Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

A Nova Jerusalém

Texto Base: 2 Pedro 3.9-13 – João 14.1-3 – Filipenses 3.20

Introdução
Quebra-gelo: Consegue imaginar como seria o mundo sem pecado? Na Nova Jerusalém estaremos eternamente na presença de Deus. Esse será o destino de todas as pessoas que tiveram suas vestes lavadas no sangue do Cordeiro (Ap 22.14).

PROPÓSITO
Conhecer como será a nossa vida na Nova Jerusalém.

DESENVOLVIMENTO
A Bíblia nos dá “pistas” de como será esse lugar maravilhoso:

1) NÃO HAVERÁ PECADO, NEM AS SUAS CONSQUÊNCIAS (Ap 21.1-7)
O céu será livre de pecado. Tanto a morte como o pecado serão coisas do passado. Dá para imaginar um mundo sem pecado? Você já fez algo recentemente por causa do pecado? Pelo menos, você já reclamou de algo? Você se preocupou? Você resmungou? Guardou quando deveria compartilhar? Escondeu alguma coisa? Saiba que tudo isso você não fará no céu.

O pecado gerou milhares de corações quebrados e quebrou milhões de promessas. Todo vício está diretamente ligado ao mundo de pecado. Sua desconfiança foi causada por pecado. Preconceito, roubo, mentira, adultério, traição – fruto do pecado. Mas no céu tudo isso acabará. “Consegue imaginar como seria o mundo sem pecado? Se puder, consegue imaginar o céu!” (Max Lucado)

2) SERÁ COMO FOI PROJETADO PARA O JARDIM DO ÉDEN (Ef 2.1-7)
A Bíblia começa com um Jardim e termina com uma cidade, a Nova Jerusalém. O propósito inicial de Deus sempre foi ter muitos filhos. Antes de Adão e Eva pecarem,

Deus já havia dado a ordem para se multiplicarem e encherem a terra (Gn 1.28). O pecado sutilmente entrou no mundo, mas o Senhor com Seu eterno amor proveu uma correção de percurso para que no final tudo volte ao Seu plano original: ter muitos filhos e estar eternamente no meio deles. Você que tem Jesus vai desfrutar de tudo o que Deus sonhou para Seus filhos. O Senhor deseja ter comunhão conosco, estar conosco.

É o pecado que nos separa de Deus (Is 59.2). Na Nova Jerusalém vamos viver livres do pecado, onde estaremos para sempre com o Senhor.

3) CARACTERÍSTICAS DA JERUSALÉM CELESTIAL (Ap 22.1-5)
Ela terá 12 portas com os nomes das 12 tribos de Israel. Foi através do povo de Israel que Deus abençoou a humanidade com a vinda do nosso Salvador, e abriu as portas da vida eterna (Ap 21.12); a muralha terá 12 fundamentos referente aos 12 apóstolos de Jesus, simbolizando o ensino apostólico sobre Jesus, que é o fundamento da Igreja (Ap 21.14); a cidade será gigantesca, tamanho suficiente para abrigar todos os salvos (Ap 21.15-16); seu muro intransponível mostra uma vida eterna segura e protegida de todo mal (Ap 21.17); construída com ouro e pedras preciosas para uma vida eterna bela e duradoura (Ap 21.18-21); não precisaremos de luz, pois a glória de Deus será visível e clara, guiando todos em todo tempo (Ap 21.22-23); as suas portas ficarão abertas a aqueles que amam e adoram a Deus (Ap 21.24-26); jamais entrará nela coisa contaminada (Ap 21.27); ali achar-se-á o rio e a árvore da vida que representa a restauração e a cura, renovação e abundância de vida, tudo vindo direto de Deus (Ap 22.1-2); também estará ali o trono do Altíssimo e do Cordeiro de Deus, e nós viveremos eternamente em Sua presença (Ap 22.3-4).
Consegue imaginar quão glorioso será? Coração humano jamais imaginou.

Aplicação pessoal: Vamos nos alegrar com expectativa de morar na Nova Jerusalém!

CONCLUSÃO

A vida eterna será incomparavelmente melhor (Fp 1.23). Consegue pensar você caminhando em ruas de ouro? A Nova Jerusalém será tão linda, preciosa e deleitosa, que a nossa mente nem consegue imaginar.

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1 Co 2.9). Ame e aguarde a volta do nosso Senhor Jesus Cristo! Em breve, para toda a eternidade, você estará na Nova Jerusalém.

Fonte: Ig. Cristã Presbiteriana
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Novembro de 2023

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Restauração da Unidade da Família

Restauração da Unidade da Família

Texto Base: Lucas 1.17 INTRODUÇÃOO versículo base fala de reconciliação entre pais e filhos rebeldes como a condição para a preparação de um povo dedicado ao Senhor. Deus, o Pai celestial, quer restaurar os relacionamentos familiares e trazer cura para as famílias,...

O Milagre na Família

O Milagre na Família

Texto Base: João 2.1-11 INTRODUÇÃODeus está interessado em agir na família antes mesmo de fazer qualquer milagre de cura, libertação ou qualquer outra intervenção miraculosa. Pois, a família tem prioridade no plano divino. Não foi criada para o fracasso....

A Relação entre Família e Fé

A Relação entre Família e Fé

Texto Base: Efésios 3.14-15 INTRODUÇÃODurante o mês de maio vamos falar sobre família – a primeira instituição criada por Deus, a célula base para a formação da sociedade. Nos versículos do texto base, o Apóstolo Paulo declarou a sua rendição à soberana vontade de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *