Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Dicas para cultivar a Presença

Texto Base: Romanos 8.9-17

INTRODUÇÃO
Quebra-gelo: você quer mais de Deus?

Você gostaria de cultivar a presença do Espírito Santo? De ser amigo de Deus e receber do alto o poder diário? Vamos ver algumas dicas para você, que talvez, num primeiro momento não seja tão fácil, mas é possível com seu esforço. Difícil para começar, mas depois fica leve e prazeroso para continuar. Vejamos:

PROPÓSITO
Aprender a como ser um cultivador da presença do Espírito Santo.

DESENVOLVIMENTO
1) A PRIMEIRA DICA – HUMILHE-SE NA SUA PRESENÇA (Lc 18.13-14)
É você reconhecer que depende dEle e dizer: “por favor Pai, eu quero tanto! Eu não mereço, mas eu quero a Sua presença!” Um coração quebrantado e contrito, não desprezará o Senhor (Sl 51.17). O Espírito Santo conhece cada coração (Jr 17.10). De preferência ore de joelhos em sinal de humilhação.

Olhe para Ele e faça confissão de seus pecados; diga a Ele que você está arrependido de viver uma vida sem poder; e renda-se dizendo: Senhor toma-me, estou aqui, sou todo Teu. Ore com fé e sinta-se como um cálice que vai sendo cheio pelo óleo precioso da unção de Deus. Peça a Ele: “Senhor eu quero mais e mais” até transbordar. Você precisa pedir com fé para ser cheio (Lc 11.13). – Esvaziar-se de si mesmo para poder ser cheio Dele.

2) A SEGUNDA DICA – CUIDE DE SEUS LÁBIOS (Sl 141.3)
O Espírito Santo é uma pessoa com sentimentos, sensível como uma pomba. Não o entristeça com suas palavras (Ef 4.29-30). Jamais critique alguém que esteja sendo cheio do Espírito Santo. Nunca diga: ele está se mostrando, ou está exagerando. Cada pessoa tem uma forma de agir e reagir diante da Sua presença. Honre o Espírito Santo com palavras de fé a seu respeito.

No lugar de murmurar, glorifique a Deus. “Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome” (Hb 13.15). Um dos segredos do rei Davi está revelado na sua oração, ao pedir para Deus purificar os seus lábios. Cuide de seus lábios e confesse: eu o amo, e o Senhor quer, e eu serei revestido com a Sua constante e doce presença. A Sua unção permanecerá em mim e mudará a minha vida de acordo com o Seu propósito.

3) A TERCEIRA DICA – PRATIQUE MUITO LOUVOR (Sl 34.1-3)
Se você tem carro, no trânsito não ouça músicas profanas e nem notícias ruins, ouça louvor. Na academia, coloque fone de ouvido e ouça louvor. Se você é dona de casa, na hora que está fazendo a comida ou arrumando a casa, escute louvores.

Onde tiver oportunidade louve. Escolha um local isolado em casa e crie o hábito de naquele horário orar, louvar e adorar ao Senhor. Peça para o Espírito Santo te unir ao universo que adora a Deus. Louve-o, exalte-o, diga a Ele que o ama, que Ele é grande, Criador, Soberano, Todo Poderoso. A Bíblia diz que os cânticos espirituais nos enchem do Espírito Santo (Ef 5.17-19).

4) A QUARTA DICA – APLIQUE A PALAVRA DE DEUS (Tg 1.21-25)
Se você tem dificuldade de falar a verdade, procure na Bíblia versículos que falam sobre dizer a verdade, leia eles pela manhã e declare: hoje eu não vou falar nenhuma mentira. Eu sozinho sei que não vou conseguir, mas eu vou vencer esse mal com a ajuda do Espírito Santo.

Veja em qual área você está pecando, escolha os versículos apropriados e aplique isso todos os dias. O cuidado de cumprir a Palavra de Deus vai gerar em você: unção, poder e autoridade. O pecado jaz à porta, cabe a você o esforço de resistir e dominá-lo (Gn 4.7) – Jesus venceu a tentação com a Palavra. Estude, ore e aplique a Palavra de Deus.

Aplicação Prática: Seja humilde, vigie o que sai de seus lábios, cante muitos louvores e viva a palavra de Deus.

CONCLUSÃO
Você quer cultivar a doce presença do Espírito Santo? Como está seu coração? O seu desejo por Deus atrai a Sua presença. Humilhe-se diante Dele, cuide de seus lábios, louve-o mais e mais e não meça esforços para obedecer e cumprir a vontade de Deus relevada em Sua Palavra. – Desfrute da Sua presença e alinhe o seu coração ao do Pai Celestial.

Fonte: Igreja Cristã Presbiteriana
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Setembro de 2023

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Você é Habitação do Espírito Santo

Texto Base: Efésios 3.16-19 INTRODUÇÃOVocê tem dado a devida liberdade ao Espírito Santo para morar em você e te auxiliar em sua caminhada cristã? Nós podemos limitar a ação do Espírito Santo em nossa vida, sabia? Quando tivermos dificuldades, situações complicadas,...

Idolatria do Coração – parte 2

Idolatria do Coração – parte 2

Texto Base: Efésios 5.5; Filipenses 3.19 INTRODUÇÃOSerá que quando pensamos em idolatria imaginamos somente ídolos de madeira, metal entre outras coisas que nossos olhos físicos podem ver? Você já parou para pensar que existem outros ídolos que são ocultos aos nossos...

Idolatria do Coração

Idolatria do Coração

Texto Base: 1 João 5.21; 2 Reis 17.33 INTRODUÇÃOOs israelitas perderam a fé dos seus antepassados distanciando-se do Senhor. Por esse motivo, Deus permitiu que fossem exilados para outras nações e seu território ficasse despovoado. Igualmente, hoje, nós perdemos o...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *