Texto Base: Efésios 4.2-3, 29,31,32
INTRODUÇÃO
Qual é o ambiente que nos desafia a sermos verdadeiros cristãos? Onde somos mais vistos, considerados, julgados, recebidos, aceitos, encarados, criticados e classificados? Na família, é claro! Cada um tem a sua peculiar família.
Neste ambiente, não fazemos cerimônia, nos sentimos à vontade para sermos nós mesmos. Na família identifica-se quem é quem. Ao conviver com os demais membros da família, aprendemos a manipular situações a nosso favor, tirar vantagens, camuflar nossos erros, defender nosso território e aprendemos a amar. A família não foi projetada para ser um lugar de desavenças constantes, guerras ou um lugar de solidão. O lar foi planejado para vivenciar o amor e a unidade entre todos seus membros. Por esse motivo devemos exercitar o texto bíblico de Efésios 4, citado acima.
DESENVOLVIMENTO
É possível que vivamos por anos com nossa família e não tenhamos nenhum vínculo de amor com ela. Você já parou para entender o que leva você a viver assim, independente do afeto, companheirismo e união que a família pode proporcionar?
Em 1 Jo 4.10, aprendemos que o segredo para conseguir amar não é encontrado em nosso amor por Deus, mas em Seu amor por nós. Ele nos amou quando ainda não o conhecíamos e sacrificou seu Filho em nosso lugar para nos religar a Ele. Não podemos amar alguém que não conhecemos. A família é o lugar perfeito para exercitarmos o amor, pois conhecemos as pessoas com as quais convivemos, mais que as demais. Vejamos alguns tópicos para refletirmos:
Será que eu amo minha família? Eu sinto que nasci em uma família errada?
Se eu amo minha família e eles me amam, por que somos frios ou rudes uns com os outros e não conseguimos ficar juntos? O que posso fazer para melhorar o relacionamento da minha família? Não se assuste com o que você pôde concluir. Anime-se! Deus tem respostas funcionais em sua Palavra.
UNIDADE – Cada pessoa da família é singular em suas necessidades, capacidades e ponto de vista diferentes, porém, a harmonia da família, assim como da igreja, reflete a unidade (Ef 4. 11,12).
HUMILDADE – Quando surgem problemas na família, a Bíblia diz “sejam humildes” (Ef 4.2), bem educados, pacientes. O bom testemunho e os fundamentos da fé devem ser compartilhados dentro da família.
COMUNICAÇÃO – A maneira como você comunica desfaz a dureza do coração ou causa ira (Pv 15.1,4). A verdade deve ser falada com amor, sem brutalidade. Se você ama o seu irmão e não diz a verdade a ele, é hipocrisia. Sejamos verdadeiros e amorosos. (Cl 3.16).
FARDOS – Presumir que conhecemos todos os fatos é um erro. Não sabemos as bagagens que o outro carrega. Estas cargas podem ser muito pesadas, frágeis ou difíceis de lidar. A Palavra nos ensina como proceder uns com outros (Cl 3.12-15). Tratemos os outros como gostaríamos que fôssemos tratados (Lc 6.31). Alivie a bagagem do seu próximo. Não permita que a falta de paciência, atenção, bondade e perdão sobrecarregue um pouco mais aqueles com quem você convive. Avalie como Deus tem sido paciente com você.
OBEDIÊNCIA – A submissão à autoridade exige mais que meras palavras (Mt 21.28-30; 7.21). Como agimos à autoridade de Jesus quando temos que ser submissos aos pais, marido, irmãos mais velhos e avós? A submissão é um chamado à obediência ao Senhor.
AJUDA – Ajudar os membros da família engloba estar juntos, confortar (Mt 5.4), orar, abraçar, envolver-se nas tarefas domésticas e ajudar nas despesas financeiras quando for necessário.
CONCLUSÃO E APLICAÇÃO PRÁTICA
A família é saudável quando todos usam seus talentos e dons para servirem uns aos outros. Devemos adaptar-nos às discrepâncias uns dos outros e relacionarmos em harmonia. Façam o bem e a diferença dentro da sua família sendo submissos à vontade do Senhor Jesus em amor para com aqueles que você convive. Respeitar e ajudar, ao invés de julgar e criticar. Praticar o amor e a unidade que é muito semelhante à família de Deus (Ef 4.11,12).
Autoria: Missª Magaly – CEO / Baependi – MG
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Maio de 2023
0 comentários