Texto Base: Hebreus 6.17-20
INTRODUÇÃO
Muitas pessoas vivem uma vida desgastante porque não conseguem confiar em ninguém para nada. Algumas dessas pessoas, de tão feridas, chegam a transmitir aos filhos o ensinamento de que não podem confiar em ninguém, somente em si próprias. É uma vida um tanto quanto cansativa. Não poder descansar, ou ter com quem contar na hora da luta, acaba com nossa esperança de uma vida mais tranquila e feliz. Você sabia que a âncora é o símbolo geralmente usado para representar a esperança? Para os marinheiros, poder baixar a âncora em meio à tempestade, significa refúgio, esperança de se salvarem.
PROPÓSITO
Aprender a confiar verdadeiramente naquele que pode nos conduzir e sustentar nos momentos mais difíceis: Jesus!
DESENVOLVIMENTO
As decepções na vida são inevitáveis. Muitas pessoas, porém, se machucam a ponto de não conseguirem mais confiar em ninguém. Como na curiosidade citada acima, um navio, em meio à forte tempestade, precisa encontrar lugar onde possa baixar sua âncora, a fim de não ser mais agitado de um lado para outro e, dessa forma, evitar uma tragédia. As tempestades que têm rondado nossas vidas nos últimos tempos (pandemia, UTI, mortes, isolamento social, ameaças de abalos econômicos e político, etc.) têm feito com que muitas pessoas sejam agitadas de um lado para outro sem saber onde podem ancorar suas vidas. É necessário que haja esperança para que possamos continuar firmes em nosso interior, mesmo que a tempestade ainda esteja ao nosso redor. Porém, num mundo de tantas mentiras e falsidades, onde podemos encontrar esperança? O texto que lemos nos fala que a esperança é a âncora da nossa alma, ou seja, precisamos dela para que possamos permanecer firmes e estáveis em meio a um mundo tão abalável.
1) JESUS É A PRÓPRIA ESPERANÇA (Hb 10.23; Is 40.31)
Vemos, na Bíblia, que o mundo estava completamente sem esperança. A lei era pesada demais e as pessoas desejavam uma reforma política, econômica, social e até mesmo espiritual. Jesus veio ao mundo exatamente para suprir essa carência, Ele era a própria esperança. Mas Jesus não era a esperança somente para aquele tempo, Ele continua sendo para os nossos dias. Não existe esperança fora de Jesus. Para que nossa vida volte a ter vida, é necessário que Jesus traga essa reforma que precisamos e que entendamos que, através dele, temos tudo aquilo que é necessário para voltarmos a acreditar que coisas boas estão por vir. Ele é a âncora que precisamos pra nossa vida.
2) ESSA ÂNCORA É INABALÁVEL (Rm 15.13)
Diferente de qualquer outro lugar onde você busque depositar sua confiança na tentativa de resgatar sua esperança, Jesus é a âncora inabalável. O texto nos fala que Deus estava mostrando aos seus herdeiros o quanto podemos confiar e depositar nossa esperança. Independente das circunstâncias, das coisas que vemos e ouvimos, podemos ter a convicção de que as tempestades não poderão nos destruir, pois estamos ancorados nele. A esperança é o que de fato nos mantém firmes.
3) DECIDA ANCORAR SUA ALMA NO SENHOR (Jr 17.7-8)
Há muitas coisas nas quais podemos acreditar. Em todas elas encontraremos alguma palavra que alivie nosso coração. Porém, todas elas podem, em algum momento, cair por terra, mas não Jesus. Nós temos a oportunidade de voltar nosso coração para as palavras do mundo, ciência, conhecimento de alguém, mas podemos hoje decidir voltar o nosso coração à palavra de Jesus (II Co 5.7, Sl 28.7).
Aplicação Prática: avalie onde você tem ancorado sua alma. Sua esperança está somente em Jesus ou você tem tido esperança em outras coisas? Perceba se você tem se sentido ansioso com as notícias ruins.
CONCLUSÃO
As circunstâncias e a falta de esperança nos atiram de um lado para o outro. É necessário que a nossa alma esteja ancorada em Jesus que é a própria esperança. Você gostaria de estar ancorado em Jesus? Então coloque a mão em seu coração e vamos orar.
Fonte: www.estudosdecelulas.com.br
Adaptação: Flávia Ribeiro
Correção Gramatical: Samuel L. Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Abril de 2022
0 comentários