Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

A Regeneração da Alma

Texto Base: II Coríntios 5.17 / I João 3.9 / I Pedro 1.3

Introdução
Faça agora uma resenha de sua vida (dê um minuto para constatarem, com os olhos fechados, como estão). Observe o cenário que você visualiza. O que você aprecia e gosta? O que você rejeita, desaprova ou te faz mal? Na verdade, gostaria de se livrar ou mesmo mudar coisas? Quando a alma está desordenada, sem alinhamento ou falta identidade, ela precisa ser regenerada. Para um cristão, isso só é possível em Cristo Jesus.

PROPÓSITO
Fazer uma autoanálise da nossa alma, buscando crescimento nesse novo ano que se inicia.

DESENVOLVIMENTO
1) MUDANÇA DE CENÁRIO
A regeneração da nossa alma mudará o cenário da nossa vida, desalinhada, bagunçada e sem vida. Devemos buscar por nossa nova identidade em Cristo. Uma vida de renúncia do nosso eu, amor e doação; que revele os propósitos de Deus para a humanidade, no seu Reino. Nosso novo cenário revelará quem fomos chamados para ser. Mude o cenário: outrora criaturas, perdidos; agora filhos amados do Pai, sua nova identidade com pertencimento (Ef 5.1,2).

2) A INDEPENDÊNCIA É REMOVIDA PELA FÉ
A autossuficiência é uma falha no caminho pela fé. Ser independente é ser infeliz, amaldiçoado e condenado pela palavra. Um cristão deve ser totalmente dependente do seu Senhor. Mude o cenário: Troque autossuficiência pela dependência total e fé nEle (Jr 17.5-7,5). ANSIEDADE = CONTROLE (1 Pe 5.7).

3) A VONTADE PRÓPRIA É SUBMETIDA À OBEDIÊNCIA
A obediência nos faz desfrutar das promessas de Deus. Ela nos faz conquistar o que tanto almejamos, porém, é necessário passar pelo processo da transformação do nosso caráter. Mude o cenário: Troque sua vontade própria pelo fruto do Espírito, vista-se do novo homem (Gl 5.22-25).

4) A AUTOSSATISFAÇÃO É SUBSTITUÍDA PELA AUTONEGAÇÃO
O evangelho nos ensina a negar a nós mesmos, pois somos extremamente egoístas. Deus nos ensina a dar e liberar aos outros, Ele quer nos libertar da prisão do egocentrismo e da barganha. Mude o cenário: Acrescente as cores vibrantes do altruísmo (Ef 4.22-24 / Cl 1.21-23 NTLH).

CONCLUSÃO E APLICAÇÃO PRÁTICA
É fundamental que conheçamos a nossa nova identidade em Cristo Jesus. Isso não é fácil, pois necessitamos abandonar nosso velho homem com seus hábitos pecaminosos e sentimentos desajustados. Temos maravilhosas promessas liberadas para serem vividas, porém, isso só será possível se permitirmos ser transformados pelo Espírito Santo. Desse modo, não provaremos dessa regeneração, se não ouvirmos e não praticamos o que Deus fala sobre quem somos na Sua Palavra. Busque esse conhecimento na Bíblia.

Autora: Miss. Magaly (CEO / Baependi – MG)
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Janeiro de 2024

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Você é Habitação do Espírito Santo

Texto Base: Efésios 3.16-19 INTRODUÇÃOVocê tem dado a devida liberdade ao Espírito Santo para morar em você e te auxiliar em sua caminhada cristã? Nós podemos limitar a ação do Espírito Santo em nossa vida, sabia? Quando tivermos dificuldades, situações complicadas,...

Idolatria do Coração – parte 2

Idolatria do Coração – parte 2

Texto Base: Efésios 5.5; Filipenses 3.19 INTRODUÇÃOSerá que quando pensamos em idolatria imaginamos somente ídolos de madeira, metal entre outras coisas que nossos olhos físicos podem ver? Você já parou para pensar que existem outros ídolos que são ocultos aos nossos...

Idolatria do Coração

Idolatria do Coração

Texto Base: 1 João 5.21; 2 Reis 17.33 INTRODUÇÃOOs israelitas perderam a fé dos seus antepassados distanciando-se do Senhor. Por esse motivo, Deus permitiu que fossem exilados para outras nações e seu território ficasse despovoado. Igualmente, hoje, nós perdemos o...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *