Texto Base: Efésios 5. 3, 11
Introdução
A festa mais popular do Brasil é o Carnaval. Com a sua proximidade, muitas pessoas aproveitam para viajar e relaxar, outras, porém, ensaiam para “pular’’ e sair na escola de samba preferida. O fato é que o Carnaval divide opiniões em todo país. Mas, o que tem a ver o Carnaval com o cristão? Acreditem, alguns cristãos ainda entram em crise nesse período festivo.
Por que eu não posso festejar o carnaval? Carnaval é de Deus? É tradição, eu sempre pulo no Bloco do Pijama! Danço na minha Escola de Samba, depois eu volto para a Igreja! Eu só vou lá para acompanhar meus amigos e família. Se você já ouviu algumas dessas frases e não soube como responder, ou se você está com vontade de pular o Carnaval, continue lendo o texto.
PROPÓSITO
Conhecer a realidade sobre o que é Carnaval e assim fazer a melhor escolha!
DESENVOLVIMENTO
COMO SURGIU O CARNAVAL?
Existem muitos mitos sobre o início do carnaval, mas a festa surgiu, na realidade, nas civilizações antigas, como a Grécia e Roma, em meados dos anos 600 a 520 a.C. Eram grandes comemorações com comida, bebida e a busca incessante dos prazeres. Enfim, são muitas informações sobre o surgimento do Carnaval e, se você for pesquisar no Google, achará milhares de resultados. E, pasmem, na maioria dos textos, você encontrará historiadores ressaltando que é uma festa para saciar o prazer do povo e adorar deuses.
No Brasil, por exemplo, a festa começou no Período Colonial, com os escravos, mas se popularizou a partir de 1960, período em que as Escolas de Samba do Rio de Janeiro e de São Paulo passaram a se tornar uma importante atividade comercial. Isso sem falar na Bahia, com o axé, e em outros estados do país.
Hoje, o carnaval é um lucrativo negócio do ramo turístico e do entretenimento. Milhões de turistas dirigem-se ao nosso país e bilhões de reais são movimentados na produção e consumo desta mercadoria cultural.
O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O CARNAVAL?
É importante que você saiba que a Bíblia não fala em específico sobre Carnaval, mas a Palavra de Deus fala sobre as ações cometidas no Carnaval. Vamos entender melhor meditando na passagem de Ef 5.3, 11 (NTLH). Se você é cristão e não vê nenhum problema no Carnaval, está na hora de rever seus conceitos. Não se engane!
O Carnaval é uma festa para celebrar as obras do mal, ou seja, as obras da carne, descritas em Gl 5.19-21. O que você fará numa festa onde tem “pegação”, bebidas, drogas, prostituição, sexo, orgias, mulheres e homens pelados? E mais, por que participar de uma festa que tem um dos maiores índices de violência, assassinatos e assaltos?
Se esse não é o seu caso e você apenas gosta de assistir aos desfiles na TV e de ouvir as músicas, aconselhamos que medite em I Co 6.12. Evite tudo aquilo que não agrada a Deus (você sabe o que é)! Isso é um bem que você faz a si mesmo e ao seu relacionamento com o Espírito Santo. Para finalizar, medite também em Tt 1.15.
O Carnaval não agrada a Deus! Essa festa vem disfarçada de alegria e, como você viu, pular Carnaval ou participar indiretamente desta celebração tem consequências. Seja firme!
Aplicação Prática: neste feriado prolongado, aproxime-se mais do Senhor, aproveite a família, divirta-se saudavelmente e não se esqueça de refletir diariamente na Palavra de Deus. Procure se fortalecer junto com seus irmãos em Cristo. Muitas Igrejas e Células promovem evangelismos, seminários e retiros que você pode participar.
CONCLUSÃO
Que você e sua família tenham um maravilhoso feriado na presença de Deus!
Fonte: Natacha Rocha – mir12.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Fevereiro de 2023
0 comentários