Texto Base: Mateus 13.44
INTRODUÇÃO
No texto lido, Jesus contou uma parábola comparando o Reino de Deus a um tesouro escondido que um homem achou e vendeu tudo o que tinha para comprar o campo onde estava escondido aquele tesouro. A parábola fala do valor que devemos dar quando encontramos o Tesouro chamado Jesus. Devemos abrir mão de tudo para não perder esse Tesouro, mas, infelizmente, muitos cristãos, ao invés de renunciar tudo o que tem por amor a Jesus, querem apenas tudo o que Jesus tem para ele. Invertemos os valores.
PROPÓSITO
Entender e reconhecer o que realmente é mais valioso na nossa vida.
DESENVOLVIMENTO
1) A FALTA DE RENÚNCIA (Mt 19.29)
Somos ensinados, desde cedo, sobre tudo aquilo que Jesus conquistou na cruz por nós, mas negligenciamos que tais conquistas são consequência de uma vida de renúncia por amor a Cristo. No texto lido, Jesus disse que os que receberiam cem vezes mais são aqueles que primeiro renunciaram por amor a Ele.
Aplicação Prática: pergunte quem já teve a experiência de renunciar algo que amava por amor a Jesus. Compartilhe com o grupo!
2) VONTADE PRÓPRIA (Pv 16.25)
A vontade própria, isto é, a inclinação de vivermos para satisfazer os nossos próprios desejos também faz com que invertemos os valores. O texto de Provérbios diz que “há um caminho que parece correto ao homem, mas o seu fim conduz à morte”. Isso acontece quando vivemos segundo nossos próprios desejos carnais.
Aplicação Prática: leia Gálatas 5.16-21 e peça para o grupo comentar sobre o texto lido.
3) INTERESSE PRÓPRIO (Lc 15.11-14)
O interesse próprio também é algo que nos leva a inverter os valores. O filho pródigo, da parábola contada por Jesus, não se importou com o amor e sentimento de seu pai, ele apenas exigiu o seu direito. Muitas vezes nos comportamos como o filho pródigo quando exigimos algo de Deus visando apenas o nosso próprio interesse. Não perguntamos ao Pai sobre a Sua vontade, pensamos apenas em nosso próprio interesse.
Aplicação Prática: em sua opinião, como saber a vontade de Deus para nossas vidas?
CONCLUSÃO
Cremos piamente que Jesus morreu para nos dar a vida eterna e cremos também que o sacrifício de Jesus nos trouxe muitas outras bênçãos, como libertação, cura, prosperidade, etc… Mas jamais devemos inverter os valores espirituais buscando Deus por aquilo que Ele nos dá. Nossa busca por Deus, prioritariamente, tem que ser por amor a Ele, por quem Ele é, não por aquilo que Ele faz. Não é errado pedir bênçãos a Deus, o próprio Jesus nos ensinou a pedir, mas temos que vigiar nosso coração para nunca invertermos os valores!
Fonte: Igreja Amor e Cuidado
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Abril de 2022
0 comentários