Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Determinação

Texto Base: Jó 22.28 RC

INTRODUÇÃO
A determinação é uma forte inclinação para alcançar algo desejado. Podemos também definir a palavra determinação como a qualidade de permanecer firme num objetivo. Trata-se de uma qualidade imprescindível para uma pessoa alcançar um sonho.

PROPÓSITO
O texto lido como base nos ensina que, quando uma pessoa determina fazer algum negócio, ela fica firme no seu propósito.

DESENVOLVIMENTO
Três lições sobre determinação:

1) SER DETERMINADO É UMA QUESTÃO DE ESCOLHA E DECISÃO (Dn 1.8)
O homem é um realizador por excelência. Em Gn 1.26-28 diz que Deus criou o homem para frutificar, dominar e sujeitar a terra. Deus o criou com a capacidade de lançar as bases para o seu futuro através de suas escolhas. Não se contaminar com a porção do rei foi uma escolha e, consequentemente, uma decisão que Daniel determinou em seu coração.
Aplicação Prática: com suas palavras, comente qual a sua definição de uma pessoa determinada e o segredo para se manter assim.

2) A DETERMINAÇÃO É UM DOS SEGREDOS PARA PROSPERIDADE (EM TUDO) (Dn 6.7-10,28)
A determinação fez toda diferença na vida de Daniel. Quando ele determinou não se contaminar com a porção do Rei, foi promovido de escravo para governador, e foi esta mesma determinação que o levou a continuar orando só a Deus, não dobrando o seu joelho diante do Rei Dario para lhe fazer petição e dar adoração. O versículo 28 diz que foi essa atitude que o fez prosperar.
Aplicação Prática: você já conquistou algo usando como base a determinação?

3) PESSOAS DETERMINADAS NUNCA DESISTEM (Ne 1.1-4 / 2.4-5 / 6.15-16)
Deus sempre honra pessoas determinadas. Neemias recebeu de Hanani um relatório negativo de sua Pátria, dizendo que os sobreviventes ao exílio estavam em grande aflição e humilhação, os muros de Jerusalém estavam derrubados e suas portas queimadas. Mesmo diante de uma situação de total adversidade, ele não desanimou. Neemias levantou-se, venceu toda oposição e liderou a reconstrução dos muros de Jerusalém, nos ensinando que pessoas determinadas nunca desistem.
Aplicação Prática: qual o maior inimigo que nos impede de sermos pessoas determinadas?

CONCLUSÃO
Com Daniel e Neemias, aprendemos que uma pessoa determinada vence qualquer adversidade em sua vida, pois o Deus que servimos nos criou para vencer. Por isso, podemos declarar que podemos todas as coisas naquele que nos fortalece (Fp 4.13), e em Cristo Jesus somos mais que vencedores (Rm 8.37). Eu profetizo uma unção de determinação sobre sua vida em Nome de Jesus!

Fonte: Igreja Amor e Cuidado
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Abril de 2022

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Vai abastecer, com o que?

Vai abastecer, com o que?

Texto Base: Mateus 19.26 INTRODUÇÃOO homem está disposto, sempre, a vencer seus limites físicos, emocionais e até mesmo os espirituais! O que é impossível para o ser humano, se torna algo desejado e atraente para ser superado e vivenciado. Porém, sem a ajuda de Deus...

Família Estruturada

Família Estruturada

Texto Base: Mateus 7.24-27 INTRODUÇÃOPodemos entender pelo ensinamento do Senhor Jesus que o homem que edifica a sua casa obedecendo os princípios da Palavra de Deus vai superar qualquer adversidade que possa assolar o seu lar. Pois, a sua família está bem...

Restauração da Unidade da Família

Restauração da Unidade da Família

Texto Base: Lucas 1.17 INTRODUÇÃOO versículo base fala de reconciliação entre pais e filhos rebeldes como a condição para a preparação de um povo dedicado ao Senhor. Deus, o Pai celestial, quer restaurar os relacionamentos familiares e trazer cura para as famílias,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *