Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

A Graça na Vida do Crente

Texto base: Efésios 2.8-10

INTRODUÇÃO
Vimos como a graça operou na vida e ministério de Jesus. E quanto a nós? Será que é da mesma forma ou igual proporção? Esta semana vamos estudar como recebemos a graça e como ela opera em nós.

DESENVOLVIMENTO
A graça de Deus é o início de tudo e o que faz toda a diferença em nossa vida diária. Somente pela graça entramos em relacionamento com Deus, o Pai, vivemos para Ele e voltaremos para Ele. O que nós precisamos  é aprender a usufruir de todos os benefícios que a graça nos concedeu.

1. O que a graça trouxe à realidade em nossa vida?
. Somos eleitos pela graça
“Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça” (Rm 11.5);

. Somos chamados pela graça
“Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça” (Gl 1.15);

. Somos justificados com base na graça
“Sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus” (Rm 3.24);

. Somos salvos pela graça
“Deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões – pela graça vocês são salvos”  (Ef 2.5);

. Somos redimidos e perdoados pela graça
“Nele temos a redenção, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus” (Ef 1. 7);

2. Como a graça opera em nós.
. Capacita para as lutas espirituais
Vivemos em constante luta, não contra homens, mas contra poderes espirituais demoníacos, contra os quais temos que usar as armas espirituais. Por natureza, somos fracos, mas, somente pela graça com todos os seus benefícios, podemos lutar e vencer esse tipo de batalha.
“Mas ele me disse: “a minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”  (2 Co 12.9).

. Capacita para trabalhar na obra de Deus
O trabalho na obra de Deus não pode ser feito com base na competência humana. Só pode ser feito pelo homem movido pela graça que  opera de maneiras diferentes em cada um.
“Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi inútil; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo” (1 Co 15.10).

. Capacita a exercer os dons espirituais
Os dons espirituais não são inatos, mas dados pela graça para os crentes para que sejam exercidos conforme a vontade de D eus, visando sempre a edificação do homem e da igreja.
“Tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada…” (Rm 12.6).

. Capacita a glorificar a Jesus
Vivermos uma vida digna do Senhor, glorificando o nome dele através do cumprimento do seu propósito para nós, só é possível pela graça presente em nossa vida.
“A fim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós, nele, segundo a graça de nosso Deus e do senhor Jesus Cristo”  (2 Ts 1.12).

. Capacita a servir uns aos outros
Servimos com o que recebemos de Deus, simplesmente administrando aquilo que Ele nos concede.
“Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” ( I Pe 4.10).

3. Como devemos agir em relação à graça
Saber que a graça produz tudo em nossa vida é um lado da moeda. Mas devemos ter algumas atitudes em relação à graça no nosso viver diário como cristãos a fim de que ela continue produzindo aquilo que Deus planejou para nós.

. Permanecer na graça
Na graça nós estamos, mas podemos nos privar dela. Isso acontece se deixarmos o pecado dominar nossa vida e vivermos  deliberadamente nele.
“Atentando diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus…” (Hb 12.15).

. Crescer na graça
Crescemos na graça quando deixamos de confiar em nós, dependemos de Deus, e temos atitude correta diante da su   a palavra.
“… não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza; antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”(2 Pe 3.18).

. Transmitir graça
Transmitimos graça ao próximo quando temos atitudes baseadas na palavra de Deus em nossos relacionamentos. “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para a edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” (Ef. 4.29).

CONCLUSÃO
Vimos nestas lições o valor extraordinário da graça de Deus em nossa vida. Precisamos desistir de
confiar em nós para depender da graça, que é a capacitação de Deus, para vivermos a vida cristã.
. Você tem vivido na dependência da graça Jesus Cristo?
. Como você tem dependido da graça?

Desafio para a semana: Rever nossas posturas e relacionamentos como igreja e em nossas famílias, baseados no desafio que a palavra de Deus nos faz como fonte de graça para nossa vida:

“Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Ora, o Deus de toda graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar” (1 Pe 5.5,10).

Fonte: Igreja Batista Central / Belo Horizonte – MG
Adaptado por: Pr. Eduardo Garcia – MCEO / Baependi – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Setembro de 2018

[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:

[wysija_form id=”2″]

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Restauração da Unidade da Família

Restauração da Unidade da Família

Texto Base: Lucas 1.17 INTRODUÇÃOO versículo base fala de reconciliação entre pais e filhos rebeldes como a condição para a preparação de um povo dedicado ao Senhor. Deus, o Pai celestial, quer restaurar os relacionamentos familiares e trazer cura para as famílias,...

O Milagre na Família

O Milagre na Família

Texto Base: João 2.1-11 INTRODUÇÃODeus está interessado em agir na família antes mesmo de fazer qualquer milagre de cura, libertação ou qualquer outra intervenção miraculosa. Pois, a família tem prioridade no plano divino. Não foi criada para o fracasso....

A Relação entre Família e Fé

A Relação entre Família e Fé

Texto Base: Efésios 3.14-15 INTRODUÇÃODurante o mês de maio vamos falar sobre família – a primeira instituição criada por Deus, a célula base para a formação da sociedade. Nos versículos do texto base, o Apóstolo Paulo declarou a sua rendição à soberana vontade de...

2 Comentários

  1. Excelente estudo, gostei muito. Deus continue abençoando sua vidas em nome de Jesus muito obrigado foi muito precioso pra mim.

  2. A paz do Senhor Jesus muito bom estudo sobre a graça Deus continue lhe usando amém

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *