Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Princípios do Caráter

Texto Base: Filipenses 2.22 ARA/KJA

INTRODUÇÃO
Esta semana vamos aprender e saber a importância do caráter para nossas vidas

PROPÓSITO
Reconhecer quais pontos de nosso caráter ainda precisam da transformação do Senhor.

DESENVOLVIMENTO
1) A CRIAÇÃO DO HOMEM (Gn 1.26)
Quando Deus criou o homem, tinha um sonho: formá-lo à Sua imagem e semelhança. Você sabe o que é ser imagem e semelhança de alguém?

É ser parecido a tal ponto de ser confundido com a outra pessoa. Deus queria que a Sua obra prima fosse parecida com Ele em todas as coisas, inclusive no caráter. E quando terminou Sua obra, olhou e viu que era muito bom.

2) O QUE É CARÁTER?
Caráter é o conjunto das qualidades e dos hábitos que cada um de nós tem. Você, provavelmente, já deve ter ouvido alguém dizer: “Fulano não tem caráter” ou “Quem faz isso é alguém sem caráter”. Na verdade, caráter todo mundo tem, pois são as qualidades, as características próprias de cada pessoa. A questão é: o caráter é bom ou mau? Quais são as características de um mau caráter? (I Co 6.9 / 11.1)

De maneira geral, é o hábito da mentira, do engano, da rebeldia, da desobediência, da falta de respeito para com o próximo, da falta de amor, da falta de temor ao Senhor, da agressividade, da violência, do roubo, da inveja, da ira, da maldade etc…

Podemos dizer que o mau caráter está ligado às obras da carne, que Paulo cita em Gl 5.16-21. E o bom caráter? Podemos associá-lo ao fruto do Espírito (Gl 5.22,23). São os hábitos de obediência, cordialidade, amabilidade, integridade, honestidade, mansidão, bondade, paz, alegria, amor, o andar na verdade, em justiça, sendo reto em tudo o que faz. Este deve ser o caráter do cristão, de alguém que conhece a Jesus e procura viver segundo a Palavra de Deus. (1 Jo 2.6)

3) O DESEJO DE DEUS (I Pe 1.16)
O desejo de Deus é formar a imagem e a natureza de Jesus dentro de cada um de nós, tornando-nos, a cada dia, mais parecidos com Ele. Para isso, o caráter de Jesus tem que ser impresso em nós.

Você sabe o que é imprimir? É colocar em algo uma marca profunda, assim como quando levamos uma camiseta para que seja impressa uma gravura ou frase. Você entende?

O que Deus quer fazer é colocar dentro de nós o caráter de Jesus, é imprimir em nós uma marca única, para que os outros, ao olharem para nós, para o nosso comportamento, possam ver que somos filhos de Deus, que em nós brilha a glória do Pai, que a santidade está em nossa vida

Aplicação Pessoal: Vamos aperfeiçoar nosso caráter segundo o que aprendemos na lição de hoje.

CONCLUSÃO
Todo líder de excelência, todo homem ou mulher de Deus, que deseja realmente ser imagem e semelhança do seu Criador, precisa ter um bom caráter.

A mentira, a desobediência, a rebeldia, o engano, o roubo, a violência, a maldade, o colar na sala de aula, os palavrões, as brincadeiras indecentes, o fumo, a bebida, não podem fazer parte da sua vida.

Você quer realizar o sonho de Deus? Então, se esforce para ter o caráter de Cristo e para que a glória e a santidade de Deus se derramem por meio da sua vida, amém.

Fonte: igrejavidas.org
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Novembro de 2023

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus e as Leis Instituídas

Deus e as Leis Instituídas

Texto Base: Êxodo 20.1-17 (NTLH) INTRODUÇÃOPara um povo que viveu 430 anos no Egito, mais de 200 anos na escravidão, receber leis que lhe garantisse dignidade na vida foi uma bênção! A partir de Êxodo 20, as leis são destacadas em toda a Bíblia. Diferente do que...

Deus diante das Enfermidades

Deus diante das Enfermidades

Texto Base: Êxodo 15.26 (NTLH) INTRODUÇÃOA doença é uma consequência da desobediência de Adão no Jardim do Éden, e impõe sofrimento para a humanidade. É importante destacar, de antemão, que é prudente procurar os recursos médicos disponíveis, sempre que necessário,...

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *