Texto Base: Filipenses 1.6
INTRODUÇÃO
Você já ousou querer mudar o rumo da sua história? Como conquistar uma vida extraordinária?
Apesar de toda facilidade e acesso que temos na presente era em que vivemos, como avanços na ciência, tecnologia, informação, conhecimento, saúde, educação, entre outros, concluímos que ainda não aprendemos a lidar com tudo isso.
O que nos parece é que a nossa sociedade vai se tornando mais vulnerável e indefesa a cada dia. O ativismo nos consome e só nos resta acreditar que estamos lutando contra forças fora do nosso controle. Passamos de crise em crise sem desacelerar. Como vencer as pressões, dentro e fora de nós, que nos oprimem?
Estamos à procura de âncoras que nos proporcionem segurança e isso só será possível através da nossa fé em um Deus de amor, Onisciente, Onipresente e Onipotente. Experiência já temos de sobra, pois já lutamos, erramos, conquistamos, tropeçamos, caímos, porém uma vida de vitórias e notória só pode vir de Deus. É Ele quem nos levanta. Seu plano é o melhor para nós. Por que não vivemos uma vida memorável?
PROPÓSITO
É necessário conhecer e vivenciar princípios da Palavra de Deus para obter êxito e contentamento.
DESENVOLVIMENTO
Texto base: Gn 37.18-36 e capítulos 39, 40, 41 (a vida de José).
Sabemos que existem coisas que não desejamos passar, mas todos já passamos por certas experiências como: irritação, traição, mágoas, injustiças, rejeição, desilusão, solidão, etc… Como reagimos a estas circunstâncias?
Qual foi a atitude de José diante das circunstâncias que envolveram a vida dele? Como isso afetou a vida de José? José permaneceu fiel ao Senhor, guardou Seus mandamentos mesmo quando tentado, escravizado e encarcerado. Transformou suas situações degradantes em experiências positivas por suas ações corretas. Como estamos nos comportando?
Deus está tão perto de nós, mas constantemente o ignoramos. Não compartilhamos nada com Ele, a menos que algo dê errado e fiquemos desapontados.
1- Embora Deus esteja sempre conosco, nossa falta de direção e autossuficiência, por não sabermos esperar a resposta e a direção de Deus, nos impedem de visualizarmos o topo da montanha. Essa névoa causa em nós desilusão, desânimo e dúvida.
2- Quando permanecemos confortavelmente resguardados das fortes tempestades da vida, acreditando que o dinheiro, status social, realizações, conquistas, aceitação, família, cônjuge e amigos são nossos alicerces, com certeza nosso mundo desabará a qualquer hora. Nossa identidade deve estar estruturada em algo maior do que o mundo possa oferecer. Diz o ditado: “A vida não se resume a quem você é, mas sim a quem você pertence”. A quem você pertence essencialmente? Ou acredita que pertence? A você mesmo, ao sistema ou a Deus?
Deus tem um propósito distinto para cada um de nós. Quando finalmente entendermos isso, poderemos deixar as rédeas, deixá-Lo mover em nós e através de nós. Viveremos uma vida de vitórias para Deus e por meio de Seu poder.
Aplicação prática: ler, pesquisar, conhecer e procurar entender a Palavra de Deus com o auxílio do Espírito Santo é imprescindível. Nunca deixe de estudar a Bíblia e aplicar seus ensinamentos em sua vida diária.
CONCLUSÃO
A Bíblia nos oferece inúmeros princípios e nos mostra um caminho de êxito testado por muitos servos de Deus, através de milhares de anos, como o de José do Egito. Para se obter uma vida sustentada por paz interior, alegria com contentamento, tanto nos bons como nos maus momentos, enfrentar a ansiedade, o medo e as pressões desta vida é necessário conhecer e aplicar as verdades reveladas nas Escrituras Sagradas.
Autoria: Miss. Magali CEO-BP
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Março de 2023
0 comentários