Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Mulher – O toque final do Criador

Texto Base: Provérbios 31.30 (KJA)

INTRODUÇÃO
Você já parou para pensar que o motivo de Deus ter criado Eva partiu da necessidade do homem por uma companheira? Deus sabia que o homem não ficaria bem sem uma mulher por perto. Como seria a procriação, a quem Adão amaria, com quem dividiria seu tempo, suas falas, realizações após o trabalho, para quem ele devia sorrir e abrir seu coração? Após seis dias criando as mais diversas e maravilhosas obras, Deus concluiu com chave de ouro sua criação (Gn 1.31).

A feminilidade projetada e moldada por Deus na mulher fez com que Eva completasse Adão e trouxesse um tipo especial de beleza ao mundo. Um essencial e indispensável auxílio para o homem. Mas a serpente enganou Eva, não foi? Então, qual o propósito de Deus para a mulher depois da queda?

A mulher foi criada à imagem de Deus com um toque de singularidade. O modo próprio de ser da mulher, uma expressão da glória dEle, manifesta-se através do cuidado, sensibilidade, compaixão e criatividade. Uma benção para a humanidade. Porém, o que podemos observar no mundo é que a mulher está sob o jugo da culpa e desobediência, assim como o homem, depois da queda.

Algumas mulheres tendem a reinterpretar seu papel, descritos na Palavra e planejados de antemão por Deus. Essa situação, o sistema e a cultura trazem conflitos interiores e nos relacionamentos. O projeto original para a essencial e bela mulher que Deus criou não mudou, ele continua valendo!

PROPÓSITO  
Mostrar o valor da mulher no plano de Deus e a indispensável companhia dela ao lado do homem!

DESENVOLVIMENTO (1 Sm 25)
Vamos olhar alguns aspectos através da vida de Abigail, uma personagem bíblica feminina.

1) ABIGAIL COMO MULHER
A Bíblia descreve Abigail como uma mulher de beleza extraordinária, sensata e pacificadora. “Suave como o cetim e forte como o aço”. Abigail era uma mulher bem resolvida, apesar da circunstância e cultura em que era submetida.

2) ABIGAIL COMO ESPOSA
Abigail casou-se com um homem insensato, rude e mal-humorado chamado Nabal, que negou ajuda a Davi, o rei que Deus escolheu para a nação de Israel. Podemos cogitar que, como esposa, Abigail sofria abusos verbais, emocionais e até físicos, analisando o comportamento do marido e a cultura em que estava inserida. Acreditamos que o desequilíbrio instalado dentro do casamento por atitudes opostas entre eles culminava em um jugo desigual, o que causava sofrimento e dor em Abigail.

3) ABIGAIL E O PLANO DE DEUS
Abigail não poderia prever o impacto que sua postura ousada causaria no âmbito terreno e espiritual. Como intercessora pela sua vida, do marido, casa, servos e até por Davi, ela impediu que fossem destruídos e mortos. Mostrou a Davi que ele estava prestes a tomar uma decisão precipitada sem a aprovação de Deus.

Ela mostrou através de uma metáfora que Deus atiraria os inimigos de Davi para longe como uma pedra em uma funda. Ela reconhecia o reinado de Davi como promessa e vontade de Deus a ser cumprida. Davi tomou Abigail como esposa depois que Deus feriu Nabal e ele morreu por sua insensatez. Com certeza ela o auxiliou e isso foi importante para Davi e toda nação de Israel.

4) CARACTERÍSTICAS DE ABIGAIL
Acessível (ouviu seus sevos), focada, corajosa, determinada , diligente, organizada (preparou refeições para 600 homens, deu ordens a seus sevos), visão ampliada (leitura precisa das circunstâncias), pacificadora (aplacou com sabedoria a ira e o mal que Davi poderia cometer), bem informada (reconheceu o futuro reinado de Davi), estrategista e política (pediu que Davi se lembrasse dela quando o Senhor lhe fizesse bem).

CONCLUSÃO E APLICAÇÃO
Abigail não absorveu o mal de um relacionamento com desrespeito, falta de afeto e rejeição. Muito menos deixou que a insegurança afetasse seu julgamento, decisão e comportamento. Não fugiu da responsabilidade em auxiliar seu marido, cuidar de sua casa e ajudar ao próximo. Ela não manipulou a situação a seu favor, mas fez uma leitura sábia e correta dos acontecimentos e agiu estrategicamente.

A mulher foi planejada para ser ajudadora do homem, o que parece ser um papel secundário e atualmente ultrapassado. Esse equívoco traz muitos conflitos pessoais e nos relacionamentos. Ambos são importantes e desenvolvem papéis diferentes. A mulher foi o toque final e essencial para completar o homem (Gn 2.18).

O Ministério CEO parabeniza todas mulheres por esse dia e agradece a Deus por vocês serem as guerreiras destemidas, intercessoras e ajudadoras do nosso Ministério! Reconhecemos quão grande é o valor da mulher entre nós!

Autoria: Miss. Magali CEO-BP
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Março de 2023

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Aflições

Aflições

Texto Base: João 16.33 / João 14.27 INTRODUÇÃOJesus realmente disse que no mundo teríamos aflições, mas isso não significa que perderíamos a paz durante as aflições do mundo. Os textos lidos, dizem que Ele nos deu a Sua paz e pedem para não nos perturbarmos em nossos...

Neutralizando

Neutralizando

Texto Base: 2º Crônicas 32.1-8 INTRODUÇÃO Quebra-gelo: Alguém lembra uma das definições da palavra "NEUTRALIZAR"? Todos os dias nós estamos diante da batalha por uma vida feliz e abençoada. Embora a Bíblia nos garanta que em Cristo Jesus já somos mais que vencedores,...

Vencendo o Conformismo

Vencendo o Conformismo

Texto Base: Josué 1.1-9 INTRODUÇÃOVocê se conforma muito fácil com situações adversas? Temos visto dentro das Igrejas pessoas se conformando muito fácil com situações adversas. Muitos se deixam vencer pelas enfermidades, vida amarrada, casamentos abalados, Igrejas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *