Texto Base: Tiago 1
INTRODUÇÃO
O Senhor Jesus nos escolheu para gerar frutos que glorifiquem a Deus (Jo 15.16). Os frutos são obras que dão autenticidade à fé que professamos. Estudando a Epístola de Tiago, aprenderemos sobre algumas práticas que justificam a fé de um cristão.
PROPÓSITO
Ensinar que o cristão deve produzir obras para justificar a sua fé.
DESENVOLVIMENTO
1) PRIMEIRA OBRA – VENCER AS PROVAÇÕES COM ALEGRIA (Tg 1.2-12)
Somos encorajados a viver com alegria em meio ao caos da tribulação. Isso é possível quando compreendemos que a provação é um processo de Deus que produzirá maturidade (v. 4) e sabedoria (v. 5), quando cremos que a provação é um combate cujo vencedor será recompensado com a coroa da vida (v. 12). A perspectiva bíblica sobre as provações promoverá a alegria e paz no coração do filho de Deus (Jo 15.11; 16.1,4,33).
2) SEGUNDA OBRA – VENCER AS TENTAÇÕES (Tg 1.13-21)
É importante diferenciar provação e tentação. A provação vem das pressões externas e visa experimentar o cristão para provar a sua fé. Já a tentação vem atraída pelas paixões da carne (v. 14), por isso devem ser rejeitadas todas as formas de impurezas, malícia, ira, etc (vs. 19–21). A tentação é vencida com a obediência à Palavra de Deus (Sl 119.9-11; Mt 4.1,4,7,10 NTLH).
3) TERCEIRA OBRA – PRATICAR A VERDADEIRA RELIGIÃO (Tg 1.22-27 NTLH)
A essência da religião que agrada a Deus é a obediência integral à Palavra (vs. 22-23) que tem o poder de transformar o homem pela renovação da mente (Rm 12.2). O homem transformado tem o coração cheio do bom tesouro, é santo no modo de falar (v. 26; Lc 6.45), tem fome e sede de justiça (v. 27; Mt 5.6-7 NTLH) e tem uma conduta irrepreensível diante de todas as pessoas (v. 27).
Aplicação Prática: faça uma autoanálise e avalie se não está num estágio de esterilidade. Sejamos frutíferos!
CONCLUSÃO
Que o Espírito Santo gere em nós o seu fruto (Gl 5.22-23). Então a nossa fé verdadeiramente honrará a Deus.
Autor: Pr. Luiz Carlos da Costa – CEO / Soledade de Minas – MG
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Agosto de 2021
0 comentários