Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

A Graça Salvadora

Texto Base: João 1.16-17

INTRODUÇÃO
Você foi gracioso para com alguém nesta semana? Pode contar como foi?

Você já foi surpreendido em alguma falta e alguém já foi gracioso para com você? Como foi?

DESENVOLVIMENTO
Às vezes nos perguntamos como receber mais graça ou pensamos que se tivermos determinadas atitudes, mereceríamos mais graça. Vimos na semana passada que não é assim; graça é dádiva de Deus. Tem origem em Deus e é movida somente por Ele.

1. Origem da graça salvadora
Toda a graça está em Deus (I Pe 5.10) e nós recebemos graça salvadora por intermédio de Jesus Cristo, nos comunicando tudo o que é dEle de maneira contínua. Moisés deu a lei, mas Jesus Cristo trouxe a graça.

“Porque todos nós temos recebido de sua plenitude e graça sobre graça. Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por        meio de Jesus Cristo” (Jo 1.16-17).

2. Características da graça salvadora
A graça tem diversas características que podem ser distinguidas na Palavra de Deus. Hoje falaremos daquelas que achamos muito importantes para o nosso estudo, quais sejam:

. Ela é soberana
A lei não foi capaz de proporcionar a redenção, pelo contrário, com a lei o pecado ficou ainda mais evidente, mostrando a necessidade de uma redenção plena e total que veio mediante Jesus Cristo pela graça. A evidência do reino do pecado foi a morte; a evidência do reino da graça é a vida eterna pela justiça de Cristo.

“Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça, a fim de que, como o pecado reinou pela a morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor” (Rm 5.20-21).

. Ela é superabundante
A graça é infinitamente mais poderosa para o bem do que o pecado de Adão foi para o mal. Ela transbordou nos dando muito mais do que aquilo que o pecado de Adão nos tirou.

“Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos” (Rm 5.15).

. Ela é multiforme
Os crentes em Cristo são abençoados com dons espirituais diversos ou capacitações especiais dadas pelo Espírito Santo para servirem uns aos outros e testemunharem como vivem as pessoas no reino de Deus.

“Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas” (I Pe 4.10).

. Ela é suficiente
A graça de Deus é suficiente para vivermos uma vida vitoriosa em qualquer circunstância. Muitas vezes Deus nos abençoa nessa terra, não destruindo ou retirando um mal que nos aflige, mas, pela graça, transformando-o em motivo de fé, crescimento espiritual e testemunho.

“Mas ele me disse: minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Co 12.9).

. Ela é eterna:
Deus planejou e determinou a salvação da humanidade desde a eternidade. Portanto, salvação é um ato da graça imensurável do Senhor, independente do esforço humano, mas baseada no sacrifício de seu filho Jesus Cristo.

“… nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos” (2 Tm 1.9).

1. Você já recebeu a graça salvadora de Jesus Cristo?
2. Você tem visto a graça operando em sua vida?
3. Você tem orado e agradecido a Deus pela sua graça?

CONCLUSÃO
A graça é tudo o que precisamos para viver uma vida vitoriosa. Não podemos, em momento algum, depender dos nossos esforços, capacidade, talentos naturais, etc., mas depender da graça que é capaz de suprir toda a nossas deficiências.

Fonte: Igreja Batista Central / Belo Horizonte – MG
Adaptado por: Pr. Eduardo Garcia – MCEO / Baependi – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Setembro de 2018

[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:

[wysija_form id=”2″]

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus diante das Enfermidades

Deus diante das Enfermidades

Texto Base: Êxodo 15.26 (NTLH) INTRODUÇÃOA doença é uma consequência da desobediência de Adão no Jardim do Éden, e impõe sofrimento para a humanidade. É importante destacar, de antemão, que é prudente procurar os recursos médicos disponíveis, sempre que necessário,...

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

Deus governa sobre o caos

Deus governa sobre o caos

Texto Base: Gênesis 45.5 (NTLH) INTRODUÇÃO A injustiça dos irmãos de José foi parte de um processo em sua vida para o cumprimento do propósito divino. Deus usa toda situação para o cumprimento do seu plano. Agora mesmo toda injustiça contra nós pode ser usada para um...

2 Comentários

  1. boa noite
    Irmãos.
    abraços

  2. Muito bom

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *