Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Você foi criado para ser semelhante a Cristo

QUESTÕES PARA DEBATE

1) Em que “tornar-se semelhante a Jesus” difere do que a maioria das pessoas entende por “discipulado”?
R: (Ef 4.24 GWT) Você jamais se tornará Deus, ou mesmo um deus. Essa mentira, impregnada de arrogância, é a mais antiga tentação de Satanás. O desejo de ser divino manifesta-se toda vez que tentamos controlar as circunstâncias, o futuro e as pessoas ao redor. Na condição de criaturas, porém, jamais seremos o Criador.

2) Mencione algumas das mudanças que tem visto em sua vida desde que se tornou cristão.

3) Quão semelhante a Cristo você gostaria de ser daqui a um ano? O que você pode fazer hoje para atingir esse objetivo? Em que parte de seu crescimento espiritual você deve ser paciente, visto que aparentemente está havendo pouco progresso?

4) Como Deus tem usado a dor ou os problemas para ajudar você a crescer?

5) Quando você está mais vulnerável à tentação? Qual das providências utilizadas para derrotar a tentação seria mais útil?
R: Ele usa as circunstâncias para desenvolver nosso caráter. Na verdade, Ele se utiliza mais das circunstâncias para nos tornar semelhantes a Jesus que da leitura da Bíblia. A razão é óbvia: você se defronta com as circunstâncias da vida nas 24 horas do dia. Jesus alertou-nos de que teríamos aflições no mundo (Jo 16.33). Ninguém está imune à dor ou livre de sofrer e ninguém tem a oportunidade de atravessar a vida sem problemas. A vida é uma série de problemas. Toda vez que se resolve um, já existe outro aguardando a vez.

Estamos mais vulneráveis à tentação quando permitimos que ela se manifeste na nossa vida passando por quatro etapas: desejo, dúvida, engano e desobediência. Costumamos pensar que a tentação está ao nosso redor, mas Deus diz que ela começa dentro de nós. Se você não tiver o desejo interiorizado, a tentação não pode atraí-lo. Ela sempre começa na mente, não por meio de circunstâncias (Mc 7.21-23). Você acaba agindo de acordo com a ideia que vinha cogitando na mente. O que começou como uma ideia nasce como conduta. Você cede a qualquer coisa que chamar sua atenção. Acredita nas mentiras de Satanás e cai na armadilha sobre a qual Tiago nos alerta (Tg 1.14-16 NTLH).

Providências para derrotar a tentação:
1) Redirecionar a tentação pra outra coisa;
2) Revelar sua luta a um amigo espiritual ou a um grupo de apoio;
3) Resista ao diabo;
4) Esteja ciente da sua vulnerabilidade. Exponha ao grupo para que escolham qual a mais útil.

Fonte: Livro: Uma Igreja Com Propósitos – Rick Warren
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Setembro de 2022

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Princípio da Mordomia

Princípio da Mordomia

Texto Base: Gênesis 2.15 INTRODUÇÃO O segundo princípio que vamos conhecer é o da Mordomia. No estudo anterior, aprendemos sobre o princípio do caráter. Deus nos criou à Sua imagem e semelhança, e o Seu sonho é que sejamos parecidos com Ele em tudo. Ele quer que...

Princípios do Caráter

Princípios do Caráter

Texto Base: Filipenses 2.22 ARA/KJA INTRODUÇÃO Esta semana vamos aprender e saber a importância do caráter para nossas vidas PROPÓSITO Reconhecer quais pontos de nosso caráter ainda precisam da transformação do Senhor. DESENVOLVIMENTO 1) A CRIAÇÃO DO HOMEM (Gn 1.26)...

A Visão de Filhos

A Visão de Filhos

Texto Base: Números 13.25-33   INTRODUÇÃO Quebra-gelo: Como Deus vê o seu coração? Por que uns experimentam bênçãos e outros não? Uma das evidências é a visão que cada um tem de si mesmo. No reino de Deus tudo depende da fé. Você é salvo e se torna filho de Deus pela...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *