Rm 8.14, Gl 5.18, Jo 16.13).

O Espírito Santo mata a carne daquele que crê
Quando o Espírito Santo assume o controle de nossas vidas, Ele nos ajuda a matar a nossa carne, nos afasta das paixões e desejos do mundo, como a prostituição, avareza, idolatria, etc. (Rm 8.13, Gl 5.24, Cl 3.5).

O Espírito Santo vivifica aquele que crê
Já seria muito bom se o Espírito Santo apenas nos garantisse a ressurreição. No entanto, Ele vai muito além e vivificará o nosso corpo físico, onde Ele faz morada (Rm 8.11; 2 Co 5.5; Ef 1.13-14).

O Espírito Santo testifica àquele que crê
O Espírito Santo confirma no nosso espírito que nos tornamos filhos de Deus e, por isso, participaremos com Ele da Sua glória (Rm 8.14-17).

O Espírito Santo tem o melhor para aquele que crê
A Palavra de Deus é clara ao afirmar que temos as primícias do Espírito Santo. Isso quer dizer que temos os primeiros frutos, os começos de tudo que Deus vai nos oferecer no céu (Rm 8.23).

O Espírito Santo ajuda aquele que crê
É o Espírito Santo que sustenta o cristão contra as tentativas de Satanás e o ajuda a vencer as suas fraquezas. Não é por acaso que Ele é chamado de “ajudador” e “consolador” (Rm 8.26-27, Jo 14.26, 15.26 e 16.7,8).

CONCLUSÃO
O Espírito Santo não é um “turista” que vem morar dentro de nós apenas por um tempo. Não! Ele habita em nós e foi enviado por Deus para estar sempre conosco (Jo 14.16-17). Ele é o nosso ajudador em todos os momentos e deseja ser nosso amigo íntimo. Por isso, dê espaço a Ele e deixe que Ele assuma o controle de sua vida (Jo 7.37-39).

Fonte: Igreja Batista Central / Belo Horizonte – MG
Adaptado por: Pr. Eduardo Garcia – MCEO / Baependi – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Outubro de 2018

[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:

[wysija_form id=”2″]

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

Deus governa sobre o caos

Deus governa sobre o caos

Texto Base: Gênesis 45.5 (NTLH) INTRODUÇÃO A injustiça dos irmãos de José foi parte de um processo em sua vida para o cumprimento do propósito divino. Deus usa toda situação para o cumprimento do seu plano. Agora mesmo toda injustiça contra nós pode ser usada para um...

Deus vai abençoar quem andar em Sua Presença

Deus vai abençoar quem andar em Sua Presença

Texto Base: Gênesis 39.2 (NTLH) INTRODUÇÃO José, filho de Jacó, alcançou o topo do sucesso quando se tornou o governador do Egito. Mas até chegar à posição mais elevada no país, todos os privilégios que um jovem poderia usufruir lhe foram roubados. PROPÓSITO Aprender...

1 Comentário

  1. Gostei muito. Deus abençoe.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *