Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Verdades Essenciais do Evangelho: Só Jesus Salva

Texto Base: João 3.16

INTRODUÇÃO
Vamos começar uma nova série de estudos em nossas células. Esta será uma série muito interessante, porque nos ajudará a entender verdades fundamentais da Bíblia que irão nos ajudar no processo de transformação de nossa alma e na mudança de nossas tendências e valores.

 DESENVOLVIMENTO              
Leitura Bíblica: João 3.16
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que   nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Pergunta: Como Ele provou o seu amor para conosco? Deixe alguém responder e depois leiam Jo 15.13; Rm 5.8 e Ef 5.1-8).

Para que entendamos o processo de salvação, devemos estar cientes que:
Todos pecaram, desobedecendo a Deus – Precisamos compreender que, como nosso criador e querendo o nosso máximo bem e sucesso, Deus nos deu os seus mandamentos. Leiam I Re 2.3 e Sl 1.1-3. Porém, não existe nenhuma pessoa justa que tem obedecido aos mandamentos de Deus (Rm 3.10-12).

Pergunta: Existe alguém que nunca pecou, exceto Jesus? Deixe alguém responder e confira Rm 3.23 e Is 64.6.

O resultado do pecado é muito sério – A Bíblia afirma que o resultado do pecado é a morte (Rm 6.23). Sabemos que todos vão morrer fisicamente, mas a morte espiritual é quando a pessoa é separada de Deus eternamente (Ap 20.11-15, 21.8). Depois que a pessoa morrer, ela é julgada e não haverá outra chance (Hb 9.27). Ao contrário do que muitos pensam, nem todos vão herdar o reino de Deus (I Co 6.9-10).

Ninguém pode ser salvo fazendo boas obras – A salvação é um presente de Deus completamente gratuito e recebido pela fé, não através de nossos esforços. Leiam Ef 2.8-9 e Tt 3.4-7 com muita atenção. Ninguém será justificado ou perdoado por obedecer a qualquer lei, sacramento ou ritual, ou por pertencer a uma igreja ou fazer parte de uma família piedosa. Para serem justificados, todos precisam ter fé em Jesus Cristo (Gl 2.16).

Só Jesus pode nos salvar. Ninguém pode chegar a Deus, senão for por Jesus (Jo 14.6) – Ele é o único nome pelo qual podemos ser salvos, como afirma claramente Atos 4.10-12. Então quem tem Jesus, tem a vida eterna; quem não tem Jesus, não tem a vida eterna (I Jo 5.10-12). É simples assim! Simples mesmo!

Precisamos nos arrepender dos nossos pecados para sermos perdoados – Quando João Batista começou a pregar, ele só falava de arrependimento (Mt 3.2). Quando Jesus começou seu ministério, também começou pregando sobre arrependimento (Mt 4.17). Jesus disse que veio ao mundo exatamente para isso: chamar os pecadores ao arrependimento (Lc 5.32). Ele chegou a afirmar que há imensa alegria no céu quando um pecador se arrepende (Lc 15.7). Arrependimento genuíno envolve vários passos:

1. Reconhecer o pecado.
2. Sentir tristeza pelo pecado, mas uma tristeza segundo Deus, produzida pela convicção do espírito Santo (2 Co 7.9-10).
3.Virar as costas para o pecado e decidir de todo coração abandoná-lo.
4. Fazer restituição quando for necessário (Lc 19.8), como, por exemplo, pedir perdão às pessoas que tenha ofendido, devolver objetos ou dinheiro furtado, voltar pra casa, etc.

Deus perdoa completamente os nossos pecados e nunca mais seremos condenados por Ele – Jesus derramou seu sangue numa morte terrível por crucificação para a remissão completa (perdão) dos nossos pecados (Mt 26.28 e I Jo 1.7). Quem é justificado dos seus pecados pelo sangue de Jesus, é salvo por Ele da ira de Deus (Rm 5.9) e agora pode experimentar a paz de uma das maiores promessas da Bíblia: Deus se esquece dos nossos pecados confessados. Vejam Hb 8.12, 10.17, Is 43.25 e Sl 103.11-13. A Bíblia afirma que simplesmente não há mais nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus, ou seja, para os que não vivem mais como viviam antes, mas vivem como convertidos pela fé em Jesus Cristo, o Salvador (Rm 8.1).

CONCLUSÃO
Somos salvos pela graça mediante a fé (Ef 2.8). Agora devemos permanecer firmes da mesma maneira, pela fé e através da graça de Deus que nos fortalece e capacita a fazer as coisas certas diante de Deus. Paulo diz em 2 Co  1.24 que “é pela fé que vocês permanecem firmes”.

Se você já recebeu Jesus como seu Senhor e Salvador, você tem a vida eterna (Jo 3.36, Jo 1.12, Rm 10.9-10, I Jo 5.12-13). Isso deve ser um motivo de grande alegria, paz  e, também, a maior razão para você se tornar um vibrante adorador. Afinal, Jesus fez tudo por nós! Você deve perseverar nesta decisão e nesta escolha, sabendo que o maligno tentará lançar dúvidas e acusações, dizendo que você não tem a salvação. Não duvide das promessas de Deus. A Palavra de Deus garante que você já tem a vida eterna (Jo 3.16).

Fonte: Igreja Batista Central / Belo Horizonte – MG
Adaptado por: Pr. Eduardo Garcia – MCEO / Baependi – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Outubro de 2018

[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:

[wysija_form id=”2″]

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

A Verdade sobre a Mentira na Vida Cristã

A Verdade sobre a Mentira na Vida Cristã

Texto Base: Atos 5.1,11 INTRODUÇÃOA história de Ananias e Safira é um relato impactante sobre as consequências da mentira, especialmente quando relacionada à fidelidade e à entrega a Deus. Este episódio revela a seriedade com que Deus vê a sinceridade e a integridade...

Desafios dos Seguidores Ocasionais

Desafios dos Seguidores Ocasionais

Texto Base: 1 Coríntios 15.19 INTRODUÇÃO No caminho da fé, encontramos diversos níveis de comprometimento entre os seguidores de Cristo. Um grupo particular é o dos seguidores ocasionais, que, apesar de sua aparente proximidade e atividade na igreja, possuem um...

A Eficácia da Oração do Justo

A Eficácia da Oração do Justo

 Texto Base: Tiago 5.16b INTRODUÇÃOAtravés da história de Ezequias, vemos o poder transformador da oração. Diante de uma sentença de morte, Ezequias voltou-se para Deus, demonstrando que a oração sincera e cheia de fé pode mudar situações aparentemente definitivas....

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *