Texto Base: Efésios 2.1-22
INTRODUÇÃO
Quebra gelo: Nós fomos salvos, estamos sendo salvos ou seremos salvos?
A salvação é um processo de três etapas: justificação (passado), santificação (presente) e glorificação (futuro). Ao receber Jesus, fomos justificados e salvos da penalidade do pecado.
Na caminhada cristã, somos santificados e salvos do poder do pecado. Ao deixarmos este mundo, estaremos salvos definitivamente da presença do pecado. Muito em breve, todos nós deixaremos este corpo corruptível. Onde você passará a eternidade? A vida de santidade é uma exigência do Senhor (Hb 12.14). Por quê?
PROPÓSITO
Que busquemos a santificação para sermos uma pura habitação de Deus!
DESENVOLVIMENTO
1) O PECADO NOS SEPARA DE DEUS (Rm 3.23; Is 59.2)
Lá no Éden, quando nossos primeiros pais pecaram, fomos condenados à morte eterna, que é a separação definitiva de Deus (Gn 2.17). Já nascemos com a herança do pecado (Sl 51.5). Não há, na terra, ninguém que não peque (Ec 7.20). Sem Cristo, ninguém consegue livrar-se do pecado. Quem vive na prática do pecado anda segundo o curso deste mundo, “segundo o príncipe da potestade do ar” (Ef 2.2).
O caminho deste mundo é o caminho de Satanás, que conduz ao pecado e à morte eterna. Somente uma genuína entrega de corpo e alma a Jesus Cristo poderá nos reconciliar com Deus, nos dar a vida eterna e forças para viver em santidade e comunhão com o Espírito Santo. Porque há poder no sangue de Jesus.
Aplicação Prática: a partir de hoje escolha ser feliz! Tome suas decisões de acordo com a palavra.
2) O SANGUE DE JESUS NOS APROXIMA DE DEUS (Ef 2.13 / Hb 9.22)
Deus, por Sua graça, fez aliança com Abraão e, no Antigo Testamento, apenas a nação de Israel tinha acesso à presença de Deus em seu templo, em Jerusalém. Estávamos todos separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa (Ef 2.12), mas em Cristo Jesus fomos aproximados através de seu sangue (Ef 2.13). Deus aproximou a todos, tanto os judeus convertidos, quanto os gentios (aqueles que não são da linhagem dos Judeus).
Hoje temos acesso ao Pai Celestial em um Espírito (Ef 2.18). Em Cristo, não há mais a separação de Deus, de seu povo e de suas promessas. Somos um só em Cristo Jesus. Porque o sangue de Jesus nos purifica do pecado que outrora nos separava de Deus.
3) ESTAMOS SENDO EDIFICADOS PARA HABITAÇÃO DE DEUS (Ef 2.19-22 – 1 Pe 1.14-19)
Honrar ao Senhor é obedecer e viver conforme a Sua vontade revelada em Sua Palavra. Santo não é aquele que nunca peca, mas aquele que sempre se limpa.
Vivemos num mundo rodeado pelo pecado, estamos sujeitos ao pecado, porém como um acidente de percurso. Assim sendo, devemos diariamente fazer uma reflexão do nosso viver e, caso o Espírito Santo testifique em nosso coração algum pecado, precisamos, com muito temor, confessar ao Senhor e pedir perdão (1 Jo 1.9).
Habitação tem a ver com lugar de moradia. Somos templos do Espírito Santo (1 Co 3.16). Edificar significa erguer, construir partindo de uma estrutura estabelecida. Cristo é a nossa pedra fundamental. Em Cristo, estamos sendo edificados para habitação de Deus. Deus é santo e nos ordena a sermos santos durante a nossa peregrinação terrena (1 Pe 1.16).
CONCLUSÃO
O pecado nos afasta de Deus. O sangue de Jesus nos aproxima. Pela graça recebemos o perdão e essa mesma fé nos leva a ouvir e a honrar a Deus. Devemos, diariamente, refletir na nossa conduta cristã e, se algo tem ferido a santidade de Deus, devemos, o quanto antes, confessar e pedir perdão a Deus, que é misericordioso. Estamos sendo edificados em santidade para a habitação de Deus.
Fonte: igrejadoavivamento.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel
Estudo de Célula de Dezembro de 2022
0 comentários