Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Quais os Acertos do Filho Pródigo?

Texto Base: Lucas 15.21

INTRODUÇÃO
Na semana passada, vimos alguns erros do filho pródigo. Mas ele não cometeu apenas erros, que muitas vezes nós também estamos cometendo. Ele também teve acertos, ele teve atitudes corretas que devem ser imitadas por todos. Vejamos:

1º ACERTO: HUMILDADE EM RECONHECER SEUS ERROS.
O filho pródigo reconheceu as suas faltas, os seus erros e pecados – não acusou ninguém; apenas disse: “Eu pequei, eu errei, eu fui ingrato…” “Eu pequei contra o Céu e diante de ti. Não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como um dos teus empregados”! Disse Jesus: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos Céus” (Mt 5.3). Esta foi a primeira bem-aventurança de Cristo no Seu famoso sermão. Só assim podemos ser felizes. O orgulho nos rouba a felicidade desta vida e da salvação eterna.
A humildade é indispensável entre os filhos para com os pais.
A humildade é indispensável para quem deseja ser perdoado por Deus pela sua vida de filho pródigo. Humildade será necessária para todos os que desejam a salvação, porque ela implica em um sincero reconhecimento do pecado.
Temos que ser humildes para com as pessoas. Mas, quando o assunto é a nossa salvação, temos que nos humilhar muito diante de Deus e dizer à semelhança do filho pródigo: “Pai, pequei contra o Céu e perante Ti. Já não sou digno de ser chamado Teu filho! Faze-me como um dos Teus criados”!

2º ACERTO: ARREPENDIMENTO
Ele “caiu em si”. Ele abandonou os erros do passado e voltou para o seu lar. É assim que devemos fazer: praticar um verdadeiro arrependimento. Não só por hoje, mas por todos os dias de nossa vida. Temos que “cair em nós” e reconhecer a profundidade de nossos pecados.
Arrependimento significa tristeza pelo pecado e afastamento do mesmo. O filho pródigo se arrependeu verdadeiramente. Ele sentiu verdadeira e profunda tristeza pelo mal feito.
Como é o seu arrependimento? É genuíno? Verdadeiro? Ou é fingido, hipócrita? Você se arrepende hoje para cometer o mesmo pecado no dia seguinte? Então você ainda não se arrependeu! Então você ainda precisa se achegar mais perto de Deus, a fim de saber o que significa a transformação que vem quando nós nos entregamos inteiramente a Ele.

3º ACERTO: – CONFIANÇA
O filho pródigo sabia que podia confiar no seu pai. Ele sabia que seria recebido de volta. Ele confiava no amor do seu pai. Ninguém podia convencê-lo do contrário. Por isso, ele voltou ao pai.
Nós também podemos confiar em nosso Pai Celestial. Ele é totalmente digno de nossa confiança. Ele nunca nos desaponta. Nunca devemos ficar decepcionados com esse Pai amoroso que sempre está disposto a nos estender os Seus braços de amor.
Quando a nossa segurança acaba, quando não temos amigos, quando a nossa vida está na miséria, podemos confiar e saber que Deus, nosso Pai, pode nos atender.
Podemos confiar sempre em nosso Pai celestial. Ele nunca falha. Ele sempre ama. Ele sempre está pronto a perdoar. Se formos a Ele com fé e confiança, Ele virá até nós com a Sua paz. Ele virá com a segura promessa da vida eterna.

CONCLUSÃO
Humildade, arrependimento e confiança devem fazer parte do nosso dia a dia, são acertos que precisam nos acompanhar para agradar o Pai (Sl 51.17).

Autor: Pr. Paulo César Lopes – CEO / Ouro Fino – MG
Fonte de Pesquisa: Gospel Estudo Bíblico/Bíblia Sagrada
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Setembro de 2017

[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:

[wysija_form id=”2″]

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Celebrando a Ceia do Senhor

Celebrando a Ceia do Senhor

Texto Base: Números 9.4-5 INTRODUÇÃO O fortalecimento da nossa fé e o crescimento da nossa vida espiritual acontecem a partir da nossa obediência à palavra de Deus. Hoje, vamos falar sobre a obediência à ordenança de Jesus: tomar a Ceia do Senhor em memória à sua...

Condições para sermos Profetas do Avivamento

Condições para sermos Profetas do Avivamento

Texto Base: Ezequiel 37.4-5 INTRODUÇÃOO Profeta Ezequiel foi preparado para receber a palavra profética para a sua geração. Deus quer levantar uma geração de profetas nos dias maus que vivemos. Quais as condições envolveram a vida de Ezequiel que também podem envolver...

Deus e as Leis Instituídas

Deus e as Leis Instituídas

Texto Base: Êxodo 20.1-17 (NTLH) INTRODUÇÃOPara um povo que viveu 430 anos no Egito, mais de 200 anos na escravidão, receber leis que lhe garantisse dignidade na vida foi uma bênção! A partir de Êxodo 20, as leis são destacadas em toda a Bíblia. Diferente do que...

1 Comentário

  1. Deus abençoe pelo comentário deste estudo gue tem edificado muitas vidas

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *