Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

A Regeneração da Alma

Texto Base: II Coríntios 5.17 / I João 3.9 / I Pedro 1.3

Introdução
Faça agora uma resenha de sua vida (dê um minuto para constatarem, com os olhos fechados, como estão). Observe o cenário que você visualiza. O que você aprecia e gosta? O que você rejeita, desaprova ou te faz mal? Na verdade, gostaria de se livrar ou mesmo mudar coisas? Quando a alma está desordenada, sem alinhamento ou falta identidade, ela precisa ser regenerada. Para um cristão, isso só é possível em Cristo Jesus.

PROPÓSITO
Fazer uma autoanálise da nossa alma, buscando crescimento nesse novo ano que se inicia.

DESENVOLVIMENTO
1) MUDANÇA DE CENÁRIO
A regeneração da nossa alma mudará o cenário da nossa vida, desalinhada, bagunçada e sem vida. Devemos buscar por nossa nova identidade em Cristo. Uma vida de renúncia do nosso eu, amor e doação; que revele os propósitos de Deus para a humanidade, no seu Reino. Nosso novo cenário revelará quem fomos chamados para ser. Mude o cenário: outrora criaturas, perdidos; agora filhos amados do Pai, sua nova identidade com pertencimento (Ef 5.1,2).

2) A INDEPENDÊNCIA É REMOVIDA PELA FÉ
A autossuficiência é uma falha no caminho pela fé. Ser independente é ser infeliz, amaldiçoado e condenado pela palavra. Um cristão deve ser totalmente dependente do seu Senhor. Mude o cenário: Troque autossuficiência pela dependência total e fé nEle (Jr 17.5-7,5). ANSIEDADE = CONTROLE (1 Pe 5.7).

3) A VONTADE PRÓPRIA É SUBMETIDA À OBEDIÊNCIA
A obediência nos faz desfrutar das promessas de Deus. Ela nos faz conquistar o que tanto almejamos, porém, é necessário passar pelo processo da transformação do nosso caráter. Mude o cenário: Troque sua vontade própria pelo fruto do Espírito, vista-se do novo homem (Gl 5.22-25).

4) A AUTOSSATISFAÇÃO É SUBSTITUÍDA PELA AUTONEGAÇÃO
O evangelho nos ensina a negar a nós mesmos, pois somos extremamente egoístas. Deus nos ensina a dar e liberar aos outros, Ele quer nos libertar da prisão do egocentrismo e da barganha. Mude o cenário: Acrescente as cores vibrantes do altruísmo (Ef 4.22-24 / Cl 1.21-23 NTLH).

CONCLUSÃO E APLICAÇÃO PRÁTICA
É fundamental que conheçamos a nossa nova identidade em Cristo Jesus. Isso não é fácil, pois necessitamos abandonar nosso velho homem com seus hábitos pecaminosos e sentimentos desajustados. Temos maravilhosas promessas liberadas para serem vividas, porém, isso só será possível se permitirmos ser transformados pelo Espírito Santo. Desse modo, não provaremos dessa regeneração, se não ouvirmos e não praticamos o que Deus fala sobre quem somos na Sua Palavra. Busque esse conhecimento na Bíblia.

Autora: Miss. Magaly (CEO / Baependi – MG)
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Janeiro de 2024

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

A Verdade sobre a Mentira na Vida Cristã

A Verdade sobre a Mentira na Vida Cristã

Texto Base: Atos 5.1,11 INTRODUÇÃOA história de Ananias e Safira é um relato impactante sobre as consequências da mentira, especialmente quando relacionada à fidelidade e à entrega a Deus. Este episódio revela a seriedade com que Deus vê a sinceridade e a integridade...

Desafios dos Seguidores Ocasionais

Desafios dos Seguidores Ocasionais

Texto Base: 1 Coríntios 15.19 INTRODUÇÃO No caminho da fé, encontramos diversos níveis de comprometimento entre os seguidores de Cristo. Um grupo particular é o dos seguidores ocasionais, que, apesar de sua aparente proximidade e atividade na igreja, possuem um...

A Eficácia da Oração do Justo

A Eficácia da Oração do Justo

 Texto Base: Tiago 5.16b INTRODUÇÃOAtravés da história de Ezequias, vemos o poder transformador da oração. Diante de uma sentença de morte, Ezequias voltou-se para Deus, demonstrando que a oração sincera e cheia de fé pode mudar situações aparentemente definitivas....

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *